Influência mexicana

Em alta: use cactos para evidenciar a influência mexicana na decoração

Uso de cactos ganha mais espaço na decoração. Nativos das Américas, principalmente México, onde o clima é ideal para a proliferação das plantas, dispensam grandes cuidados

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/09/2016 16:32 Hellen Leite /Correio Braziliense
No projeto de Bruno Viana e Ivana Seabra, o cacto de cerâmica traz despojamento e leveza ao ambiente - Henrique Queiroga/Divulgação No projeto de Bruno Viana e Ivana Seabra, o cacto de cerâmica traz despojamento e leveza ao ambiente
Antes mesmo do seriado Chaves se tornar um queridinho e ícone da cultura pop mexicana no Brasil, os boleros já haviam invadido o solo e o coração dos brasileiros. Artistas de lá, como Frida Kahlo, também se tornaram referência. E a comida? Das paletas aos tacos, raro é não encontrar nas principais cidades do Brasil restaurantes de comidas típicas do México servindo versões das famosas tortilhas, guacamole, nachos e outras iguarias.

A cultura mexicana também influencia o setor da decoração. Prova disso é uma tendência que começa a ganhar força na ambientação dos espaços: o uso de cactos. Nativos das Américas, principalmente México, onde o clima seco e quente é ideal para a proliferação dessas plantas, não necessitam de manutenção. A variedade de tamanhos da família dos cactos também é uma vantagem que permite que eles estejam tanto na sala de um apartamento quanto em um enorme jardim. Dos míni aos de grande porte, todos conseguem viver em vasos.

E é justamente essa característica, aliada à beleza exótica, que fez dos cactos uma ótima opção para compor os espaços com um toque de natureza. “Os cactos se adaptam bem a todo tipo de ambiente. Na decoração, eles trazem atmosfera natural aos ambientes, além de personalidade, pois são plantas diferenciadas, com estética contemporânea”, afirma a designer de interiores Laura Santos.

A profissional empregou uma espécie de cacto em um deque que projetou e comenta o resultado: “O cacto trouxe um toque de verde impactante e original ao ambiente. Foi uma ótima escolha. Assim, dá para ter uma planta no espaço sem precisar se preocupar com conservação para deixá-la sempre bonita”. A arquiteta Estela Netto também usou a planta em um de seus projetos e explica por que gosta de usar essa espécie: “O cacto é uma planta linda, com um formato escultórico que se adequa muito bem com a decoração. Além disso, tem fácil manutenção”, explica Estela.

Independente do tamanho, os cactos conseguem viver em vasos - Daniel Ferreira/CB/D.A Press 27/709 Independente do tamanho, os cactos conseguem viver em vasos
PURA INSPIRAÇÃO E a influência mexicana na decoração não se resume só aos cactos. A artista plástica Frida Kahlo, um dos ícones das artes e do universo feminino do século 20, serve de inspiração na hora de compor ambientes. Talentosa e intensa, a mexicana Frida teve uma história de vida trágica, mas, curiosamente, as suas obras e estilo próprio eram marcados pela alegria das cores e extravagância das estampas. Por isso, decorar ambientes de acordo com as representações que ilustram a identidade excêntrica da artista pode ser uma opção ousada e surpreendente para os entusiastas das artes e das cores.

Frida Kahlo mantinha flores no cabelo, colares coloridos, maquiagem marcante, saias volumosas, brincos grandes e batas estampadas. Logo, a decoração inspirada na mexicana requer boas doses de vermelho, rosa, amarelo e laranja. Além dos tons característicos, o décor também é baseado em elementos artesanais, flores, tecidos jacquard, desenhos geométricos, listras, zigue-zagues e referências religiosas.

A arquiteta Walléria Teixeira explica que não é necessário que o cômodo fique no estilo mexicano para fazer uma decoração inspirada em Frida Kahlo. Pequenos detalhes podem ser utilizados para trazer a lembrança da artista e deixar seu cômodo cheio de estilo.

Mas isso não significa que o ambiente precisa estar carregado de cores para homenagear a artista. Quem quer um cômodo baseado em Frida, mas prefere a discrição, pode apostar nos detalhes e acessórios combinados com móveis sóbrios em tons de marrom, branco ou bege. “O ideal é apostar em uma peça-chave. Um lugar neutro pode trazer uma mesa colorida e fazer a diferença na decoração. Já os mais ousados podem usar um tecido de estampa floral aplicado à parede”, ensina a arquiteta Walléria Teixeira.

O projeto de Laura Santos traz o cacto como elemento original e impactante no espaço - Henrique Queiroga/Divulgação O projeto de Laura Santos traz o cacto como elemento original e impactante no espaço
Frida pessoalmente também era amante da decoração. Ela viveu parte da vida na Casa Azul, na Cidade do México. O lugar, transformado em museu quatro anos após a sua morte, foi batizado de Museu Frida Kahlo, e é um dos pontos mais visitados do México. Não é para menos, a Casa Azul foi mantida exatamente como os últimos moradores a deixaram.

As cores segundo Frida Khalo

Em seus quadros, a artista utilizava as cores atribuindo-lhes novos significados. Na autobiografia, Frida Kahlo: Un íntimo autorretrato ela conta o que representava cada uma das cores usadas em suas obras e em sua casa.

» Verde: uma luz boa e quente
» Verde-escuro: cor dos maus anúncios e bons negócios
» Amarelo: loucura, doença, medo. Parte do sol e da alegria
» Azul-cobalto: eletricidade e pureza. Amor
» Preto: nada é preto, realmente nada
» Café: folha que se vai. A terra

Reprodução/internet
Casa azul
La Casa Azul era a casa dos pais de Frida Kahlo, no Bairro de Cocoyacán, Cidade do México. Mais tarde, virou a residência de Frida Kahlo e de seu marido, o muralista e pintor Diego Rivera. Lá eles viveram de 1929 a 1954. Depois da morte de Frida, o lugar virou o Museu Frida Kahlo e é um dos pontos mais visitados do México.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023