Casa fashion

Das passarelas da moda para a decoração, grifes famosas investem na linha casa

Marcas como Versace, Armani, Dior, Tiffany, Fendi, Hermès, Dolce Gabbana e Gucci resolveram ampliar seus horizontes de negócios

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postado em 11/06/2018 13:00 / atualizado em 11/06/2018 14:49 Carlos Altman

 

Residencial de luxo Aykon London One montou uma parceria exclusiva com a Versace Home. Todos os apartamentos do empreendimento contam com a opulência do mobiliário e acessórios da marca italiana - Divulgação Residencial de luxo Aykon London One montou uma parceria exclusiva com a Versace Home. Todos os apartamentos do empreendimento contam com a opulência do mobiliário e acessórios da marca italiana

Imagine chegar em casa e, ao entrar na sala de estar, dar de cara com pufes multicoloridos Dolce Gabanna. Em seguida, deixar a bolsa ou casaco apoiado sobre uma cadeira Armani. Ao caminhar pelo ambiente, sentir sob seus pés a textura da lã de um tapete exclusivo com a estampa Fendi. Sobre o sofá, uma almofada de seda da grife Hermès se destaca na decoração. E ao sentar-se à mesa de jantar, o designer único Dior se apresenta no bom gosto dos talheres de prata e da louça em porcelana com grafismos inspirados na Grécia. Para terminar, contemple um arranjo floral em um vaso charmoso da marca Tiffany.

Quem gosta de moda e acompanha as principais tendências das marcas preferidas já tem conhecimento da versatilidade de negócios delas muito além do mundo fashion. No exterior, marcas de luxo como Versace e Armani investem no segmento há tempos. Pensando nesse público, tanto as grandes maisons internacionais como as marcas populares lançaram coleções de moda casa. Assim, o público pode descansar em almofadas e mantas assinadas por estilistas famosos e ter estilo pessoal deles na decoração de sua casa.

Armani Casa/Divulgação
A PRECURSORA

Uma das primeiras maisons a investir no ramo, hoje a linha de produtos para casa da Versace Home inclui móveis, porcelanas, cristais e prataria, entre outros acessórios. Como na moda, a marca investe em estampas vivas na maioria de seus artigos. A partir de 1992, cada coleção da grife italiana introduziu novos temas, sempre relacionados com determinados emblemas decorativos, como a medusa ou o neoclássico, tanto nas passarelas quanto na moda para casa. Referências ao barroco, com silhuetas sinuosas, estampas e acessórios que faziam alusão aos mosaicos bizantinos, já marcaram temporadas da grife italiana. Entre suas criações mais famosas está o lançamento da linha de decoração que teve os atores Sylvester Stallone e Claudia Schiffer posando nus, apenas escondendo as partes íntimas com um prato e um cinzeiro.

Ao alcance de todos

A Dior Home Decor se inspirou na Grécia ao lançar a coleção de louça de jantar - Dior Home Decor/Divulgação A Dior Home Decor se inspirou na Grécia ao lançar a coleção de louça de jantar

A marca mais valiosa da Espanha aplica as principais tendências da moda aos artigos para a casa. Criada em 2013, entre os produtos, sugestões para cama, mesa, sala e banho, além de louças, talheres, copos e artigos de decoração. Tem também uma linha dedicada às crianças. Amancio Ortega, o fundador da Zara e criador do modelo de fast fashion, é o quarto homem mais rico do mundo, com fortuna de US$ 71,3 bilhões. Nessa rasteira do sucesso da grife espanhola, grifes brasileiras como Le Lis Blanc, Riachuelo, Lider e Pernambucanas também investiram no segmento de decoração.

Mineira versátil

Há dois anos, Elisa Atheniense decidiu expandir os negócios e investiu na linha casa - Nello Aun/Divulgação Há dois anos, Elisa Atheniense decidiu expandir os negócios e investiu na linha casa
A estilista Elisa Atheniense é um nome de peso no mercado de acessórios femininos. Suas bolsas, cintos e sapatos são disputados a cada nova coleção. Há cerca de dois anos, a empresária de Belo Horizonte decidiu investir na linha casa. Encarou os desafios desse novo nicho de mercado e hoje colhe os frutos com a presença em três ambientes em uma feira de design e arquitetura, em São Paulo. “O DNA da minha marca sempre foi o couro e a trama. Com isso, decidi investir em uma linha de produtos de decoração como pufes, almofadas e tapetes utilizando esses materiais.

De acordo com a estilista mineira, trabalhar com a linha home requer cuidados especiais e, ao mesmo tempo, é menos estressante que a coleção de moda. “A minha referência sempre foi a moda. Lanço duas coleções de acessórios, como bolsas e sapatos, por ano. Já com a linha home fico mais tranquila para criar, anualmente, produtos que vão agregar ao catálogo já existente. Trabalho a coloração do couro e utilizo a trama, o tressê e o tricô em novos objetos, como cabeceiras de camas, cestos, mantas, almofadas ou revisteiros”, completa.

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