Feito à mão

Evento em BH convida à apreciação da arte e do artesanato mineiro

Projeto Beagá Arte - Valorizando Quem Faz promove encontro especial no Sou Café, no CCBB. Exposição reúne a produção criativa do estado, em 10 de julho

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/07/2019 13:43 / atualizado em 08/07/2019 13:49 Joana Gontijo /Lugar Certo
Beagá Arte/Divulgação

Retrato da diversidade, criatividade que identifica culturas, manifestação de pensamentos, caminhos revelados em detalhes. Quando se trata de arte e artesanato, o sentido de pertencimento nasce em cada obra como o fruto da inspiração que celebra a existência de um povo. Enaltecer o que é elaborado assim é valorizar raízes, é contar histórias, é viver o belo que parte da singularidade. E é para exaltar o feitio manual que o projeto Beagá Arte - Valorizando quem faz existe há cinco anos. O coletivo de artistas e artesãos mineiros tem sua origem na iniciativa de Cynthia Rabello que, em um momento inicial, depois de deixar o emprego formal em um banco, concebeu um espaço de produção e vendas na garagem da própria casa, antes com foco em joalheria autoral. Para surgir o primeiro espaço que reunia diferentes obras, no Santo Agostinho, em BH, foi um pulo.

De lá para cá, o centro que começou pequenino, hoje funciona como um grupo que mostra os mais variados tipos de artigos concebidos à mão. No princípio, o projeto, além de oferecer cursos, oficinas e workshops diversos, figurou em eventos da área, marcou presença em feiras na capital, como a temporada, em 2018, no corredor de entrada do Jockey Club, na Savassi. Agora firma lugar no Sou Café, dentro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Praça da Liberdade, em BH, com um ambiente permanente para comercialização e exposição dos produtos.

No café, acontece mensalmente, desde dezembro, um encontro de arte e artesanato, que já caiu no gosto do público nesse que é um espaço privilegiado na cena cultural belo-horizontina. A próxima edição está marcada para o próximo dia 10, com abertura às 14h, e a entrada é gratuita.

Beagá Arte/Divulgação

O encontro reúne o trabalho de nomes importantes da arte e do artesanato de Minas Gerais, com riqueza de peças, encontrando a cultura peculiar de diferentes regiões do estado, com composições representativas. Com um variado leque que incrementa o projeto, o melhor do artesanato, das artes, da moda e do design chega com a presença ilustre de marcas locais, reafirmando a força criativa de Minas. Entre as ofertas estão: joalheria com pedras naturais e pérolas; desenhos e ilustrações afetivas; quadrinhos em micro mosaicos e esculturas minimalistas em palito de fósforo; utilitários, objetos decorativos, bonecas, adornos e esculturas em cerâmica; bordados; fotografia; pinturas; bolsaria artesanal; releituras de telas famosas em vestes de bonecas; produtos de moda elaborados por projeto social; pirografia e itens para mesa e parede, entre outros, com o veio da arte popular brasileira.

Beagá Arte/Divulgação

Entre os participantes estão: Trocatapa Cerâmica, Exequiel Duarte, Bruaca Bolsaria, Cynthia Rabello Design, Libertees Brasil, Pirografia Fênix, Rubia Brasileiro, Lidia Miquelão, Fernanda Tunes, Luiz Maia, Adolfo Viana, Rosangella Menezes e Estevão Machado, além do convidado especial Willi de Carvalho.

Beagá Arte/Divulgação

"Costumo dizer que estamos no meio termo - não fazemos nem o artesanato simples e nem as obras de arte mais inviáveis e inacessíveis. Buscamos trazer a arte e o artesanato que sejam alcançáveis e que as pessoas possam consumir no dia a dia", pontua Cynthia Rabello.

Beagá Arte/Divulgação

O artesanato rico e autêntico chama o olhar de quem se surpreende com as peças. "Geralmente, não se tem acesso a uma produção de qualidade. Assim, quem frequenta nossa loja e os eventos se apaixona. Fazemos questão de exaltar a história de cada artista, como uma maneira de resgate mesmo". No grupo do Beagá Arte, produtores de todas as idades são os responsáveis pela magia do que é feito à mão.

Beagá Arte/Divulgação

"Pretendemos promover a união entre os atores da cadeia da arte e do artesanato. Convocamos o público para prestigiar a produção em Minas, valorizar o que a gente tem e faz", acrescenta Cynthia.

Beagá Arte/Divulgação

Uma aposta independente apoiada pelo Beagá Arte, a recém-inaugurada Mercearia - Loja Ateliê é mais uma vitrine importante para os artistas e artesãos mineiros em Ouro Preto, local de ressonância cultural e histórica no estado, no país e, porque não dizer, no mundo. O projeto também foi chamado pela artista Flory Menezes para uma nova exposição em sua galeria em Búzios.

Serviço:
V Encontro de Arte Mineira
10 de julho, de 14h às 21h
No Sou Café
Centro Cultural Banco do Brasil Praça da Liberdade, 450, Funcionários - Belo Horizonte
Instagram: 
@beagaarte 
Facebook: 
https://www.facebook.com/events/449335202465605/ 
Entrada gratuita Sujeito a lotação
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023