postado em 12/07/2022 13:42
/ atualizado em 12/07/2022 13:53
Com a ausência de paredes e outras divisórias, o ambiente fica naturalmente mais claro. / Foto: Freepik
Já pensou em ter uma área social integrada na sua casa? Ela nada mais é do que a junção da sala de estar, sala de jantar e varanda em um único ambiente. Mas será que essa integração é mesmo vantajosa? Confira as dicas e inspirações para ter um ambiente integrado em sua casa ou apartamento.
A área social integrada é muito usada nas casas norte-americanas e, pelo jeito, também ganhou a simpatia dos brasileiros. Isso porque, como você verá neste artigo, a integração traz muitas vantagens, como maior área de circulação e noção de amplitude.
Confira o que é área social integrada
A área social integrada ou ambiente integrado une mais de um cômodo em um só espaço, sem paredes.
Portanto, dependendo do projeto arquitetônico, a área social integrada pode unir a sala de jantar, a sala de estar, a varanda e, em alguns casos, até a cozinha.
É basicamente tudo junto, mas não misturado, pois os móveis são característicos de cada área. Sendo assim, o ambiente da sala terá estofado, da sala de jantar terá jogo de mesa e cadeiras e assim por diante.
Sabe quando você visita aqueles showrooms de lojas de móveis planejados? Por ali já dá para imaginar como será um ambiente integrado em sua casa.
Entenda como ganhar mais espaço de circulação
Quando os cômodos são individuais e separados por paredes, a circulação fica mais restrita. Dessa forma, até mesmo na hora de escolher a mobília, as opções são mais limitadas.
Porém, com ambientes integrados, você ganha mais espaço para circulação. Assim, a sua área social parecerá maior e deixará seus convidados mais à vontade durante uma festa, por exemplo.
Afinal de contas, com a sala e a varanda integradas, já dá para imaginar como será mais fácil a conexão entre as pessoas durante uma confraternização ou jantar especial, não é mesmo? Isso não é possível quando os ambientes são individuais, separados por paredes.
Contudo, para garantir a privacidade de cada espaço, você também pode construir muretas para demarcar onde é a sala de jantar e a sala de estar, por exemplo.
A integração traz muitas vantagens, como maior área de circulação e noção de amplitude. / Foto: Freepik
Saiba como ter mais luminosidade nos ambientes
Outra vantagem da área social integrada é a luminosidade. Isso porque com a ausência de paredes e outras divisórias, o ambiente fica naturalmente mais claro.
Além disso, se você está reformando sua casa e quer apostar nesta tendência, aproveite para instalar paredes de vidro mais amplas. Assim, durante o dia, a luminosidade natural estará garantida.
Incentivando a convivência
Imagine que, com os ambientes individuais, quem está na sala não está em contato direto com quem está na cozinha, principalmente se as medidas da sua casa forem amplas.
Contudo, com a área social integrada, você pode conversar tranquilamente com as visitas enquanto termina de preparar o jantar. Assim, você será um anfitrião muito mais amigável e íntimo, pois a própria estrutura da sua casa permitirá essa conexão.
Praticidade para quem tem crianças
Quando temos cômodos separados, sempre temos que ficar de olho nas crianças para se certificar de que elas estarão em segurança, não é verdade?
Contudo, com os ambientes integrados fica mais fácil visualizar o seu filho pequeno e o que ele está fazendo.
Assim, você pode preparar a papinha do bebê enquanto ele engatinha na sala, que tal? Além do mais, as crianças e os papais podem ficar mais juntinhos para curtir a casa.
Gostou dessa tendência? Se você ficou interessado em ter uma área social integrada em casa também vai achar importante essas dicas de como manter o lar mais arejado.
Continue no portal Lugar Certo e fique por dentro de inspirações de decoração e organização do lar.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação