Impacto com criatividade

Cortinas estampadas estão em alta nos projetos de design de interiores; conheça!

Nem todos se arriscam, mas a cortina estampada é o elemento de decoração que leva qualquer ambiente para outro patamar, digno de elogios e senso estético

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/08/2016 14:00 Lilian Monteiro /Estado de Minas
Arquiteto e designer, Cioli Stancioli aposta em cores e estampas, desde que a cortina e o espaço sigam o mesmo conceito - Arquiteto e designer, Cioli Stancioli aposta em cores e estampas, desde que a cortina e o espaço sigam o mesmo conceito
Se você tem personalidade e deseja uma decoração com estilo e impacto, saiba que nos projetos de design de interiores a cortina estampada está bombando! As estampas estão em alta, valorizam qualquer ambiente e têm o poder de criar um visual digno de “uauu”! É isso mesmo. Quem investe nesse elemento decorativo quer não só receber elogios, mas causar impacto ao sair do lugar-comum. Deixe a mesmice de lado, engavete os beges, nudes e toda neutralidade que possa lhe desviar do caminho das cores, desenhos, grafismos e relevos. A ideia é ter um espaço aconchegante, acolhedor, harmonioso, mas com assinatura marcante.

O bacana da cortina estampada é que ela não passará despercebida. Por isso, ela assume papel principal no ambiente e influenciará toda a composição. Portanto, é preciso saber explorar seu potencial decorativo. Listrada, floral, risca de giz, xadrez, poá, liberty, espinha de peixe, geométrica, tribal e animal print. Qual é a sua praia? Não hesite, escolha a que combina com você e verá quanta vida, cor e movimento ela levará ao ambiente.

A designer de interiores Melina Mundim reconhece que essa não é uma escolha fácil, tranquila, principalmente para os tradicionais mineiros. No entanto, ela enfatiza que “o ambiente fica mais interessante e arranca suspiros, aquele 'tcham', sabe”. Para ela, “um ambiente com cortina estampada 'fala', transmite mais o gosto da pessoa e foge do normal. Fica bacana porque ela é o destaque, a estrela. Fiz o projeto de quarto supersimples, com colcha piquê, painel bege, mas ao investir na cortina listrada o espaço se transformou. Gosto dessa forma porque o ambiente fica único”.

Projeto da designer de interiores Melina Mundim, a cortina em tom de verde na sala foi acompanhada por pontos de cor em detalhes, como nas almofadas e no abajur - Projeto da designer de interiores Melina Mundim, a cortina em tom de verde na sala foi acompanhada por pontos de cor em detalhes, como nas almofadas e no abajur
Melina explica que a estampa depende do cliente, é bem particular. Uma dica legal é “a gráfica que combina mais com tudo, principalmente a listrada. A floral é interessante, encaixa fácil em qualquer ambiente e tem os desenhos clássicos e os mais modernos. E, às vezes, é mais neutro”. A designer conta que a harmonia no ambiente é fundamental. “Em outro projeto, a cortina listrada de azul e verde em uma sala foi acompanhada por pontos de cor em detalhes, como nas almofadas e abajur.”

A designer enfatiza que para quem não quer ousar, “é só brincar com mais texturas do que cores. Ou, então, outra dica é valorizar a cor nas peças de design ou ainda trazer as tonalidades da cortina para os adornos do ambiente. A ideia é remetê-las e assim você criará um link para a cortina não ficar solta”.

Para Melina, um ambiente com cortina estampada transmite mais o gosto da pessoa e foge do normal - Para Melina, um ambiente com cortina estampada transmite mais o gosto da pessoa e foge do normal
Já o arquiteto e designer de interiores Cioli Stancioli afirma que para a cortina brilhar vale “apostar em tecidos com cores e estampas diferenciadas. O modelo também pode ser um fator-chave. Detalhes criativos no barrado chamam a atenção. O importante é que a cortina e o espaço sigam o mesmo conceito. E é preciso saber dosar a composição e visualizar o ambiente como um todo”.

Mas a verdade é que uma bela cortina estampada não é para “os fracos”. Ao mesmo tempo, Melina lembra que vale a pena “ousar, mas dentro da leitura do design de interiores. Brincar com as composições. Uma cortina listrada com um sofá floral. A mistura de estampas, tendo o cuidado de ter as cores conversando, é sensacional. Lembre-se de que pele menos uma cor tem de ser igual ou de tom próximo entre as estampas para o ambiente ficar homogêneo e diferente”.

Melina sabe que há clientes inseguros, desconfiados e com receio de arriscar. A saída, se quiserem ir um pouco além do habitual, é apostar “em estampas sem cor, preta e branca, só na tonalidade bege, mas que mesmo assim fará a diferença por dar mais movimento. É muito mais charmoso”, indica. Ousada, criativa e amante das cores, para a designer, quanto mais “cheguei” melhor. No entanto, nem todos os clientes permitem. Quanto à matéria-prima, ela conta que prefere os modelos de tecidos porque “dão ar mais aconchegante e permitem variedade”.

No projeto da designer de interiores Laura Santos, persiana dá o efeito de lista - No projeto da designer de interiores Laura Santos, persiana dá o efeito de lista
PERSIANA Apesar das vantagens estéticas, as cortinas estampadas causam hesitação, ainda que levem mais vida e cor ao ambiente. Para os mais tradicionais, a designer de interiores Laura Santos dá uma superdica. A primeira “são os painéis de persiana (rolô), que agora oferecem com tendência modelos estampados com arabescos em cores suaves, como cinza com branco. Ela é translúcida, mas com desenho. Fica chique e discreta”.

Laura também criou um projeto onde brincou com o listrado da persiana “com o efeito translúcido e opaco dos painéis. A trama cria o desenho e a grande vantagem é que o cliente pode controlar a iluminação”. Mas a designer gosta da ideia da cortina estampada, com algumas ressalvas. “O mais usado, moderno, chique e bem discreto é o modelo de listras. É preciso atenção com o composê, a mistura tem de ficar bonita por causa da harmonia. E, claro, definir se a cortina será a protagonista e o resto pano de fundo. Cuidado para não ficar brega” A designer diz que, “além das listras nas cores cinza e preto e branco com prata no linho, que fica muito sofisticado”, ela gosta “do xadrez mais fechado, com duas ou no máximo três cores complementares. E, mais uma vez, é pensar se a cortina vai contrastar com o ambiente, ter uma proposta ousada ou não”.


PARA NÃO ERRAR, SIGA ALGUMAS DICAS:
1) Antes de escolher cortinas para quarto ou sala de estar, tente determinar seus objetivos na decoração. A ideia é trabalhar cores? Tornar o ambiente mais dinâmico ou simplesmente explorar a beleza desses acessórios na composição? Determinar o objetivo é fundamental para a escolha da estampa adequada.
2) De um modo geral, cortinas estampadas com motivos maiores são mais indicadas para uso em espaços amplos. Se o objetivo é decorar uma sala ou cômodo pequeno, o ideal é optar por cortinas estampadas baseadas em padrões e formas menores.
3) O equilíbrio é um fator fundamental relacionado ao uso de estampas. Antes de escolher o modelo de cortina, avalie com cautela as características do local onde o acessório será instalado. Essas cortinas ficam mais bonitas e destacadas quando aplicadas
em paredes de cor sólida. Uma cortina estampada com tom complementar à cor da parede
é uma boa alternativa.
4) Os interiores baseados em estilo eclético, boho, moderno e vintage ficam especialmente valorizados com o uso de cortinas estampadas.
5) Esse elemento decorativo ajuda a criar pontos focais nos espaços, sendo ideal para desviar a atenção de aspectos de decoração não desejados.
6) Vale lembrar que quando o assunto é decoração, não há regras definidas. Portanto, vale a pena liberar a criatividade e explorar opções em relação ao uso de elementos de todos os estilos.

Fonte: www.westwing.com.br

Tags: criatividade decoração elemento cortina estampada ambiente para outro patamar senso estético Lugar Certo Estado de Minas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023