Menos é mais

Conheça 4 peças minimalistas que vão transformar a decoração do seu quarto

O minimalismo é uma das decorações mais adotadas nos quartos. Se você gosta de espaços simples, porém modernos, esse é o estilo ideal

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/07/2022 11:32


Quem ama uma decoração leve e discreta, encontra no minimalismo o estilo perfeito. / Foto: Freepik - Quem ama uma decoração leve e discreta, encontra no minimalismo o estilo perfeito. / Foto: Freepik

 

Está procurando uma decoração minimalista para o seu quarto? O minimalismo é marcado pela redução no número de objetos decorativos. Contudo, é possível usar acessórios que irão se manter fiel ao estilo e ainda deixar o seu quarto incrível. 

Mas antes é bom lembrar que o minimalismo conquistou o mundo décor há muito tempo atrás. Por volta dos anos 50 e 60, o movimento surgiu nos Estados Unidos, inicialmente nas artes. 

Em pouco tempo, a abordagem minimalista conquistou os decoradores. Afinal, ela é centrada no fato de que você pode viver com o mínimo de recursos e assim evitar o consumismo desenfreado. 

O que é um quarto minimalista? 

Quem ama uma decoração leve e discreta, encontra no minimalismo o estilo perfeito. Nesse sentido, um quarto minimalista terá apenas os itens essenciais, com desenhos retos, com móveis funcionais e, principalmente, com cores clássicas e neutras. 

Por essa razão, você verá imagens de quartos minimalistas com cores discretas, como o branco, o preto e o cinza. 

Ainda falando sobre as cores minimalistas, prefira as monocromáticas, ou seja, aquelas que usam tons que não são muito diferentes entre si. 

Mas isso não indica frieza ou falta de vida no seu quarto. Afinal de contas, é possível usar a criatividade e o bom gosto para criar um efeito na parede, usar uma colcha de cor única combinada a um kit de almofadas, e por aí vai. 

Como usar objetos minimalistas? 

Os objetos minimalistas devem conversar com a decoração predominante no ambiente, seja ele um quarto, uma cozinha ou uma sala. 

Por essa razão, ao usar objetos minimalistas juntamente com outros estilos de decoração, verifique se visualmente eles combinam. 

Entre os objetos minimalistas que você verá a seguir, a maioria é de fácil aplicação na sua decoração.

Confira a lista!

Arranjos florais e vasos de plantas 

Flores também são bem-vindas na decoração minimalista. Afinal, elas quebram a monotonia e a seriedade dos tons neutros. 

Por esse motivo, colocar um vaso de flor com pétalas amarelas na mesa de cabeceira de um quarto minimalista causa um efeito bem interessante. 

Mas você também pode inovar e usar arranjos com galhos em um vaso no canto do quarto. Enfim, as flores naturais ou artificiais combinam com a tranquilidade gerada por esse estilo de decoração. 
 
Flores também são bem-vindas na decoração minimalista. / Foto: Freepik - Flores também são bem-vindas na decoração minimalista. / Foto: Freepik
 

Abajures e luminárias 

A decoração minimalista é feita pensando na iluminação natural. Desse modo, se ainda estiver construindo a casa nova, instale grandes janelas nos cômodos. Elas permitem a entrada da luz solar e da brisa, causando uma sensação agradável. 

No entanto, à noite, você pode utilizar luminárias minimalistas. Elas são feitas com materiais discretos, linhas retas e, de preferência, com acabamento da mesma cor utilizada nas paredes. 

Entre as fontes de luz, você pode usar abajures, pendentes e luminárias sobre os móveis. 

Móveis multifuncionais 

Como você viu até aqui, a decoração minimalista pede poucos móveis. Afinal, menos é mais. 

Entretanto, você pode escolher móveis com mais de uma função. A mesa de cabeceira, por exemplo, além do efeito estético pode servir de base para uma luminária e um vaso de flor. 
 
Você também pode usar uma cômoda que vira escrivaninha ou uma cama com gavetas em sua base. 

Aliás, esse tipo de escolha é ideal para quem mora em casas e apartamentos mais compactos. 

Armário cápsula 

E, para finalizar, tenha um armário cápsula em seu quarto minimalista. Esse conceito surgiu na década de 70 quando a estilista Susie Faux criou a ideia, que ainda hoje é adotada pelas blogueiras de moda. 

O armário cápsula é um armário exposto, composto apenas por peças essenciais, como camisa, calça, vestido e poucos acessórios. Além de ficar mais visual, ele evita a desorganização e lhe ajuda na hora de escolher que roupa vestir. 

Está pronto para a sua decoração minimalista no quarto? Com essas dicas, já dá para criar uma decoração mais leve e focada no essencial. 

Mas que tal estender esse estilo de decoração para outros cômodos? Aproveite para ler o conteúdo sobre como decorar uma casa inteira no conceito minimalista. 

Acompanhe os demais conteúdos do portal Lugar Certo e fique por dentro dos estilos decorativos, além de saber como organizar os cômodos e ter mais espaço para você. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023