Decoração

Veja como iluminar os corredores da casa de maneira prática e segura

Escolher a iluminação ideal para esse espaço pode criar uma atmosfera elegante, moderna e até mesmo aconchegante; confira as melhores opções para sua casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 25/01/2023 13:30


Apesar de ser apenas um local de passagem, o corredor também merece atenção. / Foto: Freepik - Apesar de ser apenas um local de passagem, o corredor também merece atenção. / Foto: Freepik

 

Quando falamos de iluminação em uma casa, logo pensamos em lindas luminárias para o quarto, para a cozinha, ou um belo lustre para a sala, porém nos esquecemos de uma área muito importante da casa: o corredor.
 
Apesar de ser apenas um local de passagem, ele também merece atenção, tanto na decoração, quanto na iluminação, pois se não estiverem bem iluminados, podem prejudicar a segurança e praticidade do dia a dia.
 
Se você está em dúvida sobre como iluminar o corredor de maneira adequada, continue a leitura e veja qual a melhor iluminação para seu espaço.

Tipos de luzes

A iluminação dos corredores tem o poder de trazer um visual de aconchego, elegância, sofisticação e modernidade, vai depender do estilo que você preferir.
 
É fundamental que essa iluminação converse com as demais decorações da casa, a fim de deixar esse espaço de passagem mais atrativo. Conheça algumas opções:

Iluminação direta

Tem como objetivo iluminar o corredor de maneira funcional. Esse tipo de iluminação destaca um local específico do ambiente, sendo uma ótima escolha para um corredor mais estreito, compacto. É ideal para dar foco de iluminação em escadas, portas, cantos do corredor, quadros ou espelhos.
 
Tem como objetivo iluminar o corredor de maneira funcional. / Foto: Pinterest

 - Tem como objetivo iluminar o corredor de maneira funcional. / Foto: Pinterest
 

Iluminação indireta (ou ambiente)

Esse tipo de iluminação é perfeito para dar um toque de elegância no corredor, além de valorizar o teto ou forro. A luz indireta rebate no teto, trazendo a sensação de um ambiente mais amplo, porém aconchegante.
 
A luz indireta rebate no teto, trazendo a sensação de um ambiente mais amplo. / Foto: Pinterest - A luz indireta rebate no teto, trazendo a sensação de um ambiente mais amplo. / Foto: Pinterest
 

Arandelas

São boas opções para quem deseja destacar algo nas paredes do corredor, seja uma obra de arte, seja um revestimento. Proporciona iluminação para cima, para baixo ou em ambas as direções, trazendo uma iluminação flexível e de segurança, além de se destacarem na decoração por serem esculturais e muito bonitas. São recomendadas para corredores mais largos.
 
Proporciona iluminação para cima, para baixo ou em ambas as direções. / Foto: Pinterest - Proporciona iluminação para cima, para baixo ou em ambas as direções. / Foto: Pinterest
 

Spots

Os spots de embutir criam do efeito mais dramático até o mais relaxante no espaço, pois são versáteis. Para uma iluminação uniforme, use-os de forma centralizada no corredor; já se forem instalados próximos às laterais do teto ou do piso, irão trazer valorização para a textura da parede. Os spots direcionáveis são recomendados para a iluminação de quadros, por exemplo.
 
Os spots de embutir criam do efeito mais dramático até o mais relaxante no espaço, pois são versáteis. / Foto: Pinterest - Os spots de embutir criam do efeito mais dramático até o mais relaxante no espaço, pois são versáteis. / Foto: Pinterest
 

Iluminação natural

Falamos acima da iluminação artificial, mas se o seu corredor possui incidência de luz solar, saiba que você tem uma ótima forma de iluminar seu ambiente e ainda economizar no consumo de energia elétrica, já que as luzes do corredor tendem a ficar mais tempo acesas, por ser um ambiente de passagem.
 
Uma dica é escolher uma cortina que combine com a decoração e que permita a luz do Sol entrar indiretamente, através de frestas. Ou ainda fechar a cortina para criar um ambiente mais intimista e aconchegante.

Iluminação de segurança

Não importa qual será a sua escolha para iluminar seu corredor, independente se vai ser iluminado pela luz natural ou artificial, luz central ou direcionada, é de extrema importância que você se atente a segurança do local. 
 
Luminárias de emergência são bem-vindas, principalmente, se tiver idosos ou crianças na residência. Não esqueça desse detalhe.

Curtiu esse conteúdo? 

 
Aproveite e conheça o portal Lugar Certo, onde você encontra dicas de reforma, decoração, jardinagem e muito mais.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023