Lugarcerto

Nada como repaginar...

Ideia de reformar armário vai além do sustentável e premia valor sentimental

Reformar armários antigos é alternativa viável e descolada para preservar peças de alta durabilidade, sem precisar se desfazer do mobiliário que, muitas vezes, tem memória afetiva

Lilian Monteiro

No projeto de Ivana Seabra, porta do meio do antigo armário foi cortada horizontalmente em três partes... - Foto: Henrique Queiroga/Divulgação

Não é só questão de orçamento apertado ou economia, a ideia de reformar armário, além da questão sustentável, premia um valor sentimental. Ao decidir por repaginá-lo, você vai manter uma peça de família, valorizará uma história e a revitalização dará um ar de modernidade que trará outra vida à peça, aproveitando o que ela têm de melhor. Além disso, ficará mais barato do que um novo e planejado.

Ivana Seabra, arquiteta do escritório Ivana Seabra Arquitetura, Decoração e Design de Interiores, sugere a reforma de um armário quando a peça tem boa estrutura e é possível propor revitalização e nova roupagem com custo reduzido. “Antes de propor a reforma, devemos verificar se a madeira está isenta de cupins e/ou se o MDF está em boas condições e sem empenas. Para repaginar um armário, devemos garantir o diálogo com o ambiente onde ele está inserido e analisar o investimento disponível para a reforma. Para essas mudanças, podemos propor adesivos aplicados, pintura, como laca, aplicação de espelhos ou vidros pintados sobre as portas existentes.”

Ivana propõe também manter a estrutura e divisões internas e trocar antigas portas de abrir por portas de correr, que ocupam menos espaço para dentro do cômodo. “A solução mais indicada varia de cliente para cliente, conforme nova linguagem visual a ser adotada e investimento previsto.”

A arquiteta lembra que, como toda reforma, é preciso cuidado. “Em primeiro lugar, garantir que a estrutura existente esteja em bom estado de conservação. Depois, que a nova proposta esteja em harmonia com o ambiente inserido. Quando for com o intuito de ampliar o espaço, o espelho é uma ótima alternativa, já que proporciona reflexão e sensação de aumento do ambiente. Não existe material vetado para a reforma de um armário, devemos essencialmente garantir a harmonia e a funcionalidade
. Outro fator importante para a nova composição externa é a definição dos modelos dos puxadores. Temos puxadores em couro, cava, perfis em alumínio, entre outros. Os puxadores são importantíssimos para a configuração do novo estilo adotado”, avisa.

...e, na parte central, criado o nicho para o oratório - Foto: Henrique Queiroga/DivulgaçãoEm termos de material, a arquiteta afirma que a madeira natural sempre será material sofisticado, usual e atemporal. Mas Ivana lembra que, cada vez mais, pela praticidade e custo, o MDF vem sendo amplamente utilizado, desde o amadeirado até o laqueado. Quanto ao custo da reforma de um armário, se vale ou não a pena, ela diz que geralmente, sim, mas dependendo da complexidade da intervenção proposta, a substituição completa pode ter um custo bem similar à reforma. “Cada caso é um caso, devendo ser analisado individualmente.”

Ivana Seabra conta que, em um de seus projetos, a demanda foi repaginar externamente a rouparia e agregar um oratório ao armário. “Originalmente, a rouparia tinha três portas inteiras de abrir, em madeira amarelada, com puxadores de bolinha também em madeira. A ideia do projeto foi revestir as portas com espelho prata, visando trazer amplitude para a circulação de acesso aos quartos. Em todas as portas inserimos fechamento com fecho toque, eliminando puxadores aparentes, proporcionando, assim, a sensação de painel espelhado. A porta do meio foi cortada horizontalmente em três partes, sendo que a parte do meio foi retirada
. Nesse novo vão inserimos uma caixa em MDF laqueado e criamos o nicho para o oratório. E propusemos iluminação específica para destacar as imagens religiosas.”

FAMÍLIA
Jacqueline Ortega, designer de interiores do escritório Jacqueline Ortega Design de Ambientes, reforça que o peso maior na decisão pela reforma de um armário é emocional. “Fiz um projeto com um armário que estava na família há 20 anos. Não havia sentido descartá-lo. Decidimos laqueá-lo para dar aspecto mais leve e leitura atual. Colocamos vidro na prateleira e iluminação de LED para valorizar os adornos ou o que for exposto. Também alteramos a altura do módulo superior para um equilíbrio melhor.” O destaque desse projeto, enfatiza a designer, foi colocar uma pedra bacana, porque o móvel servirá de bar. “Escolheram a ônix, pedra de luxo, e ficou totalmente diferente.”

Nesse projeto de Jacqueline Ortega... - Foto: Hemerson Gomes/Divulgação

...foi decidido laquear o armário de 20 anos, para dar um ar mais leve e leitura atual - Foto: Hemerson Gomes/DivulgaçãoPara Jacqueline, na hora da reforma, é importante atentar para que tudo no projeto converse e tenha uma ligação, para não gritar, já que reforma é para incluir. “O desejo é a inclusão do móvel, logo, precisa seguir uma linha. Se o quarto é infantil, que seja um tema lúdico, se a área é do bar, por que não usar a chita ou pedras como granito, mármore ou quartzo ou, se for o corredor, geralmente armário/roupeiro, é legal colocar um nicho, mexer na modulação para exibir as memórias da família, colocar um espelho com fecho, tirando o puxador e criando a sensação de camuflagem do armário.”

A designer enfatiza que cada um decide quanto vai investir. “Há saídas alternativas, como pintar ou trocar os puxadores ou ainda colocar portas deslizantes, recurso para manter espaço. A ideia é atualizar e sempre verificar se a parte interna está em boas condições. Os armários antigos têm presença e personalidade e a própria madeira (como é a maioria), já tem um peso. É importante valorizá-lo, mas dar uma nova roupagem ao móvel para o cliente reaproveitá-lo. Num mundo onde as coisas estão tão descartáveis, o eterno tem seu valor.”

Arrisque-se e mude a cara do móvel velho com...

» Tinta
» Tecido autocolante
» Colagem de papel
» Revestimento de chita
» Adesivo acrílico
» Troca de puxadores
» Nova iluminação