Cantinho especial

Varanda do apartamento: veja 6 dicas de como decorar a sacada

A decoração de sacada deve levar em conta a funcionalidade do local, que pode ser usado para o trabalho ou para o lazer

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/03/2022 13:42 / atualizado em 07/03/2022 13:47


Freepik

 
Você está pensando em como decorar a sacada? Sem dúvidas, esse ambiente é muito especial e pode ter várias funções. Não importa se o local é grande ou pequeno. Confira as dicas de decoração de sacada neste conteúdo. 

Ter um apartamento com sacada é o sonho de muita gente. Em regiões quentes, então, nem se fale. Isso porque o espaço pode agregar valor ao imóvel, deixá-lo mais arejado e ser aproveitado de muitas maneiras. 

Além disso, você pode utilizar a sacada como um cantinho especial para você e a sua família. Mas também pode usá-la para receber visitas em ocasiões descontraídas. 


6 dicas sobre como decorar a sacada do apartamento


1. Defina a finalidade 


O primeiro passo para decorar a sacada é definir a finalidade do espaço. Sendo assim, avalie o que é melhor montar: seu home office, uma área gourmet, um cantinho de leitura, seu ateliê ou um jardim. 

A partir daí, você poderá definir o revestimento, a cor das paredes e o mobiliário. Portanto, não compre nada antes de definir como pretende utilizar a sacada do seu apartamento. 

2. Verifique se ela será aberta ou envidraçada 


A varanda do apartamento pode ser inteiramente aberta, com redes de proteção ou, ainda, envidraçada. Mas é bom verificar com o conselho gestor do seu condomínio se é permitido mudar a fachada. 
Lembre-se, no entanto, que ao escolher a varanda aberta você precisará tomar cuidado com as plantas e os móveis deste ambiente. Isso porque as plantas devem ser resistentes à chuva, ao vento e à luz solar direta. 

Enquanto isso, os móveis precisam ser produzidos em madeira impermeabilizada ou materiais que não oxidem. Mas, além disso, é importante usar almofadas com tecidos impermeáveis para evitar danos com as chuvas. 

3. Use nichos e prateleiras 


Essa dica é direcionada a pessoas com varandas pequenas. Você pode aproveitar o espaço aéreo das paredes e utilizar nichos. Outra boa indicação são as prateleiras verticais. 

Os nichos, por exemplo, são um bom local para guardar objetos decorativos, coleções, plantas, entre outros itens. 

Porém, se você escolheu fazer seu home office no espaço, os nichos e prateleiras podem ser úteis para guardar pastas, documentos e aparelhos, como impressoras. 

4. Lembre-se do espaço para circulação 


Por mais que a sua varanda seja pequena, é importante deixar um espaço para circulação. Caso contrário, o ambiente não ficará aconchegante nem funcional. 

Por essa razão, a decoração de sacada merece uma atenção especial antes de comprar os móveis e escolher o estilo. 

Uma dica é deixar um espaço de circulação de, pelo menos, 50 centímetros. Esse espaço servirá para você circular entre a mobília. No entanto, se você preferir colocar uma mesa com cadeiras na varanda, é importante reservar pelo menos 80 centímetros de área para circulação, evitando assim apertos e batidas na hora das refeições. 

5. Invista em plantas na decoração da sacada 


Já falamos aqui no portal sobre jardim vertical e plantas em vaso. Por isso, a dica é usar o espaço da varanda para cultivar folhagens e flores. 

Contudo, não se esqueça de conferir se a planta se adapta a lugares fechados ou com incidência direta de raios solares. Além disso, cuide bem do seu jardim, pesquisando sobre a poda, adubação e rega correta das espécies escolhidas.  

6. Aposte em uma churrasqueira


A decoração da varanda pode ganhar uma churrasqueira, especialmente se for uma área gourmet. Para isso, você pode investir em um ambiente integrado com a cozinha, com o mesmo estilo de decoração e padronagem de cores. 

Além disso, aposte em azulejos coloridos, mesa e cadeiras apropriadas. Dessa forma, o ambiente ficará aconchegante para receber os amigos. 

Você gostou das dicas de como decorar a sacada do apartamento? 

Então, aproveite para ler agora outros conteúdos sobre decoração e organização do portal Lugar Certo. Trazemos dicas para todos os cômodos da sua casa ou apartamento. 


Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023