Versátil

Decoração da varanda de madeira: saiba como acertar nesta tendência

A sacada garante um charme a mais para o imóvel, deixando-o mais aconchegante

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/08/2021 13:00 / atualizado em 27/08/2021 13:05


Varanda de madeira - Pexels Varanda de madeira

 
Quem não gostaria de ter uma varanda de madeira, bonita e aconchegante? Pois se este é o seu desejo, acompanhe as dicas de como deixar a sua sacada encantadora. 

É bom ressaltar que a varanda tem conquistado cada vez mais espaço nas construções. Isso porque ela é o cantinho ideal para relaxar, passar momentos em família ou receber os amigos. 

Desse modo, aproveite para conferir as inspirações de varanda de madeira e com diferentes acabamentos. 

Varanda de madeira rústica 


Madeira combina com natureza e objetos rústicos, não é verdade? Nesse sentido, se você construiu uma varanda de madeira, aposte em objetos de vime, palha, vasos de plantas e tecidos com estampas florais para decorar a sacada. De modo geral, tudo que lhe aproxima da natureza faz você acertar na decoração. 

Varanda de madeira com vidro 


vidro é o queridinho dos decoradores, pois é bastante versátil e resistente. Portanto, se você quer unir vidro e madeira na sua sacada, saiba que fará uma escolha acertada. Além disso, o vidro é um elemento neutro na decoração e serve como uma barreira protetora. Embora ele lembre modernidade, cai bem com um estilo mais rústico de decoração. 

Varanda de madeira suspensa 


Você sabia que as varandas de apartamento são consideradas suspensas? Além disso, elas também combinam com sobrados e casas térreas, dando um toque de elegância no projeto. Dessa maneira, você pode desenvolver a decoração com um toque mais rústico ou mais sofisticado, dependendo do restante do estilo do imóvel. De qualquer maneira, elas são um verdadeiro charme. 
 
Varanda de madeira - Pexels Varanda de madeira

 

Varanda de madeira gourmet 


E que tal estender a área gourmet da sua casa para a varanda de madeira? Neste caso, escolha um conjunto de mesas e cadeiras bem confortável e capriche na escolha dos armários e nichos. É possível usar a madeira em vários detalhes, atribuindo conforto ao projeto. 

Varanda de madeira com ferro 


O ferro também pode ser usado na sacada, seja no guarda-corpo ou em algum detalhe da decoração. É bom ressaltar que o material combina com a madeira do acabamento, misturando o estilo rústico ao industrial. 

Varanda de madeira com pergolado 

 
O pergolado dá um ar medieval e romântico à decoração, ainda mais se for acompanhado de tecidos com um bom caimento e plantas trepadeiras, que fazem a natureza entrar em sua casa de um jeito bastante elegante. Isso sem falar no conforto térmico do pergolado e nas belas fotografias que podem ser feitas no local. 

Vantagens e desvantagens em escolher a madeira 


madeira presente em outros cômodos da casa é uma boa pedida para a varanda. Mas a escolha também tem seu lado positivo e negativo. Nesse sentido, é bom conferir as suas vantagens e desvantagens. 

Vantagens


  • isolante térmico, dando aquela sensação gostosa ao pisar descalço; 
  • isolante acústico, já que os sons não rebatem na superfície; 
  • efeito rústico, principalmente devido aos veios naturais da madeira; 
  • versatilidade na decoração, fornecendo ótimas combinações. 

Desvantagens 


  • manutenção frequente, com reaplicação do verniz; 
  • custo alto, dependendo do tipo de madeira escolhida; 
  • mais suscetível a danos causados por cupins. 
 

Fazendo uma horta vertical na varanda de madeira 


Uma boa pedida na varanda de madeira é montar uma horta vertical no espaço. Já imaginou uma varanda gourmet com temperos fresquinhos? Além disso, ela ganhará um ar campestre encantador. 

Assim, você pode procurar tutoriais para fazer uma horta vertical com pallets ou estrutura de ferro. Além disso, pode escolher as hortaliças que mais se adaptam a pequenos vasos. 

Nesse sentido, opte por plantas com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, couve-flor e frutas de pequeno porte. 

Gostou das propostas?


Concluindo, a varanda de madeira é simplesmente encantadora, pois tem seu lado rústico, mas também pode ser sofisticada. Tudo vai depender do seu estilo de decoração, orçamento e espaço. 

Então, agora é hora de continuar acompanhando os conteúdos do Lugar Certo, não é mesmo? Aproveite e leia também como reformar sua varanda gourmet
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023