Energia

Veja como usar várias cores diferentes na decoração da sua casa

A dica é seguir o Círculo Cromático para combinar as várias tonalidades, mas você também pode apostar nas cores que dão mais ânimo e despertam a criatividade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/05/2022 13:00



 
As cores são grandes aliadas da decoração. Afinal, elas são capazes de mudar totalmente um ambiente sem precisar de uma grande reforma. Mas como usar as cores de modo harmônico? Veja as recomendações de como combinar cores na decoração neste conteúdo. 

Afinal, será que preto e branco realmente combinam com qualquer cor? E dá para usar vermelho com azul? Tire suas dúvidas agora. 

Entenda o Círculo Cromático 

Círculo cromático é uma representação em círculo das cores percebidas pelo olho humano.  - Círculo cromático é uma representação em círculo das cores percebidas pelo olho humano.
 
Você já deve ter visto o Círculo Cromático. Ele é uma representação, em círculo, das cores percebidas pelo olho humano. 

Assim, ele é dividido em 12 partes que contêm: 3 cores primárias, 3 secundárias e 6 terciárias. Mas, afinal, quais são as cores que se encaixam nesta subdivisão? Acompanhe: 

  • Primárias: amarelo, vermelho e azul;
  • Secundárias: mistura duas cores primárias;
  • Terciárias: mistura cores primárias com cores secundárias.

A partir dessas combinações, é possível ter várias cores para serem usadas na decoração, seja de paredes, de móveis, de itens decorativos e muito mais. 

Entenda a Psicologia das Cores 


Sem dúvidas, as cores refletem sentimentos e momentos de uma época. Para se ter uma ideia, quando o MASP (Museu de Arte de São Paulo) pintou suas vigas de vermelho em 1990, a nova estética arrancou elogios. Entretanto, se fosse pintada assim em 1968, poderia soar subversivo devido ao militarismo. 

Segundo a autora do livro Psicologia das Cores, Eva Heller, a combinação das cores reflete questões sociológicas e não apenas os gostos individuais. 

Por essa razão, ao escolher as cores da decoração da sua casa ou escritório, você estará emitindo um sentimento ou querendo passar uma impressão de serenidade, energia, sobriedade, entre outros. 

Veja como usar as cores primárias 


Como você viu acima, as cores primárias são amarelo, vermelho e azul. Elas também são chamadas de cores com tons puros, pois não há nenhuma outra composição de cor. 

Mas, então, fica a dúvida: como usar as cores primárias na decoração? Elas podem, na verdade, ser usadas de duas formas: 

  • Combinadas entre si: é possível fazer composições, como o amarelo e o azul. Mas a dica aqui é escolher duas cores primárias para usar como cores predominantes da decoração. Isso porque usar as três cores juntas pode causar um impacto visual negativo. 
  • Combinadas com tons neutros: você já notou como o marrom, o cinza, o branco e o preto combinam com qualquer outra cor? Por essa razão, você pode usar as cores primárias na decoração misturadas a alguma cor neutra. Já imaginou um quarto com tons amarelo e cinza, por exemplo? 

Entenda a função das cores no Feng Shui 


Segundo a prática do Feng Shui, todos os tons possuem um tipo diferente de energia. Nesse sentido, se você está em dúvida sobre qual cor escolher, confira o significado de algumas delas.  
  • Preto: representa sabedoria e profundidade intelectual. É ideal para escritórios. Mas cuidado para não exagerar na cor, pois pode causar uma impressão de energia pesada e pessimismo. 
  • Branco: é o símbolo da pureza e da inocência, sendo muito usada em salas, quartos e cozinhas. É perfeita para quem busca um ambiente mais clean. 
  • Cinza: transmite emoções como estabilidade, independência e autocontrole. Além disso, combina com cores mais vibrantes, como o vermelho. 
  • Rosa: representa o amor incondicional e a delicadeza. Por essa razão, insira o rosa em decorações mais românticas e leves. 
  • Roxo: é o equilíbrio entre a razão e a paixão, por isso, é muito usada em ambientes que estimulam a espiritualidade e a meditação. Mas tente não exagerar para não trazer sensações de depressão e ansiedade. 
  • Azul: é muito usado no quarto, pois é a cor do elemento água e, assim, traz a sensação de tranquilidade e harmonia. 
  • Verde: o verde está ligado à saúde, prosperidade, natureza, fertilidade e esperança. Sendo assim, também é muito usado no quarto. 
  • Amarelo: é a cor ideal para estimular a criatividade. Dessa forma, é o tom ideal para escritórios e salas de estudo. 
  • Vermelho: representa a paixão, a vibração, o calor e a força. Por esse motivo, é interessante usar em itens de decoração ou uma parede única. 

O azul traz a sensação de tranquilidade e harmonia.  - O azul traz a sensação de tranquilidade e harmonia.

 Combine cores e texturas 


A textura é uma característica presente nos mais variados tipos de materiais e estilos de acabamento.

Um estofado de couro, por exemplo, tem uma textura que combina com cores mais neutras, como o branco e o cinza. 

Dessa forma, aposte nas cores neutras quando for usar muitas texturas na decoração, sejam elas no piso, nas paredes ou na mobília. 

Além disso, não pense que o colorido é proibido, mas ele deve aparecer em menor escala, pois as texturas já estão em evidência no ambiente. 

Gostou das dicas de como combinar cores na decoração? Então, agora fique atento aos demais conteúdos do portal Lugar Certo, que traz dicas de decoração com vários estilos e preferências. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023