Menos é mais

Casa minimalista: saiba o que é e como adotar esse conceito na decoração

A decoração minimalista fez muito sucesso na virada do século, mas continua sendo uma forte tendência no mundo décor

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/12/2021 14:30


Decoração minimalista - Pixabay Decoração minimalista
 
A casa minimalista é aquela que valoriza a qualidade do espaço livre para que os moradores se sintam confortáveis e acolhidos. O design dos móveis, itens de decoração e acessórios seguem uma padronagem simples, sem excessos e com tons claros. 

Mas, acima de tudo, a decoração minimalista não significa algo frio e sem vida. Pelo contrário, ela é aconchegante na medida em que valoriza a organização, os espaços de circulação e a limpeza. 
Veja, portanto, como aplicar o minimalismo em sua casa, apartamento ou escritório através das dicas deste conteúdo. 

O que é minimalismo 


A decoração minimalista é uma extensão do movimento artístico e cultural que percorreu vários momentos do século 20. A ideia de que o consumismo desenfreado deveria ser combatido fez o movimento crescer ainda mais e ganhar outras vertentes, como a decoração. 

Portanto, o minimalismo se baseia no mínimo, como o próprio nome sugere. Na arte, o movimento representa a redução de recursos e elementos. Já na decoração, ele prioriza os elementos essenciais. 

Por isso, na casa minimalista você não verá móveis com acabamentos arredondados ou rebuscados. Ao mesmo tempo em que não verá cores vibrantes, cortinas com texturas destacadas ou acúmulo de objetos de decoração. 

É comum no quarto de casal, por exemplo, haver apenas a cama e um objeto ou outro. 
 
Em suma, a casa minimalista não terá nada em excesso, apenas o essencial. E, neste caso, o essencial é fino e elegante, trazendo ares de modernidade ao ambiente. 

Casa organizada, mente organizada 


Quem opta por aplicar a decoração minimalista em casa ou no apê deve refletir, antecipadamente, se o movimento combina com o seu estilo. 

Isso quer dizer que se você consegue deixar a cozinha organizada, por exemplo, com todos os objetos guardados em seu devido lugar, será um bom candidato à decoração minimalista. 

Isso porque o estilo combina, sobretudo, com organização. E, na prática, essa organização se reflete em outras esferas. É o caso da nossa saúde mental. Sabe aquela sensação de tranquilidade que temos após organizar gavetas e eliminar o desnecessário? 

Pois então, a organização da casa acaba se refletindo na nossa vida. Não é por acaso que a decoração minimalista no escritório, por exemplo, impacta na maior concentração e gerenciamento do tempo na jornada de trabalho. 

Princípios básicos 


Mas, enfim, como aplicar o minimalismo? Existem alguns princípios básicos que, facilmente, lhe fazem reconhecer uma decoração desse estilo. Confira alguns deles abaixo: 

  • fim dos acabamentos arredondados; 
  • linhas retas; 
  • predominância do branco, preto, azul e bege; 
  • puxadores discretos ou inexistentes nas gavetas e armários; 
  • tons claros; 
  • uso de traçados geométricos.  

Em síntese, você saberá identificar uma decoração minimalista pela valorização do essencial em todos os móveis e objetos nos quais o conceito do minimalismo for aplicado. 
 
Decoração minimalista - Pixabay Decoração minimalista
 
 

Itens indispensáveis 


Sendo assim, alguns itens são aliados da casa minimalista. Basta saber utilizá-los na decoração da melhor maneira. Veja algumas dicas especiais.

Espelhos

Se você está decorando uma casa minimalista, aposte nos espelhos grandes, que vão do piso ao teto. Afinal, os espelhos dão sensação de amplitude ao ambiente e podem ficar bastante charmosos. 

Iluminação natural

Para evitar excessos, nada melhor do que aproveitar a iluminação natural nos ambientes. Sendo assim, você verá muitas casas minimalistas com grandes janelas, muitas vezes sem cortinas ou com tecidos muito finos. Lembrando que o ambiente iluminado também dá a sensação de limpeza e organização. 

linhas retas

As linhas retas nos móveis, por si só, já são elegantes. Por isso, não é preciso usar curvas, estampas e texturas. Portanto, as linhas retas harmonizam entre si, deixando o ambiente mais leve. 

Móveis para usar 


A maior parte dos móveis minimalistas possui linhas retas, cores claras e puxadores ocultos. 

Portanto, racks, cômodos, cabeceiras, mesas e cadeiras, armários e muitos outros seguem designs parecidos. 
 
Decoração minimalista - Freepik Decoração minimalista
 

Dessa maneira, os móveis são projetados com o mínimo de peças possível, mas com os recursos possíveis para facilitar o manuseio e o deslizar de portas e gavetas. 

Gostou das dicas sobre o que é minimalismo e como aplicar? 


Confira agora como decorar sala pequena, pois muitos dos apartamentos compactos combinam com a decoração minimalista. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023