Lugarcerto

A Serra do Curral é um detalhe

Casa no Bairro Mangabeiras rouba a cena até mesmo das montanhas da capital

Projetada pela designer de interiores Maria Inêz Coutinho, a residência se dedica aos momentos em família

Izabella Figueiredo
Extensão: na continuação do living, os móveis em palha são complementados pela jabuticabeira - Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press
Há quem diga que a verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família. É no ambiente familiar que vivem-se histórias, muda-se de estilo e adapta-se a novas circunstâncias. Quem concorda com a máxima é a administradora Jamar Oliveira, que, após muitos anos morando em um apartamento com o marido Ilso e os filhos Gabriela e Frederico, se viu obrigada a afastar-se das crias, que se mudaram de Belo Horizonte por motivos de estudo e trabalho.

De mudança para espaçosa casa no bairro Mangabeiras rodeada pela Serra do Curral, Jamar decidiu que aquele espaço seria inteiramente reformado e projetado para que os raros momentos em que a família se reunisse por inteiro fossem de pura troca e união. Para colocar suas ideias em prática, Jamar contou com o auxílio da designer de interiores Maria Inêz Coutinho. “Ela soube transformar o imóvel antigo exatamente no que eu queria. Tudo com muito bom gosto e requinte”, elogia Jamar.

Living: a escada em espiral destaca-se na sala principal. Os sofás são forrados de veludo e a obra é da artista Ana Rocha - Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press Quarto do casal: a suíte tem cabeceira em couro e móvel em vidro de camada metalizada que reflete a imagem da TV - Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press Amiga da família há alguns anos, Maria Inez conta que tudo na casa foi feito pensando em reforçar elementos modernos, porém sem esquecer o lado aconchegante e familiar pedido pelos proprietários. “Na área de lazer, por exemplo, transplantamos duas jabuticabeiras que ficam lotadas da fruta quando é época. A sensação é de um quintal refinado”, conta a profissional. Em toda a casa, é possível notar madeiras naturais, amplos caixilhos, pedras e flores na área externa e belos quadros de artistas como Leonora Weissman e Rolf Behm.

Estúdio musical: o estúdio do filho músico possui estrutura completa de equipamentos e isolamento acústico - Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press Sala de jantar: com mesa para oito lugares em mármore negro e armário em vidro de camada metalizada, especial para TV de LED, o cômodo foi decorado com arranjo de limões sicilianos - Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press Os cômodos foram projetados especialmente para agradar as preferências de cada familiar
. Frederico, por exemplo, que cursa engenharia do som na Berklee College of Music na cidade de Boston, EUA, ganhou um estúdio musical profissional com estrutura de equipamentos e isolamento acústico. A sala de jantar e a suíte do casal contam com sistema que acopla ao vidro das portas do armário um aparelho de TV LED, deixando visível somente a imagem através do vidro, preservando qualidade de som e cor.

Cozinha: com luminárias diferentes e mesa de madeira natural, a cozinha foi projetada para ser um dos espaços mais convidativos da casa - Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press Home office: planejado para abrigar a rotina da administradora, o cômodo é clean e funcional - Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press No living, Maria Inez, entre outras alterações, propôs nova dinâmica à escada que interliga os andares da casa, de modo que cumprisse papel decorativo no ambiente. No meio da construção, em espiral e cercada por vidro temperado circular, a escada é um dos maiores chamarizes do ambiente. “Geralmente, não se encontra vidro em corte circular em Belo Horizonte, mas conseguimos fazer aqui”, comenta.

Área de lazer: o formato moderno da piscina contrasta com o ar bucólico dado pela frondosa jabuticabeira - Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press Maria Inêz Coutinho, designer de interiores - Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press Peças originais e repaginadas ganharam novo uso, motivo de orgulho para a designer. “Mesclamos objetos antigos e novos”, diz. Jamar, que, por sua vez, não vê a hora de reunir os filhos para uma confraternização na nova casa, que ainda não tiveram oportunidade de conhecer. “Conto os dias das férias de Frederico e Gabriela. Vão ser os melhores dias da minha vida”, emociona-se.

- Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press