Charme nos ambientes

Capitonê volta ao cenário do décor com nova roupagem

Técnica inglesa do século 19 para a confecção de acolchoados e almofadados garante um toque de elegância

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/02/2018 17:00 / atualizado em 12/02/2018 17:12 Amanda Ferreira* /*Especial para o EM
Sofá em capitonê mescla o moderno e o clássico
 - Jomar Bragança/Divulgação Sofá em capitonê mescla o moderno e o clássico

Tons sóbrios marcam a clássica proposta assinada pelo arquiteto André Alf. O capitonê ganha destaque no espaço de leitura e convivência, que tem como objetivo acolher e instigar a permanência. O espaço de 80 metros quadrados traz tom amadeirado predominante, evidenciado por iluminação especial. O projeto une ainda a beleza de diferentes estilos, com uma mescla harmônica de mobiliário clássico e moderno.

 Em alta na decoração, nas décadas de 1950 e 1960, o capitonê - uma técnica de confecção de origem inglesa - revestiu sofás e enfeitou ambientes dos mais simples aos mais clássicos. Hoje, o material volta ao cenário do décor com uma nova roupagem. O estilo é o mesmo, mas as texturas, agora mais diversificadas, podem ser aplicadas em móveis, paredes e até cabeceiras, dando mais destaque ao projeto.

O capitonê vai bem em todos os estilos, como no papel de parede em 3D
 - Jomar Bragança/Divulgação O capitonê vai bem em todos os estilos, como no papel de parede em 3D

A volta do capitonê está ligada à valorização do trabalho artesanal, de acordo com a arquiteta Renata Gomes. “O que antes era padronizado aparece com variações de formatos e materiais, como veludo ou couro, quadrados ou losangos.” O importante, afirma, é usar o material com moderação, para que o ambiente não fique carregado. “É um elemento de forte presença, mas pode causar um efeito deselegante quando não é usado da forma adequada.”

Assim, para que o espaço fique harmonioso, a dica é apostar em um cômodo clean, com móveis de linha mais reta. Dessa forma, segundo Renata, cria-se um contraste com os elementos que compõem a decoração, e o capitonê recebe o destaque tão merecido. Há também a possibilidade de usá-lo com cores um pouco mais marcantes, que dão destaque ao revestimento, deixando-o como o detalhe mais imponente da decoração.

ESTILO CONTEMPORÂNEO

Linda Martins e Cris Araújo, designers de interiores do escritório Maraú Design Studio, asseguram que o elemento vai bem em todos os estilos. Apesar de ser comumente utilizado em ambientes de toque romântico, com móveis mais desenhados e rebuscados, é possível mesclá-lo aos estilos contemporâneos.

A cabeceira de cama é um dos destaques do uso do capitonê na decoração
 - Jomar Bragança/Divulgação A cabeceira de cama é um dos destaques do uso do capitonê na decoração

A tendência do momento, de acordo com as profissionais, é o capitonê nos quartos de bebê ou em pontos localizados dos ambientes. “Além da beleza e da sofisticação que o capitonê carrega, o isolamento térmico e acústico que ele confere, quando aplicado em cabeceiras, tem sido fundamental na escolha para decorar os quartos”, explicam.

Texturas diversificadas conferem sofisticação ao sofá, deixando-o como o detalhe mais imponente da sala
 - Lider Interiores/Divulgação Texturas diversificadas conferem sofisticação ao sofá, deixando-o como o detalhe mais imponente da sala

Quem opta por esse recurso, no entanto, deve saber que o cuidado primordial é com a limpeza. Caso o capitonê seja aplicado em tecido de couro, lona ou napa, a higienização deve ser feita com o uso de água e detergente neutro. Se o tecido for veludo ou camurça, uma opção é passar o aspirador de pó e, em seguida, um pano seco. “A limpeza adequada permitirá que o capitonê se mantenha belo por muito mais tempo”, garante Renata.

Tags: decoração volta capitonê

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023