Lugarcerto

Chique sem ser caro

Mostra Morar Mais por Menos traz novidades em decoração com melhor relação custo/benefício

12ª edição do evento em Belo Horizonte apresenta móveis, adornos, pisos e revestimentos, com bom gosto e preço justo

Priscila Gomes*

Ambiente Jovem Cosmopolita, projetado pela arquiteta Lívia Spindola para o evento - Foto: Gustavo Xavier/Divulgação

Na busca por inovação no mercado de decoração residencial e com foco na sustentabilidade, o Morar Mais por Menos começou sua 12ª edição em Belo Horizonte. Até 23 de setembro, o evento visa tornar possível o desejo de ter um lar descolado, aconchegante e sofisticado, sem gastar quantias exorbitantes.


O mercado de decoração segue em grande crescimento no Brasil, dando um grande impulso para jovens profissionais que atuam na área. Segundo a curadora e realizadora da mostra em Minas Gerais, Josette Davis, os visitantes das mostras de decoração eram, em sua maioria, das classes A e AA e com idade superior a 40 anos. “O Morar Mais quebra o paradigma nesse segmento ao detectar uma forte presença das classes AB e B, além de jovens na faixa dos 30 anos”, complementa. Segundo ela, o visitante encontra no local o preço exposto de produtos e serviços, com melhor custo/benefício aplicado em móveis, objetos decorativos, pisos e revestimentos.

Quarto dos Sonhos, de Lídia Sucasas e Lucilena Bredoff - Foto: Gustavo Xavier/Divulgação
Curadora e realizadora da mostra em Minas, Josette Davis destaca a decoração com bom gosto e preço justo - Foto: Ton Nettos/DivulgaçãoCriada em 2004, no Rio de Janeiro, a mostra se tornou referência quando se trata de decoração com bom gosto e preço justo. E nesta edição, o público estimado é entre 6 mil e 8 mil pessoas. Para Josette, este é um evento que agrupa grandes profissionais com trabalhos inovadores. “Nestes 12 anos, tenho muito orgulho do que já fizemos, de todos os talentos que apresentamos anualmente ao mercado, dos fornecedores incríveis que lançamos, de todos os negócios gerados”, diz.

Além de vários shows e atrações, destaca-se a ala gourmet que será operada pelo chef Caetano Do Cauê, como também da Jungle Gin, Krug Bier, Prussian Bier, Uamii e 2M. Em cada ambiente, há um quadro que descreve detalhadamente todos os itens utilizados, com o respectivo fornecedor e valor

. “Desde o lançamento, a Morar Mais vem propagando na decoração o que o mundo aplica na moda: o conceito high/low, que no meio fashion significa mesclar o caro e o acessível no mesmo look”, ressalta a realizadora.

O evento tem como foco principal a visibilidade em sustentabilidade, desafiando os arquitetos participantes a recorrerem a soluções ecologicamente corretas na hora de projetar. Nessa mesma visão, também é vertente a customização de um ambiente. Josette evidencia que dar um novo uso a objetos que estavam de lado ou até mesmo que iriam para o lixo é considerado uma maneira pessoal de imprimir a identidade da casa.

Viridário da Libertação, de Marieta Lemos, Luciano Costa e Alessandra Villela - Foto: Gustavo Xavier/Divulgação
Varanda, de Washington C. Nicândio - Foto: Gustavo Xavier/Divulgação
Lívia Spindola, arquiteta e urbanista, estará presente no evento com a mostra “Jovens do mundo”. O ambiente foi trabalhado em revestimentos feitos com rolos de jornais, reaproveitando um armário embutido velho que foi transformado em uma estante para escritório. A mesa foi feita com uma porta de madeira antiga, um cabideiro de bambu, toco de coqueiro como mesinha de apoio e uma luminária de folha. “O escritório foi pensado nos jovens do mundo que têm um estilo de vida mais moderno, que gostam de viajar e que trabalham, mas se adaptam a qualquer espaço”, comenta.

Pérgola da Família e Amigos, de Marcela Meira Machado e Luís Gustavo Montilha - Foto: Gustavo Xavier/Divulgação
Quando se trata de responsabilidade social, o Morar Mais buscar dar visibilidade ao artesanato local e ao trabalho realizado por ONGs, comunidades e projetos governamentais que fomentam a arte popular e de rua. “A ideia é explorar todas as possibilidades, sincretismos e influências culturais do país, incentivando os profissionais participantes da mostra a valorizar e usá-las em seus projetos”, finaliza Josette
.

SERVIÇO

Endereço: Rua Conde de Linhares, 492, Cidade Jardim
Horário: de quarta a sexta-feira, das 16h às 22h
Sábados, das 13h às 22h
Domingos e feriados, das 13h às 19h
Preço do ingresso: R$ 50 


* Estagiária sob a supervisão da editora Teresa Caram