Morar bem é... Suportar, sempre…

Alex-Sandro Ângelo de Almeida*

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/01/2007 20:50
Gladyston Rodrigues/Especial para o EM
Certa vez, Gonçalves Dias, o poeta, escreveu: “Nosso céu tem mais estrelas, nossas várzeas têm mais flores, nossos bosques têm mais vida, nossa vida mais amores”. Moramos hoje numa cidade que gostaríamos que fosse diferente, com mais flores e mais amores, mas é simplesmente uma interpretação de como gostaríamos de morar bem.

Ah, como seria bom e agradável vivermos em harmonia com os irmãos! Temos hoje um difícil acesso às pessoas, estamos muito ocupados, afirmando que não temos tempo para nada. Estamos num jardim sem flores, em que a tolerância é sempre mais intolerante, e nos bifurcamos nessa morada que escapa do controle humano.

Respeito e tolerância. Esse comportamento representa um desafio imenso para cada pessoa e para as sociedades. Mas o que é respeito? A nossa intolerância causa riscos permanentes de convivência, pois impomos que não precisamos de outro ser humano que não tenha as nossas características e perdemos, com isso, a beleza de aprender a discernir o belo e de nos alimentar de novos conhecimentos humanos.

Não basta ter uma bela morada com o conforto que cada um defende, cada qual a seu modo, se não podemos desfrutar desse conforto com tranqüilidade e segurança. Estamos presos pelos atos de nossa interpretação num sistema imposto, cujo significado do termo “morar bem” se reflete em cercas elétricas, vigias, câmeras com circuito interno, cães de guarda e muito mais.

Como poderíamos então morar bem com o joio e o trigo, se não rompermos essa morada de interesse que guardamos em nosso pensamento para nossa própria segurança? Haverá sempre campo com joio e trigo. Mas que cada um respeite o próximo – o outro eu – sem executar nenhum, sabendo que nosso céu tem muitas estrelas.

*Alex-Sandro Ângelo de Almeida é estudante de engenharia civil na Fumec e consultor de vendas da Locguel Fôrmas
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura