Litoral

Como decorar sua casa da praia para curtir as férias de verão

A decoração da casa de veraneio deve considerar a praticidade e o conforto para receber você e os convidados

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/12/2021 09:20


Casa de praia - Freepik Casa de praia

 
O verão chegou e, com ele, a vontade de viajar para o litoral. Muitas pessoas têm casa na praia e aproveitam as férias de janeiro para passar uns dias vendo o mar e renovando as energias. Entretanto, muita gente também se preocupa com a decoração da casa de veraneio para deixá-la pronta para os aluguéis da alta temporada. 

Antes de tudo, é bom lembrar que a casa de veraneio é um imóvel destinado à moradia temporária, seja em época de férias de verão ou de inverno, dependendo da vocação turística da região. 

Como você ou outras famílias irão aproveitar o imóvel em períodos curtos, o ideal é valorizar a praticidade e o conforto. Se descansar na casa de veraneio já é bom, imagine com uma decoração bem agradável? Por isso, confira as dicas deste conteúdo. 

Quais são os itens indispensáveis na decoração da casa de veraneio? 


Acima de tudo, é bom lembrar que a decoração de casa de veraneio é diferente de uma casa convencional. Isso porque as condições climáticas podem exigir mobília, acabamento e revestimento diferenciados. 

Nesse sentido, são indispensáveis na sua casa de veraneio: 

  • pisos frios e antiderrapantes: eles são mais fáceis de limpar e seguros; 
  • decks de madeira: eles garantem mais conforto térmico, principalmente ao pisar descalço; 
  • tecidos impermeáveis nas almofadas: nas cadeiras do terraço, áreas de lazer e piscina, opte pelos tecidos impermeáveis e não se preocupe em ficar retirando as peças quando chover; 
  • móveis resistentes: escolha uma mobília mais resistente às intempéries e à maresia para evitar a troca constante devido ao desgaste. 

Como garantir boas energias na casa de veraneio? 


Uma casa de veraneio usada por você e sua família precisa de um toque personalizado para todos se sentirem realmente em casa. 
 
Por essa razão, aposte em uma decoração personalizada, levando porta-retratos da família, objetos de decoração que pertenciam aos parentes mais antigos ou ainda algo que lembre a sua infância e as viagens em família. 

Ademais, lembre-se de manter uma decoração bem alto-astral. Escolha cores claras, use uma boa iluminação, aposte no uso de plantas e decore com o seu estilo. 

Como decorar dentro de casa? 


A decoração de casa de veraneio também se completa com objetos usados no interior, começando por alguns itens que listamos abaixo. 

Divisórias ou janelões de vidro

Deixe a luz entrar na casa de veraneio com amplas janelas ou divisórias de vidro. Assim, você se conecta com o entorno do imóvel e ainda pode ter uma bela vista do pôr do sol.

Tecidos apropriados

Como já falamos, use tecidos impermeáveis nos objetos que ficarem no tempo. Além disso, invista na iluminação natural com tecidos bem finos nas cortinas das janelas. Escolha, sobretudo, tecidos que não estraguem com facilidade, principalmente os expostos ao sol.

Cores ideais

Seja nas paredes ou na decoração da casa de veraneio, o ideal é usar cores claras, que lembram o mar (no caso do litoral), como branco e azul. Mas você também apostar na harmonização do azul-marinho com tons mais claros. 
 

Itens artesanais

Normalmente, as casas de veraneio ficam em cidades turísticas com um rico turismo local. Por isso, valorize os artesãos da cidade comprando itens de decoração.

Madeira e alumínio

Lembre-se que móveis de madeira e de alumínio são mais resistentes à maresia do que o ferro, portanto, cuidado ao escolher os tipos de móveis que serão usados na sua casa de férias. 
 
Casa de praia - Pixabay Casa de praia
 

De que maneira usar a iluminação? 


De dia, a iluminação natural deve ser privilegiada. Mas à noite, opte por utilizar uma iluminação bem planejada, com pontos específicos de luz, seja dentro ou fora da casa de veraneio. 

Afinal, o projeto de iluminação pode fazer toda a diferença, dando mais tranquilidade nos quartos e passando mais dinamismo na cozinha, por exemplo. 

Como decorar a fachada e o jardim da casa de férias? 


A fachada e o jardim frontal costumam ser os destaques das casas onde se passam as férias. Isso porque é o ponto que mais chama a atenção de quem deseja alugar ou comprar uma casa para passar os momentos bons das férias. 

Desse modo, a dica é usar o tradicional branco e azul para lembrar o mar do litoral. Mas também explorar as janelas largas para permitir que todos apreciem a vista do destino turístico.  

Gostou das dicas de decoração de casa de veraneio? 

Você pode curtir outros conteúdos sobre decoração no portal Lugar Certo. Além disso, para deixar sua casa ainda mais confortável, confira as dicas de como bloquear o sol quente da janela.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023