Nos menores frascos...

Como decorar moradias cada vez menores? Veja as dicas e aprenda

Projeto é exemplo perfeito para garantir aconchego, conforto, beleza e design mesmo em espaços pequenos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/03/2018 11:12 / atualizado em 12/03/2018 11:14 Lilian Monteiro /Estado de Minas
No quarto do casal, soluções criativas e funcionais minimizaram o incômodo do espaço reduzido - Henrique Queiroga/Divulgação No quarto do casal, soluções criativas e funcionais minimizaram o incômodo do espaço reduzido

Você não está sozinha. Nos últimos anos, os apartamentos diminuem cada vez mais de tamanho. Tendência de mercado. O lado bom é que é possível, com o projeto certo, transformar metragens menores em ambientes com sensação maior sem abrir mão do conforto, beleza, aconchego e design na medida.

Um exemplo de como aproveitar cada espaço e garantir a força estética do visual em um apartamento compacto é o projeto do escritório Situar, comandado pelos profissionais Júnia Bernanos (arquiteta e engenheira civil), Rosângela Brandão (designer de interiores e professora do design de interiores da Universidade Fumec) e Eduardo Henrique Brandão (arquiteto), que apresentamos aos leitores.

Antes de mais nada, é importante destacar que são considerados apartamentos compactos os imóveis com até 50 metros quadrados, ensina Eduardo Henrique. E todos podem ser confortáveis: “A criatividade aliada à funcionalidade é o princípio para criar um apartamento compacto confortável. A marcenaria sob medida, a uniformidade na escolha dos acabamentos e das cores claras e neutras, a integração de ambientes são alguns dos recursos muito utilizados”, explica Rosângela.

Criatividade, marcenaria sob medida e uniformidade na escolha dos acabamentos são alguns recursos utilizados para dar sensação de amplitude - Henrique Queiroga/Divulgação Criatividade, marcenaria sob medida e uniformidade na escolha dos acabamentos são alguns recursos utilizados para dar sensação de amplitude

Para que toda a área seja aproveitada, muitos imaginam o custo de ter de investir em móveis planejados e sob medida. Acham que é a única saída. Mas Júnia afirma que não é obrigatório: “Não, nem sempre. A opção da marcenaria sob medida otimiza a área do imóvel”.

A decoração para um ambiente pequeno tem de ser cuidadosa e precisa: “Um dos principais erros é a utilização de cores com tonalidades fortes. Os ambientes podem parecer menores do que são. Outro erro é compensar a pequena área existente sobrecarregando-a com muitos móveis, deixando assim o ambiente com uma aparência visual poluída e com a sensação de asfixia”, alerta Eduardo Henrique.

O Situar acaba de entregar um projeto compacto que atende a todas as regras. Júnia conta que “o grande desafio desse projeto foi otimizar o espaço da cozinha. Por se tratar de um imóvel antigo, a distribuição dos ambientes estava ultrapassada para as necessidades atuais. Sendo assim, optamos pelo isolamento da porta de entrada de serviço do apartamento, aproveitando esse espaço para a ampliação da bancada existente. Outro ponto desafiador foi a criação de espaços adequados para cada utensílio doméstico.”

Henrique Queiroga/Divulgação
Com a falta de espaço, vale sempre a pena definir um ambiente e produzi-lo como a estrela do projeto. No caso desse trabalho assumido pela Situar, revela Rosângela, o foco foi a sala de estar, TV e jantar conjugadas. “Nesse ambiente, o mobiliário foi escolhido minuciosamente, de forma que cada peça cumprisse a multifuncionalidade desejada. O móvel do rack faz o papel de aparador, o sofá ganhou tecido em linho, muito utilizado em salas de estar, ao mesmo tempo tem uma chaise confortável como nas salas de TV. A mesa de jantar e as cadeiras complementam trazendo um charme especial do design escandinavo. As paredes ganham cores únicas e neutras, trazendo unidade ao ambiente conjugado. O toque contemporâneo vem do revestimento em cimento queimado. O quadro em tons de rosa faz contraste com o verde da vegetação escolhida.”

Eduardo Henrique afirma que a criatividade é a peça-chave para um apartamento compacto: “A criatividade, quando aliada à funcionalidade, proporciona espaços cheios de charme e personalidade. As ideias podem ser usadas em outros projetos, desde que atendam às necessidades e perfil do cliente”.

PLANTA ARQUITETÔNICA

Em áreas reduzidas, o que assusta muitos clientes é ter um quarto, principalmente a suíte, muito apertado. Júnia diz que “a falta de espaço é um problema recorrente. No nosso projeto, tentamos minimizar essa questão optando por soluções criativas e funcionais. Como apoio para TV e equipamentos, foi criado um painel com especificação de um revestimento com espessura mínima para deixar a passagem livre. Para as laterais da cama, novamente a criatividade foi fundamental. Fugindo da proposta tradicional, utilizamos uma cadeira como mesa lateral, abrigando objetos pessoais. A cartela de cores escolhida para o ambiente e os tons foram decisivos para garantir a sensação de aconchego”.

Sala de estar, TV e jantar conjugadas foi a aposta desse projeto, com o mobiliário escolhido de forma que cada peça cumprisse a multifuncionalidade desejada - Henrique Queiroga/Divulgação Sala de estar, TV e jantar conjugadas foi a aposta desse projeto, com o mobiliário escolhido de forma que cada peça cumprisse a multifuncionalidade desejada

Ao pensar em ambientes pequenos, para não ter a sensação de abafamento, a ideia de espaços abertos é muito bem-vinda. No entanto, Rosângela explica que não necessariamente. “Para apartamentos compactos, a dica é aproveitar cada espaço de acordo com o perfil do usuário e sua planta arquitetônica. Com um bom planejamento e uma boa especificação de materiais, mobiliário, adornos e complementos é possível encontrar soluções flexíveis que se encaixam em qualquer espaço. Por isso, ressaltamos a importância da contratação de um profissional para orientar e encontrar mecanismos adequados, aliando estética, funcionalidade e economia ao projeto.”
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023