Releitura moderna

Lâmpadas decorativas proporcionam efeitos diversos na iluminação

Elas são ideais para criar cômodos inusitados e fora do comum. Modelos com personalidade definem estilo contemporâneo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/11/2017 11:00 / atualizado em 05/11/2017 17:41 Lilian Monteiro /Estado de Minas
Mesmo em lustres elas podem ficar à mostra, pois fazem parte da decoração (esq.). Composição do estilo industrial e a parede de tijolinho trazem modernidade para o espaço (dir.) - Etna/Divulgação Mesmo em lustres elas podem ficar à mostra, pois fazem parte da decoração (esq.). Composição do estilo industrial e a parede de tijolinho trazem modernidade para o espaço (dir.)

As lâmpadas decorativas com filamento estão em alta no design de interiores. Há modelos de tungstênio, carbono e, hoje, até de LED, que se parecem muito com as duas primeiras. Com vários formatos, estilosas, com voltas verticais, circulares, formando corações... basta escolher a preferida e tê-la como destaque do ambiente.

Edson Souza, arquiteto da Etna, explica que as lâmpadas decorativas são ideais para quem busca tornar a casa ainda mais aconchegante, sem precisar gastar. “Com os efeitos de iluminação que as lâmpadas de filamento oferecem, o cliente não precisa investir em uma luminária, já que, dentro do bulbo, forma-se uma espécie de desenho. São diversos modelos e formatos de lâmpadas, sendo algumas mais compridas e outras em formato de bolinha, que fornecem uma iluminação diferenciada ao ambiente.”

O arquiteto lembra que, ao reformar um cômodo ou a residência, é indicado ter um profissional que entenda do assunto para fazer o projeto de iluminação, principalmente diante de tantas possibilidades que esse tipo de lâmpada oferece. “Ele será responsável por aplicar no projeto seus conhecimentos sobre luzes, aliando à arquitetura e considerando o perfil de cada cliente.”

Em tempos de crise, economia é fundamental. A dúvida fica por conta do gasto proporcionado pelas lâmpadas decorativas. “Se utilizadas da maneira correta, é possível evitar o desperdício de energia. Como o nome já diz, elas são indicadas para decorar o ambiente. Não é aconselhável usá-las como única fonte de iluminação da casa. Com a evolução da tecnologia, estão chegando ao Brasil lâmpadas decorativas em LED que têm uma vida útil e econômica muito maior e não esquenta tanto quanto as lâmpadas incandescentes. Porém, esse modelo ainda é mais difícil de ser encontrado no mercado”, esclarece Edson Souza.

São diversos modelos e formatos para deixar o ambiente mais aconchegante - Etna/Divulgação São diversos modelos e formatos para deixar o ambiente mais aconchegante

Há projetos em que a lâmpada decorativa reina sozinha e outros em que ela fica dentro de uma luminária.“Vai depender muito do que cada cliente quer proporcionar em sua casa. Se ele optar por apenas uma luminária com uma lâmpada de filamento, o destaque será pontual naquele espaço. Agora, se ele quiser ser mais ousado e criar um ambiente mais charmoso e inovador, as lâmpadas com filamentos podem ser melhor trabalhadas. É possível colocá-las em apenas um fio, que dará suporte para decorar cômodos e paredes ou, o que é mais utilizado atualmente, em conjunto, tornando aquele local mais inusitado e aconchegante”, destaca o arquiteto.

AZUL, ROXO, ROSA

Edson Souza diz que a lâmpada decorativa cabe em qualquer ambiente. “Todos os espaços as aceitam bem, mas costumamos utilizá-las mais em salas de estar e em cozinhas com ilhas, locais onde recebem mais visitas e terão uma circulação maior de pessoas, que vão se surpreender com os efeitos gerados por esse tipo de iluminação. O local que tem uma lâmpada decorativa é um cantinho considerado especial pela família, já que vai oferecer uma decoração ímpar.”

O que também é legal é que há tonalidades diferentes de luz. Existem tons nas cores azul, roxo e rosa, entre outros. Mas a mais comum e fácil de encontrar é a amarela, que oferece um toque a mais de conforto, principalmente em dias mais frios, em que o uso de lâmpadas corretas pode trazer a sensação de um ambiente mais quente e acolhedor.

Outro destaque desse modelo, lembra Edson Souza, é que os formatos diferenciados e os filamentos dão mais charme ao espaço. Mas vai depender do projeto a ser criado pelo arquiteto, já que não adianta utilizar as lâmpadas decorativas se não houver uma boa decoração. As lâmpadas especiais podem ser encontradas em diversos formatos, cores e tamanhos. Basta entender o estilo que se quer dar ao ambiente, e escolher a mais adequada.

Peças oferecem várias possibilidades de iluminar e enfeitar - Etna/Divulgação Peças oferecem várias possibilidades de iluminar e enfeitar

Edson Souza destaca que, com exceção de alguns estilos, as lâmpadas decorativas se adequam a todas as tendências de decoração, do clássico ao retrô. “Mas em alguns deles podemos ousar mais da criatividade e das luzes dentro do projeto. Por exemplo, o estilo minimalista aceita muito bem esse tipo de decoração. Com menos ênfase na quantidade de lâmpadas, podemos criar algo mais leve, que mantém a simplicidade do local. Outro estilo que costumamos trabalhar muito nos dias de hoje é o industrial. Com paredes de tijolos e canos e tubulações deixados à mostra, a iluminação oferece um visual despojado e marcante. Além do moderno, que traz um toque maior de funcionalidade e sem excesso de acessórios decorativos, utilizando as lâmpadas em pontos estratégicos”.

Com tanta beleza e estilo, o preço pode preocupar. O arquiteto diz que as lâmpadas decorativas costumam ter um preço um pouco maior devido à sua tecnologia, porém, continua sendo acessível, dependendo da marca e modelo. “Na Etna, por exemplo, custam entre R$ 17,99 e R$ 59,99.”

Como chama a atenção, Edson Souza recomenda que não dá para espalhar a lâmpada decorativa pela casa toda. É preciso selecionar o local onde ficarão, para não sobrecarregar a residência e tornar aquele ambiente único diante de todo o restante. “Por exemplo, quando unimos diversas lâmpadas de filamento e as colocamos em cima da mesa de jantar, com uma luminária simples, já é criado um ambiente de destaque, não necessitando de outros pontos com lâmpadas decorativas. Caso contrário, o espaço começa a ficar sobrecarregado e perde-se o charme das luzes.”
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023