Cimento queimado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/05/2009 19:22
Piso de cimento queimado na Escola Sathya Sai de Minas Gerais, em Casa Branca, projeto da arquiteta Dorinha Alvarenga - Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes Piso de cimento queimado na Escola Sathya Sai de Minas Gerais, em Casa Branca, projeto da arquiteta Dorinha Alvarenga
"O que é o cimento queimado?"

Francisco de Magalhães Pinto Gouveia - Belo Horizonte

Piso de cimento queimado é uma modalidade de acabamento cimentício de baixo custo, fácil aplicação e de infinitas combinações de cores, texturas e liberdade de criação. Ele pode ser enriquecido com pó de mármore de várias cores, pigmentos e aditivos químicos. São aplicados em paginações exuberantes e possibilitam movimentações geométricas variadas, curvas e inserção de outros acabamentos simultâneos.

Veja mais fotos de cimento queimado

"Como ele é preparado?"

Existem duas formas básicas de aplicação: a primeira é por meio de espargimento do pó de cimento branco ou comum sobre o contrapiso de areia e cimento fresco, com simultânea hidratação e alisamento com colher de pedreiro ou desempenadeira de aço até obter a textura desejada. A segunda é a preparação de uma pasta de cimento branco ou comum, aplicando essa pasta sobre o contrapiso, curado em uma espessura aproximada de 2 milímetros, alisando (queimando) até obter a textura desejada.

"Ouvi dizer que ele é composto de cimento branco, pó de mármore, aditivo plastificante, acabamento com resina acrílica. É verdade?"

Sim, o cimento branco e o pó de mármore proporcionam mais requinte e uma textura marmorizada ao acabamento. Os aditivos plastificantes e acrílicos melhoram o desempenho mecânico de resistência e aderência. As ceras e resinas são produtos de tratamentos superficiais, facilitam a manutenção, dificultam a aderência de sujeira, aumentam a durabilidade e proporcionam brilho.

"Onde e como ele pode ser usado?"

Pode ser usado em pisos e revestimentos, desde que o usuário conheça suas características finais de rusticidade, sua aparência física final e de sua manutenção.

"Quais as suas vantagens sobre os pisos de cerâmica e qual a relação custo/benefício?"

Primeiramente, o custo, que é baixíssimo, entre R$ 2 e R$ 8 por m² de material, mais a diária do pedreiro; segundo, sua disponibilidade eclética de cores, formatos e texturas de aplicação; em terceiro, modulações em formatos grandes e sem rejuntes; e, em quarto, a rapidez na aplicação.

"Ele tem opções de cor?"

As opções de cores são infinitas. Por meio de diferentes dosagens de pigmentos, várias cores de pó de mármore que oferecemos e variações entre os cimentos branco e comum.

"Ele pode apresentar trincas e manchas?"

Sim, trincas e manchas são patologias naturais deste acabamento, nas quais podem ser eliminadas com o uso de procedimentos e produtos específicos.

"Quais são os principais cuidados com a manutenção e proteção?"

Basicamente é manter sobre esse piso uma película de sacrifício em que o protegerá mesmo de infiltrações e desgaste precoce. Essas películas podem ser uma cera comum, à base de parafina e carnaúba, ceras poliméricas ou resinas. A limpeza deve ser com detergente neutro.

"Conforme vai secando, o piso pode se dilatar?"

Sim, a dilatação e a retração ocorrem durante o processo de secagem e cura e também depois do piso já totalmente curado. Cada fase merece cuidados específicos.

"O que deve ser feito?"

Uso de juntas de dilatação, hidratação contínua nos primeiros dias de cura e uso de aditivos.

"Qual a sua durabilidade?"

Ultrapassa os 50 anos, mas isso dependerá do tráfego no local, da qualidade dos insumos e da mão de obra de aplicação.

"Onde posso comprar a mistura para cimento queimado?"

Você pode saber mais a respeito do assunto no site: www.minasit.com.br.

Rubens Corrêa Teixeira
Gestor de negócios da Minasit Ltda.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura