Vamos azulejar!

Azulejos decorativos, coloridos e geométricos ganham destaque em ambientes internos e externos

Eles caem bem em cozinhas, salas, quartos, banheiros e lavabos, além de varandas, fachadas e paredes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/11/2017 17:59 / atualizado em 14/11/2017 18:08 Lilian Monteiro /Estado de Minas
O modelo gráfico na divisória do ambiente é a estrela da sala de jantar - Mica Azulejos/Divulgação O modelo gráfico na divisória do ambiente é a estrela da sala de jantar

Ao pensar em azulejo, a primeira ideia de decoração nasce para ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas, lavabos e áreas de serviço, já que ele cria uma camada de proteção maior às paredes. No entanto, já passou da hora de mudar seus conceitos. Está mais do que em alta o azulejo decorado tanto para espaços internos quanto externos, indo da sala para o quarto até a varanda ou área da piscina. A recomendação principal é definir qual será sua função decorativa.

Gabriela Prusas, arquiteta e proprietária da Mica Azulejos Decorados, explica que os azulejos ficam legais em todos os ambientes, tanto revestindo o espaço inteiro como inserido apenas em detalhes. Torna qualquer cômodo moderno e cheio de personalidade. “Por exemplo: temos um projeto em que a arquiteta revestiu todo o lavabo com o nosso azulejo São Paulo, inclusive o teto. Ficou incrível. E temos outro em que o cliente escolheu colocar o nosso cubo em um canto da sala como mesa lateral, dando um toque a mais na decoração. O que torna o ambiente superestiloso.”

A arquiteta destaca que os modelos geométricos são os mais legais, já que com eles conseguimos criar diferentes painéis devido à posição em que cada peça é colocada. Surgem variados desenhos e o ambiente fica bem personalizado. Portanto, é melhor deixar de fora outras estampas.

O clássico preto e branco ganhou ar de modernidade aplicado na mesa lateral, chamada de Cubo Nova York - Mica Azulejos/Divulgação O clássico preto e branco ganhou ar de modernidade aplicado na mesa lateral, chamada de Cubo Nova York

Os azulejos decorativos chamam a atenção, mas é preciso cuidado para não carregar o ambiente. Outro aspecto que tem de ser levado em consideração é se ele terá ou não de combinar com o resto da decoração do cômodo quanto à composição, texturas e cores. “Acredito que a combinação vai do gosto de cada um. Assim como na moda, existem pessoas que são mais minimalistas e outras que gostam de ousar. O mix&match está muito na moda, mistura de estampas, cores e tendências. Mas se preferir um ambiente mais clean, o legal é usar na decoração alguns toques da mesma cor do azulejo escolhido ou cores que combinam. Pode optar também por um dos azulejos com desenho em preto e brincar com as cores em outros detalhes da decoração, ou até mesmo criar um ambiente preto e branco. Cada um tem um estilo, um gosto diferente”, enfatiza Gabriela Prusas.

LADRILHO HIDRÁULICO

Outra opção bacana do azulejo decorativo é poder aplicá-lo em móveis. “Sim, é possível. As nossas peças tem 15,4cm x 15,4cm. Além dessa medida, tem de deixar um espaço para o rejunte, assim o ideal é de 2mm a 3mm. Aí, é só medir o móvel certinho e ver o resultado, se cabe na peça inteira ou apenas em um detalhe. Garanto que o resultado é incrível”, destaca a arquiteta.

Projeto do SP Studio, com destaque para a combinação de cores no banheiro - Mica Azulejos/Divulgação Projeto do SP Studio, com destaque para a combinação de cores no banheiro

Gabriela Prusas lembra que a instalação do azulejo decorativo é bem simples, igual aos modelos comuns. “Uma recomendação da Mica Azulejos é que ela seja sempre feita por um assentador experiente.” A manutenção também não tem nada de tão especial. “Recomendamos utilizar pano úmido e evitar o uso de produtos ácidos ou abrasivos, já que podem danificar a pintura.” A arquiteta conta que o azulejo decorativo pode ser aplicado tanto em internas quanto em áreas externas. E os cuidados são os mesmos.

Azulejo decorativo na área externa - Mica Azulejos/Divulgação Azulejo decorativo na área externa

Um alerta que Gabriela Prusas faz é que azulejo decorativo não é ladrilho hidráulico, confusão que muitos fazem. “Além da diferença de materiais e processo de fabricação, os azulejos decorados geométricos dão um toque mais moderno para o ambiente, enquanto os hidráulicos dão um ar mais retrô.” Vale lembrar que o showroom da Mica Azulejos fica em São Paulo, mas ela entrega para todo o Brasil. O catálogo está disponível para download no site www.micaestudio.com.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023