Conhecida por enaltecer a união entre peças antigas e contemporâneas, a edição mineira da Modernos Eternos 2022 começou nesta terça-feira (21/6) e vai até 7 de julho no coração de Belo Horizonte. Em nove andares do emblemático edifício P7, na Praça Sete, o evento, em sua sétima edição, abriga 39 ambientes assinados por 44 profissionais consagrados e jovens talentos, e conta com mais de 70 parceiros, entre fornecedores e apoiadores.
Alicerçada no conceito mix&match, a mostra anual de de arquitetura, design e décor também abre as portas para a arte e a cultura. Um dos principais objetivos da Modernos Eternos é dar visibilidade para profissionais e fornecedores, ampliando a noção da simples exposição de seus trabalhos, para uma realidade mais palpável sobre as oportunidades de comercialização, fomentando o mercado de arte, design, decoração, arquitetura, e toda a cadeia produtiva do setor, incluindo os lançamentos anuais.
Leia Mais
Confira quais são as melhores cores para utilizar em ambientes pequenosDecoração: 5 dicas fáceis que podem transformar o seu quartoVeja as novas tendências de decoração que estão bombando na EuropaEm propostas para quartos, ambientes de convivência e bem estar, espaços corporativos, redutos gourmet, recintos dedicados à arte, e muito mais, arquitetos e designers ficaram à vontade para escolher o motivo de cada projeto, e o resultado são propostas belas, refinadas e arrojadas. Nas composições, a visão descortinada para o horizonte da cidade que aparece pelas superfícies envidraçadas, do alto, é um espetáculo em particular.
A Modernos Eternos apoia e quer fazer parte da requalificação econômica do Centro da cidade, conhecida pela cultura efervescente representada por criadores de diversas áreas. O hipercentro da capital reúne parte do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural que identifica a cidade. Escolhido para abraçar a mostra, o prédio do P7 Criativo, um dos marcos da arquitetura moderna, é ponto de convergência das principais avenidas de BH.
O P7 Criativo é a primeira agência de desenvolvimento criativo do Brasil, gerida pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), com a missão de conectar empresas e talentos para fomentar negócios inovadores e sustentáveis, que sejam significativos para a economia do estado.
MARCO DA ARQUITETURA
A Praça Sete é endereço de edifícios importantes para a história da capital mineira. Entre eles, o Cine Theatro Brasil, que foi inaugurado em 1932, como o primeiro prédio da cidade projetado sob a influência do estilo art déco. O estilo arquitetônico abriu caminho para várias outras edificações nas décadas seguintes, o que fez de BH uma das cidades brasileiras referência nesse tipo de arquitetura.
Outro importante movimento estético-cultural pelo qual BH é conhecida, o modernismo também é presente na Praça Sete, com o prédio do antigo Banco Mineiro de Produção, que depois ficou conhecido como o prédio do Bemge e, em breve, será polo da economia criativa de Minas Gerais, com a inauguração da sede do P7 Criativo.
O P7 Criativo foi projetado em 1953 por Oscar Niemeyer e marca o início da arquitetura moderna em arranha-céus na capital mineira.
Desde que foi inaugurado, a primeira grande reforma só ocorreu em 1998, quando o estado de conservação da edificação foi considerado crítico, com o revestimento original deteriorado, esquadrias em situação precária e a necessidade de uma limpeza geral. Recentemente, a construção passou por uma nova restauração para abrigar o P7 Criativo.
Quem passa por ali percebe a mudança. Brisesoleils estão novamente pintados de branco, assim como estão renovados as vidraças e os painéis de tijolos de vidro. Por dentro, foi feita a recuperação do revestimento em pedra lioz nas paredes da recepção e no hall dos elevadores, e os tacos de madeira peroba originais foram cuidadosamente removidos e restaurados, um a um, para serem reinstalados no terceiro andar.
O cuidado com a renovação foi tão grande que, para os banheiros, foi necessário encomendar a uma fábrica de azulejos a produção do revestimento branco no tamanho 15 x 15 centímetros, como usado na construção original, que não é mais encontrado à venda no mercado.
MUITO MAIS CULTURA
Uma série de eventos paralelos se somam à programação da Modernos Eternos, com atividades especiais e ações de cultura, moda, preservação histórica, incentivo à arte popular e contemporânea, lançamentos tecnológicos e entretenimento.
A Modernos Eternos recebe a exposição "... na Cidade!", que se debruça sobre as histórias e lembranças de belo-horizontinos e evoca a memória afetiva em quem visita o evento.
A Ação Street desta vez homenageia o famoso copo lagoinha e a gastronomia é comandada pelo chef Leonardo Paixão pelo quinto ano consecutivo, que coordena o restaurante no rooftop. Destaque também para o Mina Jazz Bar e a presença da tradicional confeitaria Mole Antonelliana.
A Modernos Eternos 2022 tem o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e conta também com o Patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur.
MODERNOS ETERNOS 2022
De 21 de junho a 7 de julho
Terça a sexta, 15h às 22h
Sábado, 13h às 22h
Domingo, 13h às 19h
No edifício P7 Criativo
Rua Rio de Janeiro, 471 - Centro (Praça Sete)
Ingressos:
modernoseternosbh.byinti.com/
Informações:
modernoseternosbh.com/edicao-2022/
(31) 97244-2727
Instagram: @modernoseternosbh.