Eternas referências

Livro reúne referências de arquitetura e decoração nos quatro cantos do mundo

Escritora e empresária Teresa Perez registra no livro Traveller Living a arquitetura e a decoração de vários povos que influenciaram o design de interiores e as construções ao redor do mundo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/06/2016 14:00 / atualizado em 13/06/2016 19:22 Lilian Monteiro /Estado de Minas
Reprodução/Traveller Living
Seja em que parte do mundo for, a arquitetura e a decoração são artes que traduzem a alma de um povo, sua cultura, costumes, história, personalidade, valores e o modo de viver. No livro Traveller living – ver, viver e conviver, de Teresa Perez, empresária que comemora os 25 anos da Teresa Perez Tours, ela nos brinda com uma seleção incrível de imagens com referências sobre design, arquitetura e decoração nos quatro cantos do mundo. Selecionamos algumas fotos para mostrar a influência e a inspiração que muitas delas têm nos projetos das casas dos brasileiros e de todos que buscam referências que não saem de moda. E como Teresa escreveu, “as casas são lugares repletos de significados. A arquitetura, a divisão dos cômodos, os materiais da construção e até mesmo os objetos de decoração, tudo isso tem um motivo”.

Reprodução/Traveller Living
1) PROVENCE
Região rural do Sudeste da França é conhecida pelos casarões imponentes, rodeados de verde e envoltos no perfume da lavanda. A decoração remete ao estilo rústico dos franceses, é adorado pelas românticas que se encantam com o uso de cores pálidas, muita madeira e estampas delicadas.

2) MEDITERRÂNEO
A referência é a Ilha de Santorini com vista para o mar Egeu, que torna o lugar romântico e poético. A decoração é inspirada nas casas das regiões costeiras da Grécia, Espanha, Itália e Turquia. É marcada pelos tons de azul e verde, além de materiais como vime e pedra. É um estilo que privilegia a luz no ambiente.

3) TOSCANA
Região no Centro da Itália, berço do Renascimento, é destaque na arquitetura e decoração pela fachada rústica de pedra e a cozinha como principal ambiente da casa. No design de interiores chamam a atenção madeira de demolição, adornos de ferro, tijolos, texturas, tons terrosos, flores e muitas plantas.

Reprodução/Traveller Living
4) ALEMANHA
Visionários, os alemães deram ao mundo a espetacular escola Bauhaus, de onde descende toda a arquitetura do século 20. E ela não se limitou à forma das casas (com linhas simplificadas e visual clean), mas mudou o interior delas com objetos de design limpo e sofisticado.

Reprodução/Traveller Living
5) INGLATERRA
Na Inglaterra, há vários estilos: casas georgianas, regenciais, vitorianas, eduardianas e modernas. Mas a arquitetura vitoriana é uma das mais adoradas e marca o longo reinado da rainha Vitória. Entre as referências, estão cadeiras, mesas e sofás com pés curvos, almofadas com detalhes femininos como laços, tecidos bordados, principalmente, veludo, peças de mármore, papel de parede floral, tons de vermelho, azul e verde e quadros com moldura dourada ou de madeira.

6) ESCANDINÁVIA
Dinamarca, Suécia, Finlândia e Noruega. Por aqui, não tem o frio de lá, mas o estilo escandinavo está presente em ambientes convidativos e aconchegantes, com móveis de linhas limpas e ousadas, elegantes, com paredes e pisos de tons neutros, para que o mobiliário se destaque. Explore várias luminárias no mesmo ambiente ou peças grandes e chamativas em preto. É o estilo básico, minimalista, moderno, sóbrio e com a presença do branco.

Reprodução/Traveller Living
7) MARROCOS
A típica casa marroquina não impressiona por fora, limitada a um paredão com alguma janela no alto, afastada dos olhos de quem passa. Por dentro, é o contrário. Tudo é magnífico, cores vibrantes, formas geométricas, mosaicos, paredes de azulejos, muitos tapetes, mobílias detalhistas, uma fonte de água, tudo para criar uma sensação de aconchego. E o brasileiro gosta muito desse colorido.

8) CHINA
As casas chineses são como um oásis de tranquilidade e levam em consideração o feng shui, filosofia milenar que dita a disposição dos objetos na casa de modo a facilitar o fluxo de energia e tornar a vida das pessoas melhor. Na decoração, destaque para a harmonia mesmo com a presença de cores vibrantes, como vermelho e amarelo, preto e dourado, dragões, vasos de porcelana, lanternas, sofás e poltronas coloridas, além do cultivo de flores e plantas.

9) INDONÉSIA
Os habitantes de Bali são hinduístas e vivem em busca do darma, estado em que o universo se encontra em perfeito equilíbrio. O conceito da decoração são espaços abertos e arejados, muita natureza e luz natural, peças modulares, muitas plantas, materiais e acabamentos naturais, madeira, divisórias, estilo sustentável e muito bambu, barro, azulejo e uma paleta de cores fortes como laranja e verde.

10) JAPÃO
Há muitos adeptos também do estilo japonês que presa pela harmonia. O estilo é minimalista, com o uso de poucos objetos e itens de decoração. Muitos trocam o sofá pelo futon, mais baixo, que pode ser usado como cama. A presença da madeira do bambu garante proximidade com a natureza, elemento importante no design. As flores realçam o visual, sem falar dos painéis, quadros, mosaicos e leques.

Tags: empresária registra arquitetura decoração povos países nações

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023