Dicas de construção

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/11/2008 19:57
TINTA

“Qual a tinta mais adequada para a parte externa de uma residência?”

João Baptista Roscoe - Belo Horizonte

As tintas mais indicadas para a parte externa de uma edificação são aquelas à base de resina acrílica. Suas grandes vantagens são resistência ao intemperismo, grande variedade de cor, durabilidade, flexibilidade e fácil lavagem. Deve-se evitar as tintas com brilho, pois acentuam os defeitos da fachada. Uma boa opção para esse caso são as texturas. Além de ter excelente durabilidade, devido a grande quantidade de carga, ajudam a disfarçar possíveis defeitos da fachada.

Giulliano Polito – engenheiro

ENCANAMENTO

“Quais os materiais mais resistentes para encanamentos?”

Ana Paula Bitarães - Belo Horizonte
Depende da finalidade e de local de instalação das tubulações. As tubulações com maior resistência mecânica, ou seja, a impactos, é a galvanizada, muito utilizada para instalações de combate a incêndio. Para tubulações de água quente, as mais recomendadas são as de cobre e a de PVC para alta temperatura, ambas com excelente durabilidade à corrosão. Se for para esgoto, a tubulação de PVC oferece grande resistência à agressividade do fluído e boa relação custo-benefício. Existem ainda as opções de tubos de ferro fundido, concreto, cerâmica, entre outros, cada um com suas particularidades.

Giulliano Polito – engenheiro

CONTRATO

“Aluguei um apartamento e depois descobri que havia entupimento grave na cozinha. Eu posso romper o contrato sem pagamento de multa?”

Sandra Lemos - Contagem – MG

É relativo, quando se faz uma vistoria no imóvel ela deve constar os possíveis problemas. A pessoa tem um prazo após o recebimento das chaves para ver se a vistoria está certa. A Lei 8.245 de 18/10/91 diz no seu artigo 22 sobre as obrigações do locador: Entregar ao locatário o imóvel alugado em estado de servir ao uso a que se destina. Fornecer ao locatário, caso este solicite, descrição minuciosa do estado do imóvel, quando de sua entrega com expressa referência aos eventuais defeitos existes. No artigo 26, parágrafo único da mesma lei: “Necessitando o imóvel de reparos urgentes, cuja realização incumba o locador, o locatário é obrigado a consenti-los. Parágrafo único: Se os reparos durarem mais de dez dias, o locatário terá direito ao abatimento do aluguel, proporcional ao período excedente. Se mais de trinta dias, poderá rescindir o contrato.

Anderson Oliveira – corretor de imóveis
ALICERCE

“Existe alguma alternativa a tubulões em alicerce de prédios?”

Deusdedit Antunes - Bom Despacho – MG

O tipo de fundação é escolhido em função das cargas da edificação e as características do solo. Os tubulões são adequados para solos com determinadas características. Existem alguns tipos de estacas que podem substituí-los, porém, a escolha vai depender das características geotécnicas do solo. É aconselhável consultar um engenheiro especializado em geotecnia.

Dalmo Lúcio M. Figueiredo – coordenador do curso de especialização em construção civil da Escola de Engenharia da UFMG
AZULEJO

“Comprei um apartamento há menos de um ano e os azulejos começaram a desprender da parede. Qual é o motivo e o que devo fazer? A construtora pode ser responsabilizada?”

Maria Aparecida Soares - Belo Horizonte
Deve-se pedir à construtora que solucione o problema. O motivo, entre outros, pode ser a baixa qualidade da cerâmica, da argamassa ou assentamento inadequado.

Adriano de Paula e Silva – coordenador do curso de mestrado em construção civil da Escola de Engenharia da UFMG

Quer saber sobre dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou visite o Portal
www.lugarcerto.com.br
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura