Lugar certo

VITRINE DE IDEIAS

Morar Mais Por Menos começa em BH com elegância para uma decoração possível

Bilheteria Menos é Mais, de Lindi Santos, e Sala de estar, de Alex Meneses - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
O lar como identidade. Para lazer, trabalho, estudo, descanso, espaço para interações sociais, vivências e experiências diversas, a casa é o espelho do morador. Um lugar para se ter qualidade de vida, um sentir que se transforma com as características de quem ali habita. A arquitetura e a decoração contemporâneas extrapolam as fronteiras da estética para expressar o jeito de ser de cada um. Só beleza não basta. Também é preciso que o ambiente seja uma tradução de essência e personalidade. É nessa toada que a mostra Morar Mais por Menos abre a edição 2022 em Belo Horizonte. É a 15ª vez que o evento acontece na capital mineira, esse ano ocupando um casarão da década de 1950 no Cidade Jardim.



Sala de jantar Brisa, por Studio M, de Maria Luiza Zacour e Marcela Ribeiro - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
A Vineria, de Danielle Lacerda e Giovanna Ziviani - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
Entre jardins, quartos, cozinha, copa, adega, salas de estar e jantar, galerias de arte, para citar apenas alguns exemplos, são 36 ambientes concebidos por 51 profissionais, ainda com o apoio de mais de 50 parceiros e fornecedores. As tendências atuais da decoração aparecem em propostas belas, práticas, funcionais, sem esquecer do aconchego e da sustentabilidade. A releitura de itens que são transformados da utilidade original para outras funções, na melhor pegada do design ecologicamente responsável, é um ponto alto da Morar Mais por Menos. Tudo mesclando peças assinadas e outras mais acessíveis.

Copa: Ponto de Encontro, de Nathália Lobo - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
Adega Terra, de Celia Coutinho, Manoel Gouvea e Ana Carolina Lacerda - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
Com o norte do chique que cabe no bolso, arquitetos, decoradores e paisagistas são desafiados a harmonizar espaços elegantes e modernos, lembrando que o público está cada vez mais exigente, e que uma forte direção atual nesse segmento é a valorização do bem viver sem ostentação. A programação inclui uma agenda paralela de oficinas, rodas de conversa, visitas guiadas, lançamentos, intervenções artísticas, entre outras atividades.

"Mais por menos, sustentabilidade, brasilidade, inclusão social, tecnologia e inovação, customização e negócios são os princípios norteadores da Morar Mais e todos os seus ambientes.
Conceitos importantes que os profissionais e visitantes já têm considerado em seus projetos reais, e que são fundamentais para o fortalecimento e evolução do nosso mercado", aponta a curadora Josette Davis. A proposta é enaltecer o que é feito no Brasil, em especial Minas Gerais, com responsabilidade social e ambiental. Assim, objetos e seus usos são repensados, buscando o novo, o artesanal e o faça você mesmo. A mostra também estimula parcerias e incentiva uma sólida rede de negócios.

Cozinha Relevos, de Lídici Melo e Thais Fontenelle - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
Morar Mais Galeria, de Marcos Esteves - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
Espaço de Brincar, de Karine Battu e Juliana Calixto - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
A fim de gerar resultados comerciais mais tangíveis para arquitetos e apoiadores, a descrição de todos os itens expostos nos ambientes e as soluções utilizadas estão disponíveis para os visitantes, bem como informações de preço, fornecedores e referência dos produtos. O evento também proporciona canais de contato direto do público com as empresas parceiras, facilitando a venda das peças expostas a preços especiais.

Sala de Banho: Aflora, de Yasmin Coelho e Alexia Moreira - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
Sala de Prosa, de Tarcísio Brum - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
"A Morar Mais foge do comum, do tom de showroom de loja ou demasiado conceitual. O visitante vê espaços e soluções que, de fato, consegue executar. E com a possibilidade de levar para casa tudo o que o encantou.
Com inventividade, planejamento e pesquisa, a mostra reafirma que viver bem é um sonho possível", ressalta Josette. A renovação e a abertura de mercado para arquitetos e designers mais jovens são outros compromissos da mostra. Em todas as edições, arquitetos iniciantes e experientes conquistam visibilidade e uma importante projeção profissional.

Tendências

Seguindo o que está em alta no living contemporâneo, o visitante da Morar Mais Por Menos encontra soluções e estéticas que pontuam as tendências presentes nos principais salões de design pelo mundo. Uma delas são as formas orgânicas, que aparecem em mobiliários, adornos e escolhas arquitetônicas no ambiente Sala de Jantar Brisa, de Maria Luiza Zacour e Marcela Ribeiro, por exemplo. Nesse espaço, as curvas das peças escolhidas remetem ao movimento do mar. Ainda nessa tendência, está o Banheiro Público Sensações, de Vânia Costa e Bruna Damasceno. As arquitetas especificaram um espelho curvo que imprime modernidade e leveza na composição.

Quarto de Hóspedes, de Fernanda Loressa - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
Banho Relicário da Terra, de Lucas Ribeiro - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
Galeria Minas Aura, por Aura Escritório de Arquitetura, de Ronan Soares e Ully Ruas - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
Outro elemento central é a conexão com a natureza. Na Morar Mais por Menos, aparece na escolha de materiais e cores naturais, em um tom de relaxamento, como ocorre no ambiente Sótão do Casal, de Gabriela Brasil e Letícia Meireles.
Nessa proposta, elementos como barro e palha, e uma paleta de cores baseada em tons verdes e terrosos criam uma atmosfera de aconchego. O uso criativo do paisagismo também é uma tônica da mostra, como em O Nosso Quintal, de Fernanda Lucena, Ana Amélia Goulart e Aline Ferreira, e no Jardim Yucca, por Gabrielle Souza, Gustavo Menezes e Pedro Melo.

