Dê o seu recado!

Quadros com frases especiais são a sacada para decorar ambientes descolados ou formais

É garantia de boa energia para começar o dia. Siga as regras e dê personalidade a cada espaço

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/03/2018 13:53 / atualizado em 08/03/2018 11:41 Lilian Monteiro /Estado de Minas
Moldura Minuto/Divulgação

Ser criativo, mandar seu recado, personalizar e dar sua assinatura ao ambiente. Essas são formas de usar quadros com frases para decorar e deixar qualquer cômodo descolado e despojado. O resultado é um estilo contemporâneo que vai expressar a personalidade do morador.

O legal das frases é deixar uma marca em cada espaço. A psicóloga Taty Ades e a arquiteta Elaine Fonseca, parceiras da Moldura Minuto, são superfãs dessa ferramenta de decoração. “Em termos de arquitetura, a decoração precisa seguir uma mesma linha de raciocínio, tanto em relação à paleta de cores, como nos móveis e temas. Os cômodos precisam conversar entre si. Quando falado em quadros, com ou sem frases, é preciso seguir sim uma linha. Quando se opta pela Gallery Wall (vários quadros em uma parede só) as imagens precisam estar ligadas, sendo do mesmo tema ou pelo menos com tonalidades parecidas - deixando o ambiente harmônico. Quando temos quadros com frases ou palavras, existem duas formas: se o morador fará uma Gallery Wall e quiser colocar um quadro de frase no meio dos demais quadros de paisagem, o ideal é escolher uma frase que remeta ao conjunto por inteiro. Por exemplo, se todos os quadros são de natureza, o ideal é optar por uma frase mais leve, natural, independentemente da cor da frase. Agora, se o morador escolher quadros soltos com frases, o ideal é optar também por uma linha lógica - não misturando temas”, explica Elaine Fonseca.

A arquiteta ensina que não é recomendável ter “temas polêmicos, como futebol e religião, em cômodos onde a visita frequenta. Esses temas são melhor aplicados em quartos, e não na sala de estar”. Elaine Fonseca lembra, ainda, que, se o desejo for criar um ambiente de autoestima e com boas sensações, essa decoração é ideal. “Usar quadros com frases positivas, mantras e até paisagens da natureza são escolhas perfeitas.”

As frases têm de refletir o perfil dos moradores. “Pela lógica sim. A decoração por si só precisa remeter à personalidade do morador. A casa é o local onde a pessoa mais fica. Por isso, optar por um ambiente agradável e com sua cara é imprescindível. Ao escolher quadros com frases, é preciso que elas também combinem com o ambiente. Por exemplo, frases que remetem a culinária, churrasco ou bebida, o ideal é aplicá-las em cozinhas e áreas de churrasqueiras”, afirma Elaine. Há quem não goste de se expor, se revelar tanto. Aí entra o profissional para orientar e sugerir um tema que vai compor o projeto na hora de decoração. “É nossa responsabilidade auxiliar o morador em tudo em relação à decoração. No quesito quadro, costumamos entender a rotina dos moradores, os costumes e os gostos. A partir dessas informações, buscamos modelos com a temática certa.”

A psicóloga Taty Ades destaca que “frases positivas, que relaxam e ajudam a mente, são sempre bem-vindas. Mesmo os moradores mais agitados ou os mais quietos buscam, em alguma hora da vida, um momento de relaxamento. E na casa não é diferente. Mesmo bagunçada ou com outra temática haverá um cômodo para parar no tempo, desacelerar”.

Para que a frase tenha o destaque merecido, Elaine Fonseca lembra que “o mercado oferece diversos tipos de molduras, das mais simples às sofisticadas”. Ela enfatiza que “quadros com quadros já são considerados muita informação, por isso, é preciso escolher as molduras tradicionais - reta, passe-partout. O que pode mudar é a cor, passar pela preta, branca e vermelha”, avisa.

Moldura Minuto/Divulgação

A arquiteta chama a atenção para não perder o impacto da frase poluindo visualmente o ambiente. “Fazer uma Gallery Wall apenas de quadros com frases é mais difícil. Será muita informação e a vista vai cansar até ler todas. Juntar quatro, cinco quadros no máximo é o ideal. O que pode ser feito é brincar com o tamanho. Frases maiores e mais impactantes em quadros maiores, e palavras simples em quadros menores. Também pode jogar com frases em português e inglês ou outra língua – para deixar a decoração mais interessante”.

BOM SENSO

Elaine Fonseca afirma que usar palavras e frases na decoração é questão de gosto. “Porém, é preciso usar o bom senso do que pode ou não ser colocado. Frases pejorativas na sala, um dos principais cômodos da casa e responsável pela acomodação de visitas, não é elegante. Muitas vezes, um quadro com apenas uma palavra em destaque é o grande centro das atenções. Já para o quarto, o uso é mais flexível. O quarto de um recém-nascido poderá conter desde palavras mais doces e de otimismo, aliadas principalmente a cores claras, quanto ao PB (caligrafia mais séria), que está em alta. Já o de um adolescente, desde algo mais colorido e ligado ao mundo da internet, como cores neutras e outras temáticas. Todos os ambientes da casa podem receber quadros com frases, o que muda é o tipo de conteúdo. Quadros na cozinha podem ter uma estampa de comida e uma palavra que remeta à gastronomia e à fome. Já para banheiros, algo mais simples. A própria palavra “banheiro” em inglês (bathroom) já é o suficiente para transformar o ambiente.” Para salas sofisticadas e com uma decoração mais clean, a arquiteta recomenda o uso de frases com fonte mais fina. Já ambientes rústicos pedem frases maiores e até românticas para contrastar. “Para salas modernas, o ideal são as expressões mais joviais.”

Moldura Minuto/Divulgação

Taty Ades destaca que as frases podem ser terapêuticas. “Estando em contato frequente com os sentimentos e pensamentos que aquelas frases transmitem somos induzidos a nos educar para manter em exercício o que os dizeres pregam. Adquirindo um quadrinho que diz 'nunca duvide do quão bonito você é', por exemplo, fará com que o morador consiga trabalhar em uma autoestima mais elevada.”

Mas nem todos gostam de frases na moldura ou mesmo não têm espaço. Elaine Fonseca aponta alternativas: “As paredes pintadas com tintas foscas pretas estão super em alta, por proporcionar diferentes ambientes só utilizando o giz. Além de bonito, poder renovar as frases sempre que desejar é bem divertido. Há também diversos adesivos decorativos com frases prontas ou que podem ser personalizados do jeito que o decorador quiser. Todas as opções que tragam as frases são válidas, até mesmo decorar a geladeira com pequenos post-its!”, brinca a arquiteta. E vale lembrar que os preços são variados, em média de R$ 70 a R$ 270.

Veja por que se jogar nessa tendência:

1) Conforme seu perfil, escolha frases motivacionais, inspiradoras, divertidas ou descoladas
2) Use ilustrações legais
3) Misture quadros de frases com imagens
4) O quadro com frase pode estar em qualquer ambiente
5) Jeito simples, fácil e prático de dar graça à parede
6) Invista em modelos, estampas, grafias e tamanhos diferentes
7) Faça uma composição que transforme sua parede em Gallery Wall
8) É barato e renova a decoração de maneira rápida. Fácil de trocar
9) As frases podem ser mescladas com fotografias e pinturas que combinem com o estilo
10) Cabe tanto no ambiente informal quanto no formal, tudo dependerá dos materiais usados
11) Se não quiser o quadro com frase, pode ter uma parede pintada com tinta fosca e usar o giz para trocar de frase todo dia!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023