Estação chuvosa requer cuidados contra infiltrações

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/01/2007 15:48
Infiltrações podem causar problemas irreversíveis, ameaçando a estrutura do prédio e a segurança dos moradores - Gladyston Rodrigues/Especial para o EM Infiltrações podem causar problemas irreversíveis, ameaçando a estrutura do prédio e a segurança dos moradores


Principalmente em longas temporadas de chuva, costumam aparecer as infiltrações em casas e apartamentos. Elas são traiçoeiras, surgem em silêncio, atrás de móveis e cortinas, ou sob o carpete, estourando a pintura da parede, mofando pisos e armários embutidos. As conseqüências são muitas e, quando não é solucionado imediatamente, o problemas pode causar danos progressivos. Quem alerta é Adriano de Paula e Silva, professor do departamento de materiais de construção e coordenador do mestrado em construção civil da UFMG.



A empresária Ana Paula Ferreira Moreira sabe bem do que ele está falando. Há três anos, ela vem sofrendo com infiltrações em seu apartamento, no São Pedro, região Sul de Belo Horizonte. "Temos problemas por toda a casa e, em períodos de chuva, acaba sendo pior", reclama. De acordo com ela, a pintura das paredes e do teto já está toda descascada. Quando a chuva é mais forte, chega a molhar o chão, estragando o piso de madeira.



Num dos quartos, onde fica o escritório, o problema é ainda maior. "Na semana passada, a chuva foi tanta que descia água pelo lustre. Acabou dando curto-circuito e ficamos sem luz por algumas horas", lembra Ana Paula. O apartamento fica no último andar do prédio, mas, segundo ela, não é o único que vem sofrendo com o problema. "Todos os andares do prédio têm infiltrações, mas, por ficar no último andar, o meu apartamento apresenta o pior quadro", ressalta.



Nem sempre a origem desses problemas é observada com a mesma facilidade com que aparecem. Ana Paula diz que, quando se mudou, o apartamento parecia não ter nenhuma infiltração. "Estava tudo pintado e muito bonito", lembra. "Não imaginávamos que isso fosse acontecer. Foi só a chuva começar para surgir o problema. Já reclamamos com a imobiliária que nos alugou o imóvel, mas até agora não tomaram nenhuma providência."



De acordo com especialistas, não adianta fazer uma pintura em cima das infiltrações, para tentar resolver. Além disso, o professor Adriano chama atenção para os cuidados com janelas e portas. "Pequenas poças do lado delas janelas podem indicar problemas de vedação", alerta.



Reparo



Armários mofados, pisos e azulejos soltos, principalmente em banheiros e cozinhas, segundo o especialista, é sinal de que há vazamento nas tubulações de água ou esgoto, sendo que o reparo deve ser realizado o mais rápido possível. "Em imóveis antigos, o cuidado deve ser redobrado. Canos galvanizados com mais de 25 anos de uso já podem estar gastos e provocar problemas", completa Adriano.



O maior problema das infiltrações e suas conseqüências são os gastos que o proprietário do imóvel deverá ter para reparar as causas e os danos provocados pelo acúmulo de água. Para evitar isso, a engenharia tem despendido muita energia no que diz respeito a projetar, executar e manter as edificações resistentes às ações do tempo, e principalmente para evitar a penetração de água nas alvenarias, concreto, telhados e vários outros materiais.



Além disso, a umidade relativa do ar tem sido alta em muitas regiões do país. Períodos prolongados de chuva, com umidade acima de 80% por muitos dias seguidos, dificultam a secagem e aumentam a saturação da alvenaria, que tem umidade de equilíbrio entre 4% e 7%.

" Em imóveis antigos, o cuidado deve ser redobrado. Canos galvanizados, com mais de 25 anos de uso, já podem estar gastos e provocar problemas" Adriano de Paula e Silva Professor

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura