Lar, quente lar: como deixar a casa confortável no inverno com dicas simples de decoração

Mantas, tapetes, aquecedores e iluminação são opções para "agasalhar" as residências com requinte

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 21/05/2018 14:03 / atualizado em 21/05/2018 14:13 Carlos Altman

Mantas, tapetes felpudos e iluminação quente deram um charme ao projeto da arquiteta Isabella Magalhães - Leonardo Cabral/Divulgação Mantas, tapetes felpudos e iluminação quente deram um charme ao projeto da arquiteta Isabella Magalhães
 

No dicionário, a palavra lar significa: habitação, residência, casa, morada, pátria, ninho e, também, família, paz, abrigo, proteção e prazer. O lar é onde encontramos o devido repouso. É onde se entrega ao ócio e ao aconchego. Nesta época do ano, com o frio batendo à porta, precisamos “agasalhar” a casa e toná-la mais confortável. A arquiteta Isabella Magalhães sugere medidas rápidas e fáceis de fazer para aquecer os ambientes que inclui almofadas, mantas e tapetes para tornar os espaços mais prazerosos e garantia de bem-estar para seus moradores. “Mudar os acessórios é uma opção prática e eficaz, basta trocar a capa das almofadas por tecidos quentinhos, como linha, lã, crochê, pele, veludo, para a sala de estar ganhar outra cara”, ensina a profissional.

Outra sugestão é usar mantas e peles artificiais para dar um toque charmoso aos ambientes, principalmente no outono e inverno. Esses acessórios podem ser colocados sobre os sofás e poltronas, proporcionando conforto térmico e aconchego. “As mantas podem ser lisas ou estampadas, e conferem sofisticação ao ambiente. Nos quartos, o friozinho pede mais camadas na roupa de cama e a dica da arquiteta é escolher tecidos flanelados, como um cobertor de microfibra ou lã”, orienta a arquiteta.

A iluminação é outro fator importante para esquentar os ambientes de uma casa. Luminárias e abajures também podem ser incluídos na decoração como uma alternativa para o aquecimento nas noites de inverno. “Em meus projetos, trabalho com iluminação em led na cor amarela. Se deixar, coloco essas lâmpadas quentes pela casa toda até na cozinha. Elas dão mais vida às cores dos objetos de decoração e das pinturas nas paredes. Trabalha com focos de luz sobre objetos e quadros também garante um clima mais elegante e dão um chame à decoração.”

Para poder esquentar a sala de estar, a arquiteta investiu em cortinas pesadas e no tapete cobrindo todo o ambiente - Leonardo Cabral/Divulgação Para poder esquentar a sala de estar, a arquiteta investiu em cortinas pesadas e no tapete cobrindo todo o ambiente

De acordo com a arquiteta, os tapetes são ótima opção quando o cômodo da residência tem piso frio. “Esse item pode ser usado em qualquer estação do ano e no inverno ajuda a aquecer o ambiente, ampliando o conforto. São peças versáteis e podem ser usados na sala, no quarto, no banheiro e até na cozinha. Os tapetes ainda ajudam a dar personalidade e estilo ao espaço. Dá para brincar de sobrepor vários modelos na sala de estar e no quarto, onde é sempre importante ter um pequeno ao lado da cama”, esclarece.

Para a arquiteta, outra maneira bastante comum de enfrentar as baixas temperaturas é a utilização de cortinas duplas ou produzidas em materiais pesados, que impedem a passagem do ar gelado para o interior da casa. “Abajures e velas também deixam a casa confortável, do ponto de vista térmico, além de dar um toque especial na decoração.”

CALOR CONCENTRADO

Cores fortes ou de texturas são outros elementos usados na decoração com efeito térmico - Telhanorte/Divulgação Cores fortes ou de texturas são outros elementos usados na decoração com efeito térmico

Por conta da chegada do inverno, cresce a busca por produtos elétricos, sobretudo aquecedores de ambientes e ar-condicionado quente e frio capazes de tornar o lar mais confortável e aquecido. Meridiana Franceschina, gerente regional da Telhanorte, dá dicas de como escolher o melhor modelo. No total, existem três diferentes tipos de aquecedores de ambientes: termocerâmico, refratário e a óleo, voltados para diferentes demandas, porém com as mesmas funcionalidades e com algumas vantagens e desvantagens conferidas durante a utilização.

“Caso a pessoa tenha interesse em aquecer o cômodo durante um curto período, como o acompanhamento de um filme com a família, por exemplo, a dica é optar pelos modelos refratários. Esse tipo de aquecedor conta com uma resistência, similar àquela encontrada nos chuveiros elétricos e que gera o calor concentrado. Por apresentarem tamanho reduzido, os aquecedores podem ser portáteis, ideais até mesmo para viagens”, destaca Meridiana. Já o modelo termocerâmico, por sua vez, aquece a placa de cerâmica que envolve o aparelho, fornecendo aquecimento. Uma ventoinha instalada no produto espalha o ar aquecido de forma bastante rápida. “É uma opção para quem busca o aquecimento bem distribuído no lar, uma vez que a cerâmica não ultrapassa a temperatura desejada”, explica a gerente.

Os modelos com resistência cerâmica e elétrica têm desvantagem por ressecar o ar de maneira mais intensa que os demais modelos. No caso desse aparelho, é recomendado o uso de um umificador como complemento, que auxilia no controle de problemas respiratórios e favorece o bem-estar. Para quem deseja, por exemplo, manter o ambiente confortável durante o sono, a dica é optar pelo aquecedor a óleo. “Trata-se de um aparelho com alta eficiência e que, se utilizado na menor potência, consome o mesmo nível de energia que os demais modelos. O óleo, assim que aquecido, circula por uma serpentina, radiando o calor para o ambiente. Além de não ressecar o ar, tem sistema de aquecimento silencioso”, explica Meridiana.

» Outras opções - Para quem não deseja adquirir um produto sazonal, ou seja, que só será utilizado no inverno, a dica é optar pelos climatizadores ou aparelhos de ar-condicionado, que, além de resfriar, permitem aquecer o ambiente. Embora sejam produtos com preço mais elevado, são vantajosos por oferecem mais de uma função e serem ideais para todos os dias do ano.

» Cuidados e segurança - É importante saber que, após a utilização dos aquecedores de ambiente, a parte frontal do produto, de onde é transmitido o calor, permanece extremamente quente. A dica é manter os aparelhos fora do alcance de crianças. Esses aparelhos devem ser manuseados somente pelas alças, exatamente para evitar acidentes domésticos.

» Paredes e pisos - Nesta época do ano, a dica é abusar das cores quentes e vibrantes na escolha das tintas das paredes, como os tons de mostarda, chocolate e cereja. De acordo com a gerente da Telhanorte, uma tendência na decoração, principalmente para quem tem crianças e odeia pisar no chão frio, é a troca de pisos em cerâmica, granito ou mármore por pisos laminados e vinílicos (emborrachados).

Tags: inverno frio casa apartamento aquecedores manta almofada tapetes cortinas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023