Pisos de cerâmica

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/05/2009 19:35
Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes
"É possível assentar um piso cerâmico por cima de outro, sem arrancar o já colocado?"

Antônia Isaltina Mussi - Por e-mail - Belo Horizonte

Sim. Com o uso de argamassa industrializada, que tem, em sua formulação, adições essenciais para atender as características necessárias ao sistema de revestimento.

"Qual o material (argamassa ou qualquer outro tipo de adesivo fixante) mais adequado para assentar o piso novo?"


A argamassa industrializada deve ser da linha conhecida como especial, piso sobre piso, azulejo sobre azulejo e sobreposição.

"O serviço fica garantido?"

A garantia do serviço, por se tratar de um sistema de revestimento, depende não somente do produto usado, mas também do serviço de aplicação. Todos os fabricantes dessa linha oferecem garantia dos produtos oferecidos e recomendam, por meio de instruções nas embalagens dos produtos, por indicações específicas em catálogos e materiais técnicos, orientações técnicas para a preparação da base e a forma de aplicação da argamassa. A eficiência do sistema de revestimento deverá ser alcançada depois do uso de um produto satisfatório com uma boa realização dos trabalhos por parte da equipe a executá-los.

"Como fica a questão do sobrepeso, no caso de se assentar piso cerâmico ou granito por cima do já existente? Seria obrigatório, devido ao excesso de peso, arrancar o piso já colocado?"

Por se tratar de um sistema de revestimento, deve-se ter como premissa a análise das condições de execução dos trabalhos por um profissional habilitado da engenharia. No caso de aplicação em laje, o foco deve ser as questões que envolvem a sobrecarga da estrutura. Se o novo sistema aplicado no piso já existente tiver peso superior ao permitido na estrutura, é recomendado retirar o piso existente para aplicação do novo piso.

"O ato de arrancar o piso existente não prejudicaria a impermeabilização do contrapiso? O imóvel em questão é um apartamento localizado no terceiro andar"

Impermeabilização e outras atividades presentes em projeto devem ser realizadas prioritariamente antes da execução do contrapiso. No caso de retirada do piso, se existir uma danificação no contrapiso que atinja o sistema de impermeabilização, deve-se proceder da seguinte maneira: trabalhar na recuperação do sistema com recomendações e acompanhamento de profissional habilitado em engenharia de impermeabilização.

Silvio Xavier - diretor técnico e de desenvolvimento da Precon

"Qual material devo usar para assentar um piso novo?"

Geraldo Neves de Almeida - Por e-mail - Belo Horizonte

Existem produtos específicos para isso de fabricantes reconhecidos, como a Imar, Quartizolit, Valemassa, Sika e Otto, entre outros.

"Como devo agir com relação ao sobrepeso, uma vez que vou colocá-lo por cima do antigo?"


Com relação ao sobrepeso, é aconselhável consultar o calculista do prédio. Se for constatado excesso de peso, é obrigatória a retirada do anterior. E, logo depois da retirada do mesmo, deve-se agendar uma visita com um profissional da área de impermeabilização para que ele verifique os danos causados e se realmente a impermeabilização no local foi mantida.

José Severiano Braga da Silva - Coordenador de Planejamento e Produção da Santa Bárbara Engenharia
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura