DESIGN

Fundamental, coifa traz personalidade ao ambiente

Além de funcionais, peças mantém boa circulação de ar na cozinha. Modelos estilosos e imponentes garantem decoração hightech ao recinto

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/11/2015 15:00 / atualizado em 30/11/2015 16:02 Lilian Monteiro /Estado de Minas

Coifa Wave - LOFRA/DIVULGAÇÃO Coifa Wave
 

Acessório fundamental na cozinha, a coifa é indispensável para evitar que cheiros, fumaça e aquecimento gerados no preparo dos alimentos no dia a dia, como frituras, assados e grelhados, espalhem-se para os demais cômodos da casa. Mas elas não são apenas funcionais. Com o avanço da tecnologia e de material, há modelos que se tornam atração, virando peças decorativas e se destacando pelo visual moderno.

O arquiteto Neto Porpino, de São Paulo, ressalta que a principal função da coifa é evitar a maior propagação de fumaça, odor e gordura pelo ambiente. “E, com certeza, ela se torna essencial para quem não quer que os cheiros da comida cheguem até a sala, por exemplo. E como uma segunda opção, tem os depuradores.”

Há vários tipos e estilos de coifa. A Lofra, representante oficial no Brasil de cinco marcas de eletrodomésticos de luxo, tem diversos modelos que se adaptam a todos os estilos de cozinha e ajudam a compor a decoração do ambiente. Neto Porpino diz que é preciso saber qual será a melhor para cada cozinha. “Basicamente, elas são em inox ou uma composição de inox e vidro. Preço, design, material e potência são os principais fatores que definirão sua escolha. Assim como o tipo de uso, hábitos, posição do fogão ou cooktop, possibilidade de exaustão, material e potência.” O arquiteto costuma indicar os modelos em inox, porque as coifas com vidro necessitam de uma limpeza mais frequente.

Coifa branca com painéis coloridos - LOFRA/DIVULGAÇÃO Coifa branca com painéis coloridos
Quanto aos cuidados na hora de instalar o equipamento, além de saber as medidas corretas o consumidor tem de estar atento ao ponto de tomada, que deve ficar, em média, a dois metros do piso e centralizado no “pescoço” da coifa. O alinhamento deve ser central em relação ao fogão ou ao cooktop. As medidas sugeridas são entre 65cm e 80cm (verificar a sugestão do fabricante). Recomenda-se que a instalação da coifa seja feita pela rede de serviço autorizada.

A limpeza da coifa merece atenção. Neto diz que “os filtros de carvão ativado que acompanham a coifa devem ser substituídos pelo menos a cada quatro meses. Dependendo do uso, o período pode ser um pouco maior. Já o filtro metálico deverá ser lavado pelo menos uma vez por semana”.

Como há vários modelos de design, estilos, tamanhos diferentes e materiais distintos, os preços também variam (tem peças de luxo chegam a R$ 20 mil ao agregar design interativo com o sistema e-motion). Portanto, vai depender do bolso, do quanto se quer gastar para investir numa peça bacana e funcional. “O melhor aproveitamento da coifa será se for usada na função exaustão, já que, como depuração, em média, perdem-se 30% da capacidade de absorção de fumaça, odor e gordura. Então, o consumidor precisa sempre levar isso em consideração na hora da compra.”

 

Modelo Grace - LOFRA/DIVULGAÇÃO Modelo Grace


MODISMO É importante ficar atento ao tamanho do fogão, já que ela deve cobrir toda a sua área, assim como a localização, inclusive, das janelas. Questões como correntes de ar na cozinha e distância entre coifa e fogão são relevantes. Por isso, é mais seguro ter assessoria de uma consultoria.Vale destacar que, da mesma maneira que a potência do ar-condicionado é dimensionada para a área que ele deve resfriar, a coifa deve considerar a quantidade de ar que deve ser retirada do ambiente para eliminar os odores.

No Brasil, o estilo da cozinha americana, aquela que é integrada com a sala, é cada vez mais adotado. O que proporciona maior interação da cozinha com o restante da casa, tirando o isolamento de quem pilota o fogão, mas por outro lado exige equipamento da melhor qualidade e mais potente para não espalhar pela casa o cheiro do bife, por exemplo.


Mini OM Black - LOFRA/DIVULGAÇÃO Mini OM Black


SAIBA MAIS
Coifa, depurador e exaustor?

A primeira característica que diferencia os três produtos é a capacidade transportar o ar para fora da cozinha. O exaustor, mais comum nas casas, tem a função de trocar o ar quente de dentro da cozinha pelo ar frio, por meio de uma hélice que, quando ligada, impulsiona o ar quente para fora. Já o depurador tem como função sugar o ar quente junto com as partículas e filtrá-las e depois devolver ao ambiente o mesmo ar, só que agora purificado. E as coifas, que são considerados eletrodomésticos, têm ambas as funções, de exaustor e de depurador. Quando aplicada com a função exaustor, a coifa faz o mesmo processo, trocando o ar quente pelo frio. E quando aplicada na função depurador, as coifas sugam o ar quente com as partículas e filtram o ar, devolvendo-o purificado, por meio das aberturas laterais em sua chaminé. Ao contrário do depurador, a coifa tem chaminé, facilitando e garantindo maior qualidade do ar.


ECOLHA SEU MODELO
» Coifa Wave

Modelo que vai além da mera funcionalidade de uma coifa, ela é luz em movimento, ar que assume uma cor, um objeto que traz a mágica das sombras. Acabamento em aço escovado e dispensa a necessidade de tubos de exaustão graças aos seus eficientes filtros de carvão ativado de longa duração que retiram os odores do ar.

» Coifa branca com painéis coloridos (rosa, verde e laranja)
Modelo proporciona design interativo com o sistema e-motion, acionando a sucção e a iluminação ao aproximar a mão sobre os painéis coloridos da coifa. Acabamento em vidro, painéis bisotados de sucção e de iluminação retráteis. Pode ser usada como exaustor ou depurador

» Modelo Grace
Um lustre de teto ou uma luminária de parede? Esse modelo é uma elegante e eficiente coifa de design com acabamento em vidro branco, extremamente silenciosa e dispensa a necessidade de tubos de exaustão graças aos seus eficientes filtros de carvão ativado de longa duração que retiram os odores do ar

» Modelo Elica
O ar é sugado pelas aberturas perimetrais inferiores da coifa, tecnologia que a torna mais eficiente e reduz os seus níveis de ruído e de consumo de energia, além de permitir guardar ingredientes culinários dentro do armário sobre sua superfície horizontal

» Mini OM Black
Com design que reúne cores e formas exclusivos, permite criar um espaço com uma arquitetura única em seu projeto de cozinha. Acabamento em vidro colorido italiano, inovadora aspiração perimetral, podendo ser usada como exaustor ou depurador

Tags: cozinha depurador exaustor coifa decoração design

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
29 de setembro de 2019
09 de setembro de 2019

No Lugar Certo você encontra o que procura