Luz em cena

Projeto luminotécnico é uma das etapas mais importantes na decoração de um ambiente

O spot de trilho cria climas diferentes e iluminação indireta com funcionalidade e beleza

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/01/2018 15:18 Lilian Monteiro /Estado de Minas
Em seus projetos, o arquiteto Júnior Piacesi distribui o spot em ambientes integrados
 - Gustavo Xavier/Divulgação Em seus projetos, o arquiteto Júnior Piacesi distribui o spot em ambientes integrados

Com a angulação certa, o spot de trilho é uma opção para decoração de ambiente bacana porque proporciona um clima diferente. Presente na maioria dos projetos de designers de interiores, ele é uma solução prática na hora de distribuir os pontos de luz pelo teto. Funcional, assume múltiplos papéis ao iluminar todo o cômodo ou mesmo quando é direcionado para destacar um canto, um móvel, um objeto ou adorno com a luz pontualmente calculada. Sem falar que combina com os mais variados estilos.

O arquiteto Júnior Piacesi enfatiza que o trilho é uma iluminação curinga. “Ele pode ser colocado direto no teto, com ou sem gesso. Sendo assim, é possível utilizá-lo sem precisar fazer nenhuma obra, mesmo com a casa já pronta. E tem um design mais despojado, por isso se enquadra em decorações que seguem esse estilo.”

Piacesi explica que, no trilho, é possível colocar o número de spots que quiser. E esse trilho pode ser de um, dois ou quatro metros. “Você pode aumentar sua extensão e criar uma linha única, iluminando de fora a fora por meio de um único ponto. Dessa forma, se você tem um ponto central e quer puxar a iluminação para outro lado do espaço, basta colocar um trilho (que é eletrificado) e colocar spots nele.”

Outra vantagem desse recurso luminotécnico, lembra o arquiteto, é que ele serve tanto como iluminação direta quanto indireta. “A iluminação direta é aquela em que a luz incide diretamente sobre a superfície. É muito usada em banheiro para iluminar o rosto. Na cozinha, para higienizar os alimentos. No quarto, para leitura. Em escritório, sobre a bancada. Serve também para destacar algum item decorativo (e os spots são ótimos para isso). Sua principal vantagem é justamente clarear determinada superfície sem prejudicar a decoração. Já a desvantagem é que sua luz pode ficar cansativa, já que cria uma diferença significativa com relação às sombras.”

Quanto à luz indireta, Piacesi conta que não existe um foco definido de iluminação. “É mais aconchegante, uniforme e agradável. Pode ser colocada no chão, no gesso ou no forro, criando um ar intimista aos espaços.” O arquiteto ressalta que um bom projeto luminotécnico é aquele que usa tanto a iluminação direta quanto a indireta, criando um efeito uniforme e horizontal. Por isso a iluminação de trilho é excelente.”

No banheiro, iluminação é muito usada para iluminar o rosto
 - Gustavo Xavier/Divulgação No banheiro, iluminação é muito usada para iluminar o rosto
VERSÁTIL

Para a vendedora técnica da Lustres Yamamura Silmari Figueiredo, o spot de trilho é mais indicado quando não se tem o teto rebaixado em gesso. “Aí é a escolha ideal, por ser mais versátil.” Ela assegura que ele cabe em qualquer ambiente, da cozinha ao quarto, exceto em ambientes externos.

Ao optar pelo spot de trilho, obrigatoriamente, a decoração ganha ar mais despojado e charme extra. “O trilho é uma opção muito moderna, então ele dever ser usado em decorações com esse estilo ou industriais.” Silmari Figueiredo explica que o projeto luminotécnico com trilho é mais complexo, já que é preciso usar quantidade maior de pontos, porque os spots são luzes focadas e não é possível usar luz indireta.

O legal de inserir os spots em um projeto é pela variedade de cores, que podem perfeitamente se encaixar na composição de um ambiente. Existem trilhos nas cores preta, branca, cinza, prata e marrom, ou seja, pode ser adequada a qualquer decoração.

Quanto ao custo, a vendedora avisa que o trilho não é a opção mais barata, mas a mais versátil. Sobre a manutenção, ela garante que é apenas na troca da lâmpada, quando necessário. Silmari Figueiredo lembra que todos os spots são direcionáveis e podem ser removidos com facilidade.

E não há como não destacar que o spot de trilho tem uma iluminação direcionada, mas calculada de forma correta, atende a qualquer ambiente, até mesmo áreas comerciais. Ou seja, sua vantagem é que a iluminação se move de acordo com a necessidade e a funcionalidade do ambiente, além de poder ser composto por uma, duas ou mais lâmpadas.

Ao criar iluminação direta ou indireta, spots propõem um ar sofisticado, como no home-theater
 - Yamamura/Divulgação Ao criar iluminação direta ou indireta, spots propõem um ar sofisticado, como no home-theater

O efeito do spot de trilho chama a atenção para qualquer ambiente. Ao criar iluminação direta ou indireta, ele propõe um ar sofisticado. A sala é o espaço mais comum para instalá-lo, mas se integra superbem com a sala de jantar, bar, espaço gourmet, home-theater e até no quarto, para iluminar o guarda-roupa. Ótima opção para quem tem closet.

Vantagens desse tipo de iluminação

 » Requer apenas um ponto de luz no teto
» Não diminui a altura do pé-direito
» Permite distribuir pontos de luz sem obra e sem sujeira
» A iluminação pode ser instalada depois da mudança
» A iluminação flexível permite mover e apontar o ponto de luz para onde desejar, conforme leiaute

Tags: projeto luminotécnico design de interiores luz decoração casa

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023