Imagine chegar em casa e, ao entrar na sala de estar, dar de cara com pufes multicoloridos Dolce Gabanna. Em seguida, deixar a bolsa ou casaco apoiado sobre uma cadeira Armani. Ao caminhar pelo ambiente, sentir sob seus pés a textura da lã de um tapete exclusivo com a estampa Fendi. Sobre o sofá, uma almofada de seda da grife Hermès se destaca na decoração. E ao sentar-se à mesa de jantar, o designer único Dior se apresenta no bom gosto dos talheres de prata e da louça em porcelana com grafismos inspirados na Grécia. Para terminar, contemple um arranjo floral em um vaso charmoso da marca Tiffany.
Quem gosta de moda e acompanha as principais tendências das marcas preferidas já tem conhecimento da versatilidade de negócios delas muito além do mundo fashion. No exterior, marcas de luxo como Versace e Armani investem no segmento há tempos. Pensando nesse público, tanto as grandes maisons internacionais como as marcas populares lançaram coleções de moda casa. Assim, o público pode descansar em almofadas e mantas assinadas por estilistas famosos e ter estilo pessoal deles na decoração de sua casa.
Uma das primeiras maisons a investir no ramo, hoje a linha de produtos para casa da Versace Home inclui móveis, porcelanas, cristais e prataria, entre outros acessórios. Como na moda, a marca investe em estampas vivas na maioria de seus artigos
Ao alcance de todos
A marca mais valiosa da Espanha aplica as principais tendências da moda aos artigos para a casa. Criada em 2013, entre os produtos, sugestões para cama, mesa, sala e banho, além de louças, talheres, copos e artigos de decoração. Tem também uma linha dedicada às crianças. Amancio Ortega, o fundador da Zara e criador do modelo de fast fashion, é o quarto homem mais rico do mundo, com fortuna de US$ 71,3 bilhões. Nessa rasteira do sucesso da grife espanhola, grifes brasileiras como Le Lis Blanc, Riachuelo, Lider e Pernambucanas também investiram no segmento de decoração.
Mineira versátil
De acordo com a estilista mineira, trabalhar com a linha home requer cuidados especiais e, ao mesmo tempo, é menos estressante que a coleção de moda. “A minha referência sempre foi a moda. Lanço duas coleções de acessórios, como bolsas e sapatos, por ano. Já com a linha home fico mais tranquila para criar, anualmente, produtos que vão agregar ao catálogo já existente. Trabalho a coloração do couro e utilizo a trama, o tressê e o tricô em novos objetos, como cabeceiras de camas, cestos, mantas, almofadas ou revisteiros”, completa.