Na palma das mãos

Coletivo de arte e artesanato promove encontro com talentos mineiros na Praça da Liberdade

4º Encontro de Arte Mineira acontece em BH, no Sou Café, no Centro Cultural Banco do Brasil, nesta quarta-feira, 24 de abril, com a essência do feito à mão. Evento valoriza a produção criativa local

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/04/2019 15:35 / atualizado em 25/04/2019 19:32 Joana Gontijo /Lugar Certo
Beagá Arte/Divulgação

A arte e o artesanato se ramificam em um leque diversificado de manifestações que, adentrando cada obra, sinalizam uma direção de pertencimento ao representar experiências, tradições, histórias que perpassam famílias, laços identitários, muito antes retratos da vida. Com personalidade e um poder inerente de aguçar os sentidos, não é à toa que esse tipo de trabalho seduz admiradores pelo mundo inteiro e ganha protagonismo dia a dia, uma vez expressão da cultura, fruto de criação única e reflexo autêntico da presença de um povo.

Em Minas Gerais, não faltam representantes dedicados à riqueza do labor artístico e artesanal. Na capital, um projeto que entra em seu quinto ano de realização conquista cada vez mais os olhares do público ao enaltecer a produção de diferentes atores envolvidos no setor. Trata-se do Beagá Arte - Valorizando Quem Faz, que em 2019 está cheio de novidades, demonstrando um grande crescimento desde que teve início na garagem da casa da criadora, Cynthia Rabello. "Pretendemos promover a união entre os atores da cadeia da arte e do artesanato. Convocamos o público para prestigiar a produção em Minas, valorizar o que a gente tem e faz", diz a coordenadora do coletivo.

Já no calendário oficial da cidade, o Encontro de Arte Mineira captura a atenção dos interessados no que há de melhor entre a concepção criativa local. Nesta quarta-feira, 24 de abril, acontece a quarta edição do evento, no espaço inaugurado no Sou Café, dentro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O encontro começa às 14h e vai até 21h, com entrada gratuita.

Beagá Arte/Divulgação

São 15 expositores e, dentre o menu oferecido, muita variedade: bijuterias, acessórios e objetos em cerâmica (Anna Tê); bijuterias em pedras naturais (Ludmila - Arame Minerais); bijuterias em mosaicos de madeira (Bárbara - Mosaicos Inajá); joalheria autoral, entre brincos, colares e anéis (Domingos Sávio Gariglio - Gariglio Design); joalheria artesanal com pedras naturais e pérolas, e porcelanas ornadas com frases de poetas mineiros (Cynthia Rabello); desenhos e ilustrações afetivas (Estevão Machado); pintura em tela (Mara Ulhoa); quadrinhos em micro mosaicos e esculturas minimalistas em palito de fósforo (Exequiel Duarte - Recicl-A-rte); utilitários em cerâmica (Denis Medeiros - Trocatapa Cerâmicas); bolsaria artesanal (Marcela Moreirah - Bruaca); bordados e crochê (Denise Cruz - Cruzes Décor); bonecas de pano pretas (Imani Anna); bonecas em homenagem a grandes artistas (Rosângella Menezes); quadros feitos com escrita em madeira a partir da técnica antiga de pirografia, em peças em baixo e alto relevo (Bruno Pirografia Fênix); estandartes com temas religiosos (Walter Martins).

A loja aberta no café funciona para a exposição e venda dos artigos artesanais, e também é palco dos encontros artísticos mensais. A proposta é dar lugar para variados modos de expressão, como literatura, música, artesanato, artes plásticas e visuais, a fim de contornar uma presença própria dentre esse que é um espaço privilegiado na cena cultural belo-horizontina. "Costumo dizer que estamos no meio termo - não fazemos nem o artesanato simples e nem as obras de arte mais inviáveis e inacessíveis. Buscamos trazer a arte e o artesanato que sejam alcançáveis e que as pessoas possam consumir no dia a dia", pontua Cynthia.

O grupo vislumbra ótimas oportunidades de atuação nesse ano e comemora propostas de participação em eventos em outras cidades, inclusive fora do estado. Acaba de acontecer uma exposição de arte e artesanato na galeria do restaurante La Fiorentina, no Leme, no Rio de Janeiro, um grande sucesso que encantou os visitantes. Outros convites em vista poderão levar o projeto para Búzios, Florianópolis, Ipatinga, além da presença em um evento no Boulevard Shopping,na capital mineira, em maio.

Beagá Arte/Divulgação

Já com a ideia engatilhada, um dos passos a serem dados é conseguir se formar como associação, o que vai otimizar a visibilidade e abrangência de público. O propósito é obter incentivo, novas formas de apoio, dar oportunidade aos artesãos de integrar diferentes exposições, em locais como centros culturais e museus, por exemplo, a preços de participação acessíveis.

"A intenção é estabelecer um encontro de arte itinerante. Agrupar uma turma com trabalhos diferenciados, criativos e, assim, investir em uma divulgação maciça para ampliar o espectro de atuação dos artistas e artesãos, focando realmente na produção mineira. O importante agora é estarmos organizados", pontua Cynthia Rabello, que se mostra ainda mais satisfeita com a recém-inuagurada loja e ateliê Mercearia, em Ouro Preto, uma iniciativa independente, que tem apoio do Beagá Arte, unindo a criação de diferentes artistas em um charmoso espaço próximo à Igreja do Pilar, na cidade histórica.

Beagá Arte/Divulgação

O Beagá Arte está com inscrições abertas para novos expositores. Quem tiver interesse pode procurar a coordenação para avaliação das peças e possível participação. O projeto também abre oportunidade para quem quiser integrar o time de artistas e artesãos que fará parte de um evento especial em julho, em Ouro Preto. O telefone é (31) 9.9511-9490 e também está disponível o endereço no Instagram @beagaarte, além da página no Facebook.

Veja a lista de expositores: 

Anna Tê @annatebh 
Bárbara - Mosaicos Inajá - @mosaicosinaja 
Bruno - Pirografia Fênix - @pirografiafenix
Cynthia Rabello@ateliecynthiarabello 
Denis Medeiros - Trocatapa Cerâmicas - @trocatapa_ceramics
Denise Cruz - Cruzes Décor - @cruzesdecor 
Domingos Sávio Gariglio - Gariglio Design - @garigliodesign 
Estevão Machado@estevaomachadogontijo 
Exequiel Duarte - Recicl-A-rte - @recicl4rte 
Imani Anna @imani.anna 
Ludmila - Arame Minerais - @arameminerais 
Mara Ulhoa@maraulhoa 
Marcela Moreirah - Bruaca - @suabruaca 
Rosângella Menezes 
Walter Martins

Serviço:
4º Encontro de Arte Mineira
24 de abril de 2019
De 14h às 21h
No Sou Café
Centro Cultural Banco do Brasil
Praça da Liberdade, 450, Funcionários - Belo Horizonte
Entrada gratuita
Sujeito a lotação
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023