Quarto da Jovem Artista, de Letícia Lopes e Carolina Galantine - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
Sótão do Casal, de Gabriela Brasil e Letícia Meireles - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
Banho da Jovem Retrô, de Clara Lins - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
O Nosso Quintal, de Fernanda Lucena, Ana Amélia Goulart e Aline Ferreira - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
Jardim dos Sentidos, por Luana Cristal e Ludmila Moreira, com Trocatapa Ceramics e Sweet Friends - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
A sustentabilidade, premissa importante da mostra, é pontuada em peças de design consciente, em soluções de reaproveitamento e ressignificação de materiais e objetos. Logo à entrada da casa, a Bilheteria Menos é Mais, assinada por Lindi Santos, traz uma luminária feita a partir de um guarda-chuva. No ambiente Casinha do cachorro, a arquiteta Thaís Lemos reutiliza blocos de concreto na escada, onde está ainda uma luminária feita de enchimento de almofada e garrafas pet. Telhas de fibra de vidro como opção de revestimento para a parede, e azulejos descartados como peça decorativa são destaques no projeto de Fernanda Lucena, Ana Amélia Goulart e Aline Ferreira, batizado O Armazém.

Bar Wo Detto, de Gabriela Brasil e Pedro Melo - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
O Armazém, de Fernanda Lucena, Ana Amélia Goulart e Aline Ferreira - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
Podprosa Wo Detto, de Gabriela Brasil e Pedro Melo - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
Galeria Zanne Neiva, por Marcos Esteves - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
A arte contemporânea também é protagonista na mostra, compondo diversos ambientes, além da presença nos espaços Morar Mais Galeria e Galeria Zanne Neiva, que têm curadoria de Marcos Esteves e obras de Ana Verona, Ananda Sant'anna, Carol Perillo, Carol Verona, Iane Zanini, Lenice Pitanguy, Paula Martins, Abadia Antunes, Cleusa Martins, Cristina Haibara, Fátima Santiago, Lúcia Josina, Raquel Lima e Zanne Neiva. Na Loja do Artista, a arte está em evidência em peças de aço assinadas por Franco Jr.

Gastronomia

A gastronomia é mais um ponto chave na Morar Mais Por Menos em BH, em um convite para o encontro e o entretenimento, como acontece em todas as edições. Em 2022, a ala gourmet tem curadoria e operação geral da Uaimií e 2M Produções e se estende por ambientes e jardins da mostra. Sob o comando de Raffaele Autorino, o restaurante é operado pela Popolare.
O cardápio traz antepastos, massas e pizzas com receitas clássicas italianas, com alguns toques autorais do chef.

Banheiro do Chalé, de Marcela Teixeira e Vanessa Noacco, e Loja das Ceramistas, de Ana Butti e Verônica Nascimento, com Ateliê do Barro e Noemi Assumpção - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
A carta de vinhos fica a cargo da Bacco's, marca que está presente também nos ambientes A Vineria, assinado por Danielle Lacerda e Giovanna Ziviani e Adega Terra, de Celia Coutinho, Manoel Gouvea e Ana Carolina Lacerda. Participa da mostra ainda a Ginteria da The Gin Flavors, o maior hub dessa bebida do Brasil. No cardápio, seis gins brasileiros premiados são a base de drinks e cocktails autorais. A cervejaria oficial é a Krug Bier, com seus chopes e cervejas de diferentes estilos.

Casinha do Cachorro, de Thaís Lemos, e Banheiro Público Sensações, de Vânia Costa e Brunna Damasceno - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
Loja do Artista, de Franco Jr. e Laura Tofani - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
Nos ambientes de entretenimento dedicados à ala gourmet, a Morar Mais também promove uma programação variada, com apresentações de DJs e música ao vivo.

Morar Mais Por Menos


Criada no Rio de Janeiro, em 2004, por Lígia Schuback e Sabrina Schuback Rocha, a Morar Mais por Menos se tornou referência quando o assunto é decorar com bom gosto e preço justo. Além de Belo Horizonte, já passou por outras 13 cidades brasileiras em 83 edições: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Natal, Curitiba, Porto Velho, Porto Alegre, Campo Grande, Cuiabá, Vitória, Recife e Salvador.

Loja Vicenza, por IMO Arquitetura, de Clara Perez e Júlia Müller, e Larissa Mendes, com Vicenza Decorações - Foto: Ivan Araújo/Divulgação
Restaurante, por DS Arquitetura Interiores, de Dyanne Anjos e Stephany Galantini - Foto: Ivan Araújo/Divulgação

Espaço Contemplar, de Alexandre Ribeiro e Angélica Santana - Foto: Ivan Araújo/Divulgação

Morar Mais Por Menos - Belo Horizonte 

Até 18/09/2022
De quarta a sexta de 16h às 22h
Sábados de 13h às 22h
Domingos e feriados de 13h às 19h
Na Rua Eduardo Porto, 200 - Cidade Jardim
Ingressos: https://morarmaisbh.byinti.com
R$60 inteira R$30 meia
Crianças com até 10 anos não pagam
Site: https://morarmais.com.br/mms/belo-horizonte/
Instagram: https://www.instagram.com/morarmaisbh/

.