Morar Mais Por Menos começa em BH com elegância para uma decoração possível
Casarão no Cidade Jardim recebe as tendências do design contemporâneo, em 36 ambientes assinados por 51 profissionais, com propostas para um luxo acessível
Jardim Yucca, de Gabrielle Souza, Gustavo Menezes e Pedro Melo
O lar como identidade. Para lazer, trabalho, estudo, descanso, espaço para interações sociais, vivências e experiências diversas, a casa é o espelho do morador. Um lugar para se ter qualidade de vida, um sentir que se transforma com as características de quem ali habita. A arquitetura e a decoração contemporâneas extrapolam as fronteiras da estética para expressar o jeito de ser de cada um. Só beleza não basta. Também é preciso que o ambiente seja uma tradução de essência e personalidade. É nessa toada que a mostra Morar Mais por Menos abre a edição 2022 em Belo Horizonte. É a 15ª vez que o evento acontece na capital mineira, esse ano ocupando um casarão da década de 1950 no Cidade Jardim.
Bilheteria Menos é Mais, de Lindi Santos, e Sala de estar, de Alex Meneses
Sala de jantar Brisa, por Studio M, de Maria Luiza Zacour e Marcela Ribeiro
Entre jardins, quartos, cozinha, copa, adega, salas de estar e jantar, galerias de arte, para citar apenas alguns exemplos, são 36 ambientes concebidos por 51 profissionais, ainda com o apoio de mais de 50 parceiros e fornecedores. As tendências atuais da decoração aparecem em propostas belas, práticas, funcionais, sem esquecer do aconchego e da sustentabilidade. A releitura de itens que são transformados da utilidade original para outras funções, na melhor pegada do design ecologicamente responsável, é um ponto alto da Morar Mais por Menos. Tudo mesclando peças assinadas e outras mais acessíveis.
A Vineria, de Danielle Lacerda e Giovanna Ziviani
Copa: Ponto de Encontro, de Nathália Lobo
Com o norte do chique que cabe no bolso, arquitetos, decoradores e paisagistas são desafiados a harmonizar espaços elegantes e modernos, lembrando que o público está cada vez mais exigente, e que uma forte direção atual nesse segmento é a valorização do bem viver sem ostentação. A programação inclui uma agenda paralela de oficinas, rodas de conversa, visitas guiadas, lançamentos, intervenções artísticas, entre outras atividades.
"Mais por menos, sustentabilidade, brasilidade, inclusão social, tecnologia e inovação, customização e negócios são os princípios norteadores da Morar Mais e todos os seus ambientes. Conceitos importantes que os profissionais e visitantes já têm considerado em seus projetos reais, e que são fundamentais para o fortalecimento e evolução do nosso mercado", aponta a curadora Josette Davis. A proposta é enaltecer o que é feito no Brasil, em especial Minas Gerais, com responsabilidade social e ambiental. Assim, objetos e seus usos são repensados, buscando o novo, o artesanal e o faça você mesmo. A mostra também estimula parcerias e incentiva uma sólida rede de negócios.
Adega Terra, de Celia Coutinho, Manoel Gouvea e Ana Carolina Lacerda
Cozinha Relevos, de Lídici Melo e Thais Fontenelle
Morar Mais Galeria, de Marcos Esteves
A fim de gerar resultados comerciais mais tangíveis para arquitetos e apoiadores, a descrição de todos os itens expostos nos ambientes e as soluções utilizadas estão disponíveis para os visitantes, bem como informações de preço, fornecedores e referência dos produtos. O evento também proporciona canais de contato direto do público com as empresas parceiras, facilitando a venda das peças expostas a preços especiais.
Espaço de Brincar, de Karine Battu e Juliana Calixto
Sala de Banho: Aflora, de Yasmin Coelho e Alexia Moreira
"A Morar Mais foge do comum, do tom de showroom de loja ou demasiado conceitual. O visitante vê espaços e soluções que, de fato, consegue executar. E com a possibilidade de levar para casa tudo o que o encantou. Com inventividade, planejamento e pesquisa, a mostra reafirma que viver bem é um sonho possível", ressalta Josette. A renovação e a abertura de mercado para arquitetos e designers mais jovens são outros compromissos da mostra. Em todas as edições, arquitetos iniciantes e experientes conquistam visibilidade e uma importante projeção profissional.
Tendências
Seguindo o que está em alta no living contemporâneo, o visitante da Morar Mais Por Menos encontra soluções e estéticas que pontuam as tendências presentes nos principais salões de design pelo mundo. Uma delas são as formas orgânicas, que aparecem em mobiliários, adornos e escolhas arquitetônicas no ambiente Sala de Jantar Brisa, de Maria Luiza Zacour e Marcela Ribeiro, por exemplo. Nesse espaço, as curvas das peças escolhidas remetem ao movimento do mar. Ainda nessa tendência, está o Banheiro Público Sensações, de Vânia Costa e Bruna Damasceno. As arquitetas especificaram um espelho curvo que imprime modernidade e leveza na composição.
