Dicas de construção

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/11/2008 19:58
RACHADURAS

“Quem procurar para descobrir a origem de rachaduras nas paredes?”

Carlos Eduardo Moreira - Belo Horizonte

Deve-se procurar um engenheiro civil para elaborar um diagnóstico geral. Se ele sentir que é problema de estrutura, vai indicar o profissional especialista em reforço de estrutura. E, se for de fundação, indicará um profissional da área geotécnica.

Lúcio Otávio Moreira Júnior – engenheiro

REJUNTE

“Qual o material apropriado para rejuntar piso de mármore em banheiros?”

Antônio Gonçalves - Belo Horizonte

Para o mármore, o ideal é a massa plástica, por causa do acabamento, principalmente se for polir depois. Quando se assenta mármore, ele fica com saliências, que são aparadas com a máquina para polir. A junta deve ser à base de massa plástica e tem de ser de produto que não solta areia, ou grãos, para não arranhar o mármore. Pode-se usar também o rejunte à base de epoxi. No ralo do box, é recomendado o rejunte flexível, porque a massa plástica é rígida e, como as pessoas costumam pisar no ralo, ele pode quebrar, resultando em vazamento.

Lúcio Otávio Moreira Júnior – engenheiro

CONDOMÍNIO

“Um condomínio demite um funcionário com 25 anos de trabalhos prestados. Ele reclama na Justiça e ganha a indenização. O inquilino que alugou o imóvel há três anos é obrigado a entrar no rateio?”

Marcos Vinícius Pena - por e-mail

É preciso verificar qual a natureza dessa verba. Se o funcionário tinha 25 anos de serviços prestados e o inquilino só três, no caso de cotização, ele seria responsável apenas pelo valor referente aos três anos. Isso no caso de salários, férias ou encargos trabalhistas não pagos. Se for reclamação dos últimos cinco anos – a legislação permite recorrer à Justiça somente nos últimos cinco anos trabalhados –, o inquilino entra no rateio apenas do tempo em que está ocupando o imóvel. Mas é preciso apurar muito bem a responsabilidade. Por exemplo, se o síndico, no período reclamado, tinha dinheiro em caixa e não pagou, então ele pode ser responsabilizado. Se é encargo do condomínio, o inquilino também entra na cotização, uma vez que em quase sua totalidade, nos contratos de locação, quem paga o condomínio é o inquilino.
Leandro Pacífico Souza Oliveira – advogado

MATERIAL

“Como reconhecer que o material prometido pela construtora é o que está sendo usado na obra, especialmente no acabamento?”

Júlia Antunes - Belo Horizonte

É preciso reunir o memorial descritivo – que é o documento no qual a empresa se compromete a usar aquele material – e as notas fiscais de compra do material. Estas são as provas documentais. Além disso, é preciso que o comprador do imóvel sempre visite a obra durante a execução.

Lúcio Otávio Ribeiro Moreira Júnior – engenheiro

ARQUITETO

“O que configura o trabalho de um arquiteto?”

Luís Roberto Nogueira - por e-mail

O arquiteto se envolve com o planejamento geral do espaço físico a ser construído, reformado ou restaurado. Um profissional com registro no Crea é necessário para garantir o respaldo técnico do projeto.

Lisandro de Melo Franco – arquiteto
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura