Lugarcerto

Programe-se!

Coletivo de arte e artesanato promove evento especial em BH com a essência do feito à mão

1º Encontro de Arte Mineira será realizado nessa sexta-feira, no Sou Café, na Praça da Liberdade

Joana Gontijo
Peças artesanais criativas para compor os ambientes são destaque - Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press e Divulgação

Cores, traços, texturas. História, cultura, raiz, poesia, sentimento. Criatividade, inspiração, encanto, identidade, o sentido de pertencimento. Experiências que vem das mãos para conquistar, pelo que é autêntico e com olhar apurado. Enaltecer os processos artesanais é uma forma de demonstrar o poder profundo do trabalho do criador, que empenha em objetos únicos suas habilidades e personalidade. Muito além da fabricação em série, industrializada, firmada na repetição de comandos e padrões, a expressão manual é fluida.

O evento resgata a importância do artesanato para todas as gerações - Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
O projeto Valorizando Quem Faz se preocupa não apenas com os modos de fazer da arte e do artesanato e o resultado final, mas também convida ao envolvimento os atores dedicados a esses campos, que buscam espaço de destaque. O foco não é somente a confecção das peças - antes, a disseminação da importância de valorizar o setor, despertando a consciência do público sobre novas maneiras de consumo e produção, expandindo a percepção sobre o que é uma obra. Com a presença de artigos que, muitas vezes, se baseiam também na sustentabilidade, é trazida à tona a perspectiva acerca da matéria-prima, seu caminhos até chegar ao artesão ou artista, a cadeia produtiva, sem esquecer o significado imaterial por trás de cada elemento: saberes ancestrais, tradição, tempo, essência, senso de comunidade.

"Pretendemos promover a união entre os atores da cadeia da arte e do artesanato. Convocamos o público para prestigiar a produção em Minas, valorizar o que a gente tem e faz", conclama Cynthia Rabello, coordenadora da iniciativa
. Ela convida para o 1º Encontro de Arte Mineira, que será realizado na próxima sexta-feira, no Sou Café, dentro do Centro Cultural Banco do Brasil, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, com uma mostra de artesanato mineiro.

Feira apresenta um rico leque de produtos - Foto: Beagá Arte/Divulgação
Para Cynthia Rabello, os trabalhos manuais imprimem nas composições mais identidade - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Com produtos que estão colocados à venda, o evento vai contar com a participação de dez expositores que irão apresentar, entre um rico leque de opções: ourivesaria, mosaico, bijuterias e bolsas artesanais, porcelanas e itens em vidro pintados à mão, papelaria artesanal com mote de exaltação do feminino, objetos em madeira coloridos, com motivos religiosos, esculturas de animais, personagens e outros temas feitas com material reciclado e papel, e kokedamas. Fechando o dia, está marcado o pocket show acústico "Inusitadas Intervenções", voz e violão, com a cantora Rita Silva e o violonista Saulo Fergo, às 19h.

A feira na Savassi abre espaço para as mais diversas expressões artísticas - Foto: DivulgaçãoO cerne da atuação do Coletivo Beagá Arte, que promove o encontro com a curadoria de Cynthia, muito mais que ser uma janela de convívio, em que os artesãos, desafiados a inovar, podem comercializar objetos que demonstram seus mais íntimos sentimentos, é a busca contínua por exaltar a cultura e as tradições de Minas Gerais. "É o resgate de um pedacinho de nossa história", pontua a coordenadora.

Como um eco da devoção dos artistas e artesãos mineiros, de amplo alcance, o trabalho entra em nova fase. Já no calendário da cidade, a Feira de Artes e Artesanato Mineiro Beagá Arte é sucesso. Ofertando artigos fora do lugar-comum, a feira abre as portas todos os sábados, no Jockey Bar Café, na Savassi, entre 10h e 16h. A produção do estado comparece com opções para uso pessoal ou para enfeitar o lar. Sobre a feira, que começa a se firmar na preferência dos belo-horizontinos, Cynthia faz questão de frisar a parceria com o Jockey Bar e Café, que comparece com a gastronomia, oferecendo a cafeteria, petiscos, cervejas artesanais e pratos à la carte, opções perfeitas para desfrutar bons momentos na companhia de quem se gosta
. As próximas edições estão agendadas para 27 de outubro, e 10 e 24 de novembro. Os interessados podem acompanhar a programação e as novidades pelo Instagram @feirabeagaarte.


E os bons ventos trazem novidades. Para 2019, a pretensão do coletivo é se tornar uma associação, o que vai ajudar na visibilidade e abrangência de público. A ideia é conseguir incentivo, novas formas de apoio, dar oportunidade aos artesãos de participar de diversas exposições, até em outros estados, em locais como centros culturais e museus, por exemplo, a preços de exposição acessíveis. “Nasci para isso, para reunir pessoas, para ajudar, orientar. Tem muita gente talentosa, mas que precisa de um direcionamento, o que eu ofereço gratuitamente. É o que eu gosto, é amor mesmo”, revela Cynthia.

Criatividade e inspiração: a essência do feito à mão - Foto: Beagá Arte/Divulgação
Ótimas opções para presentear no fim de ano - Foto: Divulgação
1º Encontro de Arte Mineira
26 de outubro
De 15h às 20h30
No Sou Café
Centro Cultural Banco do Brasil
Praça da Liberdade, 450, Funcionários - Belo Horizonte
Entrada gratuita
Sujeito a lotação

Feira Beagá Arte
Artes plásticas, artesanato, moda, marcas locais
Sábados, de 10h às 16h
Próximas datas: 27/10, 10/11, 24/11
No Jockey Bar Café
Rua dos Inconfidentes, 871, Savassi - Belo Horizonte
Entrada gratuita