Ambiente na medida certa

Decoradores apostam em consultorias e projetos mais dinâmicos e personalizados

Objetivo é atender às necessidades da clientela que busca por espaços mais práticos e modernos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/02/2019 11:40 / atualizado em 12/02/2019 12:01 Augusto Guimarães Pio /Estado de Minas
Alcione Santos, diretora da Abaeté Cortinas e Persianas, espera crescimento de 30% em relação ao ano passado - Jair Amaral/EM/D.A Press Alcione Santos, diretora da Abaeté Cortinas e Persianas, espera crescimento de 30% em relação ao ano passado

O mercado de trabalho para o profissional que idealiza, planeja e organiza de maneira adequada e responsável os ambientes interiores, sejam residenciais e corporativos, sejam comerciais e até cenográficos, tem boas perspectivas para este ano. A constatação é de profissionais referências hoje na área de design de interiores no Brasil. Sabendo que todo cenário de recuperação de crise econômica traz consigo lições aprendidas diante das mudanças e adaptações necessárias no período de recessão, os designers de interiores desenvolveram novas formas de atuação. Entre elas, as consultorias e os projetos indicativos, nas quais observa-se um atendimento mais dinâmico e personalizado.

Para Viviana Reis, designer de interiores e lighting designer, 2018 foi um ano bem melhor do que 2017. “Acredito que o mercado esteja melhorando, e este ano já comecei com uma grande demanda de projetos. Ela conta que aprendeu a gostar da área ainda na adolescência. “Sempre me interessei por assuntos relacionados a arquitetura, arte e design de interiores. A princípio, pensei em me formar em arquitetura. Porém, decidi fazer o curso de design de interiores primeiro, por ser de menor duração e, assim, já poder trabalhar na área. Fiz especialização em iluminação e pretendo, em breve, fazer o curso de arquitetura.”

Viviana lembra que, depois de se formar, trabalhou em lojas de decoração por um tempo, até ter seus próprios clientes. “Formei-me em design de interiores pela Faculdade UNA e fiz pós-graduação em master em arquitetura e lighting design pelo Instituto de Pós-Graduação (Ipog), em 2018.

Ela conta que oferece os serviços de decoração de ambientes residenciais e comerciais, projetos luminotécnicos e paisagísticos, reforma de espaços interiores, acompanhamento em obras e consultoria em decoração. “A grande maioria dos meus clientes são projetos residenciais. Atendo muitos clientes da região da Pampulha, dos bairros Castelo e Ouro Preto, e também de Nova Lima, na Grande BH. No momento, estou atendendo a uma grande empresa norte-americana, com filial em Contagem, dando consultoria em decoração”, orgulha-se.

Ela revela que está montando escritório e, até o meio do ano, precisará contratar estagiário. “No início, é muito difícil, estou tendo retorno melhor de uns três anos para cá. Neste ramo é preciso ser persistente, mas para mim está valendo a pena”, garante Viviana. Ela ensina que para vencer neste ramo é preciso aperfeiçoar sempre, pois tudo muda muito rapidamente e, “se a gente não acompanhar o mercado, fica pra trás e desatualizado. Nesta área, muda-se tudo o tempo todo. Gosto da profissão e minha satisfação em trabalhar nela é enorme. Trabalhamos com sonhos e, muitas vezes, as pessoas acham que não conseguem realizá-los ou que é muito caro fazer uma decoração bonita. Na realidade, isso pode ser acessível sim. O resultado do nosso trabalho é muito gratificante”.

"Fazemos toda uma análise do cliente para saber o gosto e o estilo dele. Com isso, trabalhamos os espaços com harmonia e uniformidade" - Viviana Reis, designer de interiores e lighting designer

Ela conta que muitos clientes acham desnecessário contratar um design de interiores. “Muitos acham que é até melhor fazerem eles mesmos a decoração. Porém, na internet, o ‘faça você mesmo’ muitas vezes pode não ser o melhor e o mais adequado para a pessoa. Fazemos toda uma análise do cliente para saber o gosto e o estilo dele. Com isso, trabalhamos os espaços com harmonia e uniformidade. Os espaços têm que falar a mesma língua, e o cliente, além de entender essa linguagem, tem que se sentir bem, confortável e em casa.”

LONGEVIDADE

Diretora da Abaeté Cortinas e Persianas, loja que se localiza no Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul da capital mineira, Alcione Santos conta que a empresa existe há 30 anos. “Trabalhamos com cortinas, persianas, toldos e papéis de parede. A demanda maior é pelas cortinas e persianas”, revela a executiva.

“Entrei no ramo há mais de 30 anos. Naquela época, percebi que o mercado estava carente desses produtos. Antes, trabalhava como gerente de banco”, lembra Alcione, que hoje tem sete colaboradores. Mas ela desaconselha quem quer investir no setor por agora e sugere cautela. “É aconselhável esperar a economia do país se estabilizar”, diz. Mesmo assim, ela diz que espera que a loja cresça este ano cerca de 30% em relação a 2018. Isso porque, segundo ela, reduziu a margem de lucro para driblar a crise.

“Para entrar neste ramo é preciso avaliar bem, pois a concorrência é muito grande. Acredito que as dificuldades do setor sejam as mesmas de todo comércio. Aumentar as vendas em um momento no qual as pessoas ainda estão com receio do que esperar para o futuro. Talvez seja isso mesmo”, comenta a empresária.

“Posso dizer que a longevidade da Abaeté Cortinas e Persianas, uma das pioneiras na venda de persianas no mercado de Belo Horizonte, justifica-se pelo contínuo empenho em zelar pela ética nas relações comerciais, bem como pela sintonia com os modernos conceitos de decoração. Oferecemos tradição, atendimento personalizado, estacionamento próprio e produtos de qualidade. Além disso, disponibilizamos nossos consultores para dar assessoria nos projetos de nossos clientes”, garante Alcione, acrescentando que “nosso objetivo é deixar o cliente sempre satisfeito”.

SERVIÇO

Viviana Reis
(31) 99202-2238
www.vivianareis.com.br

Abaeté Cortinas e Persianas
(31) 3261-6613
www.persianasabaete.com.br
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023