Espaço privado

Um dos lugares mais íntimos da casa, o banheiro não deve ser menos charmoso

Alguns detalhes na decoração aproveitam medidas reduzidas e deixam o ambiente mais agradável

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/01/2018 12:00 / atualizado em 08/01/2018 16:40 Ailim Cabral /Especial para o EM
Neste banheiro (esq.), destaque para o porcelanato claro no piso e nas paredes e nichos no box da Ideia Glass. No outro (dir.), projeto da arquiteta Elaine Fonseca com armário embutido no espelho e armário com prateleiras - Elaine Fonseca/Divulgação Neste banheiro (esq.), destaque para o porcelanato claro no piso e nas paredes e nichos no box da Ideia Glass. No outro (dir.), projeto da arquiteta Elaine Fonseca com armário embutido no espelho e armário com prateleiras

O banheiro é um cômodo usado todos os dias e, assim como o quarto, precisa ter um toque especial, em que todos se sintam à vontade. Para cumprir tal papel, a decoração é essencial e ajuda a criar uma cara nova para o ambiente. A arquiteta Cláudia Krakowiak, da KTA Arquitetura, explica que o cômodo é muito íntimo – talvez até mais do que o próprio quarto – e que, apesar das tendências, as pessoas costumam seguir o próprio gosto. No entanto, Cláudia aposta em alguns detalhes que se destacam nos projetos e, além de bonitos, são práticos e funcionais.

Um deles é o nicho de box embutido na parede. O vão, que pode ter formatos diversos, substitui as prateleiras onde ficam os xampus, os condicionadores e os sabonetes e é mais um elemento para adornar o ambiente. A arquiteta Elaine Fonseca também aposta na alternativa. “Estamos usando muito, e ajuda na decoração da região do box, que sempre foi muito simples. Agora, conseguimos colocar um pouco mais de charme”, acredita.

Proposta da KTA Arquitetura preza pela beleza dos acabamentos - KTA Arquitetura/Divulgação Proposta da KTA Arquitetura preza pela beleza dos acabamentos

O nicho, além de ser elegante, poupa espaço. O aspecto é importante se considerarmos que as moradias estão cada vez menores e as tendências atendem às novas necessidades. As cores claras continuam as preferidas nos banheiros, pois trazem a sensação de amplitude. Os revestimentos seguem a mesma linha: os azulejos menores têm sido preteridos em relação às peças maiores de porcelanato.

PROPOSTAS OUSADAS

Em outra composição da KTA Arquitetura, um toque de cor e muito estilo na parede - KTA Arquitetura/Divulgação Em outra composição da KTA Arquitetura, um toque de cor e muito estilo na parede
Já as bancadas aparecem com bastante liberdade. Elaine adianta que propostas mais ousadas do que o tradicional armário até o chão são as mais escolhidas pelos clientes. Espaços abertos semelhantes aos nichos, prateleiras ou somente duas gavetas logo abaixo da pia são algumas das opções funcionais e decorativas.

As arquitetas adiantam as tendências, mas alertam que o importante é o cliente respeitar o próprio gosto e as necessidades do cômodo. As cubas mais retas e rasas, por exemplo, são elegantes e modernas. No entanto, pouco práticas para o uso do dia a dia. Para um banheiro social, são boas escolhas, mas, na hora de usar para escovar os dentes e lavar o rosto, por exemplo, podem fazer muita sujeira e espirrar muita água pela bancada. “A cuba ovalada ou com caimento para o ralo é a melhor para o banheiro pessoal”, completa Elaine.

Os armários nos espelhos também voltam com tudo. Bem mais discretos, são embutidos na parede e com pequenas bordas que se encaixam aos espelhos. Passam quase despercebidos e agregam praticidade, além de graça, ao banheiro.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de setembro de 2018
11 de setembro de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura