Tendência

Estilo minimalista: veja 4 dicas para decorar cada cômodo da sua casa

No minimalismo, menos é mais; confira os truques para deixar os ambientes da sua casa com a pegada minimalista

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/12/2021 09:17


Pexels

 
Ter uma casa decorada em grande estilo é o sonho de muita gente. Mas ao entender o minimalismo, fica mais fácil colocá-lo em prática e ter uma decoração clean e, ao mesmo tempo, sofisticada. 

Nesse sentido, confira as dicas de decoração minimalista neste conteúdo e saiba como aplicar no quarto, na sala, na cozinha e no banheiro. Assim, você terá uma casa ou apartamento em alto estilo e gastando pouco. 

Como é a decoração minimalista


A decoração minimalista foi inspirada nas artes plásticas, onde o movimento nasceu no início do século 20. Pregava-se o uso mínimo de elementos, apenas os essenciais. Além disso, combatia-se o supérfluo e o consumo exagerado. 

Trazendo essas referências para a decoração, surgiram casas com mais espaço livre, menos móveis e objetos de decoração. As cores predominantes eram as básicas, como o branco, o preto e o cinza, com pequenos pontos de cor em itens estratégicos, como almofadas e tapetes. 

Outro detalhe interessante é o layout dos móveis, que seguem uma padronagem reta, sem cantos arredondados ou em alto relevo. Os puxadores dos armários são ocultos em algumas peças, levando toques de modernidade nas portas e gavetas. 

Vantagens da decoração minimalista 


Entre as vantagens desse estilo de decoração estão o maior espaço livre para circulação nos cômodos, a sensação de tranquilidade e a leveza dos ambientes. 

Aliás, enquanto que em outros estilos, como o Boho, existem muitas informações no projeto, na decoração minimalista há o mínimo possível. Assim, cada peça é valorizada no conjunto geral. 

Além disso, a visível redução de objetos e móveis nos faz ter uma sensação de organização muito maior do que num ambiente com várias coisas misturadas. No dia a dia, portanto, é até mais fácil fazer a limpeza e deixar tudo em seu devido lugar. 

Ambientes minimalistas 


Mas na hora de colocar todos os conceitos em prática, muitas pessoas ficam em dúvida sobre como fazer. Por isso, trouxemos aqui algumas dicas por cômodo. Veja. 

Quarto

É válido apostar em um piso de madeira, como os modelos laminado e vinílico. Também é interessante usar cortinas mais discretas e que possam ficar abertas para permitir a entrada da luz natural. 

Sala

Você pode eleger um móvel de destaque, como o estofado amplo. Assim, os demais elementos devem acompanhar o mesmo padrão, utilizando cores neutras. Você pode deixar o clima mais descontraído com um vaso com galhos secos. 

Cozinha

O jogo de cozinha pode seguir a regra dos tons claros e neutros. Os puxadores devem ter linhas retas e, de preferência, bem discretos. Nada de louças à mostra ou nichos na parede. A regra é deixar tudo guardado para não causar nenhuma poluição visual. 

Banheiro

Um banheiro fino e sem excessos deixa o ambiente mais agradável. Portanto, opte por uma decoração minimalista, como o uso de armários escuros e metais com acabamentos retos e modernos. 

Preste atenção à escolha das cores 


Como foi dito, as cores da decoração minimalista são neutras, com prevalência do branco, preto, bege e cinza. 

Afinal de contas, é difícil errar quando apostamos no branco, por exemplo, que é uma cor clássica e está presente nas casas minimalistas. Sendo assim, você pode usá-la nos móveis principais, como estofados nas salas, guarda-roupas no quarto ou na bancada da cozinha. 
 
Pexels
 
  

Valorize a iluminação natural 

 
Na decoração minimalista, o uso da iluminação natural é um item fundamental. Dessa maneira, busque valorizar a iluminação natural no momento da concepção do projeto. 

Porém, se não for possível, ou se você morar em imóvel alugado, aproveite para usar cortinas de tecidos bem finos ou deixar as janelas livres para garantir um efeito positivo na decoração. 
 

Use o mínimo necessário 

 
Na decoração minimalista, a mensagem que se passa é: tenha apenas o essencial para viver. Portanto, na hora de decorar a sala, por exemplo, invista apenas naquilo que realmente lhe importa. 

Assim, você encontra o mínimo necessário para a sua família, fazendo escolhas elencando as prioridades. 
 

Invista em plantas 

 
O verde leva um pouquinho da natureza para a sua casa. E a decoração minimalista está alinhada ao propósito de valorizar os recursos naturais, usando o mínimo necessário. 

Exatamente por isso, os elementos naturais são bem-vindos na decoração. Portanto, um vaso de folhagem, como uma samambaia, combinam tão bem com o estofado branco da sua sala. 

Concluindo, a decoração minimalista é uma das abordagens mais usadas, porém, exige cuidados na disposição dos móveis e na escolha das cores. 

Gostou do conteúdo?


Se você não se decidiu ainda sobre o estilo de decoração a ser adotado na sua casa, que tal acompanhar novos conteúdos no portal Lugar Certo? Aqui você tem acesso a dicas de decoração, organização, limpeza, jardinagem, DIY e muito mais. Leia também o conteúdo sobre a decoração Urban Jungle para deixar a sua casa com alto astral.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023