Sala de Prosa, de Tarcísio Brum
Quarto de Hóspedes, de Fernanda Loressa
Banho Relicário da Terra, de Lucas Ribeiro
Outro elemento central é a conexão com a natureza. Na Morar Mais por Menos, aparece na escolha de materiais e cores naturais, em um tom de relaxamento, como ocorre no ambiente Sótão do Casal, de Gabriela Brasil e Letícia Meireles. Nessa proposta, elementos como barro e palha, e uma paleta de cores baseada em tons verdes e terrosos criam uma atmosfera de aconchego. O uso criativo do paisagismo também é uma tônica da mostra, como em O Nosso Quintal, de Fernanda Lucena, Ana Amélia Goulart e Aline Ferreira, e no Jardim Yucca, por Gabrielle Souza, Gustavo Menezes e Pedro Melo.
Galeria Minas Aura, por Aura Escritório de Arquitetura, de Ronan Soares e Ully Ruas
Espaço Contemplar, de Alexandre Ribeiro e Angélica Santana
Sótão do Casal, de Gabriela Brasil e Letícia Meireles
Banho da Jovem Retrô, de Clara Lins
Quarto da Jovem Artista, de Letícia Lopes e Carolina Galantine
A sustentabilidade, premissa importante da mostra, é pontuada em peças de design consciente, em soluções de reaproveitamento e ressignificação de materiais e objetos. Logo à entrada da casa, a Bilheteria Menos é Mais, assinada por Lindi Santos, traz uma luminária feita a partir de um guarda-chuva. No ambiente Casinha do cachorro, a arquiteta Thaís Lemos reutiliza blocos de concreto na escada, onde está ainda uma luminária feita de enchimento de almofada e garrafas pet. Telhas de fibra de vidro como opção de revestimento para a parede, e azulejos descartados como peça decorativa são destaques no projeto de Fernanda Lucena, Ana Amélia Goulart e Aline Ferreira, batizado O Armazém.
Jardim dos Sentidos, por Luana Cristal e Ludmila Moreira, com Trocatapa Ceramics e Sweet Friends
O Nosso Quintal, de Fernanda Lucena, Ana Amélia Goulart e Aline Ferreira
Bar Wo Detto, de Gabriela Brasil e Pedro Melo
Podprosa Wo Detto, de Gabriela Brasil e Pedro Melo
A arte contemporânea também é protagonista na mostra, compondo diversos ambientes, além da presença nos espaços Morar Mais Galeria e Galeria Zanne Neiva, que têm curadoria de Marcos Esteves e obras de Ana Verona, Ananda Sant'anna, Carol Perillo, Carol Verona, Iane Zanini, Lenice Pitanguy, Paula Martins, Abadia Antunes, Cleusa Martins, Cristina Haibara, Fátima Santiago, Lúcia Josina, Raquel Lima e Zanne Neiva. Na Loja do Artista, a arte está em evidência em peças de aço assinadas por Franco Jr.
Gastronomia
A gastronomia é mais um ponto chave na Morar Mais Por Menos em BH, em um convite para o encontro e o entretenimento, como acontece em todas as edições. Em 2022, a ala gourmet tem curadoria e operação geral da Uaimií e 2M Produções e se estende por ambientes e jardins da mostra. Sob o comando de Raffaele Autorino, o restaurante é operado pela Popolare. O cardápio traz antepastos, massas e pizzas com receitas clássicas italianas, com alguns toques autorais do chef.
Galeria Zanne Neiva, por Marcos Esteves
A carta de vinhos fica a cargo da Bacco's, marca que está presente também nos ambientes A Vineria, assinado por Danielle Lacerda e Giovanna Ziviani e Adega Terra, de Celia Coutinho, Manoel Gouvea e Ana Carolina Lacerda. Participa da mostra ainda a Ginteria da The Gin Flavors, o maior hub dessa bebida do Brasil. No cardápio, seis gins brasileiros premiados são a base de drinks e cocktails autorais. A cervejaria oficial é a Krug Bier, com seus chopes e cervejas de diferentes estilos.
Banheiro do Chalé, de Marcela Teixeira e Vanessa Noacco, e Loja das Ceramistas, de Ana Butti e Verônica Nascimento, com Ateliê do Barro e Noemi Assumpção
Casinha do Cachorro, de Thaís Lemos, e Banheiro Público Sensações, de Vânia Costa e Brunna Damasceno
Nos ambientes de entretenimento dedicados à ala gourmet, a Morar Mais também promove uma programação variada, com apresentações de DJs e música ao vivo. Morar Mais Por Menos
Criada no Rio de Janeiro, em 2004, por Lígia Schuback e Sabrina Schuback Rocha, a Morar Mais por Menos se tornou referência quando o assunto é decorar com bom gosto e preço justo. Além de Belo Horizonte, já passou por outras 13 cidades brasileiras em 83 edições: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Natal, Curitiba, Porto Velho, Porto Alegre, Campo Grande, Cuiabá, Vitória, Recife e Salvador.
Loja do Artista, de Franco Jr. e Laura Tofani
Loja Vicenza, por IMO Arquitetura, de Clara Perez e Júlia Müller, e Larissa Mendes, com Vicenza Decorações
O Armazém, de Fernanda Lucena, Ana Amélia Goulart e Aline Ferreira
Restaurante, por DS Arquitetura Interiores, de Dyanne Anjos e Stephany Galantini
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação