Pisos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/06/2009 18:37
SXC.hu/Banco de Imagens
"Quero trocar os tacos do meu apartamento, que já estão velhos e alguns até apodreceram. Qual tipo de piso posso usar em cima dos tacos?"

Geraldo de Menezes Gonçalves - Belo Horizonte

Neste caso, com tacos velhos e podres, não orientamos colocar nenhum tipo de piso sobre o mesmo. Os tacos deverão ser retirados e o contrapiso regularizado, isento de imperfeições e umidade.

"Existe algum tipo de piso que pode ser instalado em cima dos tacos, sem retirá-los? É muito trabalhoso? Vale a pena fazer isso?"


Se os tacos estiverem em bom estado, sem irregularidades, podres ou faltantes, o piso laminado Durafloor é a única marca que permite ser instalado. Não é trabalhoso e vale a pena, pois não haverá quebradeira ou outro tipo de aborrecimento.

"Qual é o procedimento passo a passo?"

O piso, sendo de taco ou tábua, o procedimento será o seguinte: nas uniões dos tacos ou tábuas, com a serra circular, fazer cortes a cada 50cm, até trespassar a madeira e em linha reta, de ponta a ponta do ambiente, para que a madeira possa respirar, contrair e dilatar. Deverá ser colocada a manta Duraero.

"Acho que um piso imitando madeira ficaria muito interessante. É caro?"

O piso laminado é de madeira. HDF, laminado com lâminas de celulose. Os padrões reproduzem com alta fidelidade lâminas de madeira natural, ressaltando veios e demais características. Os preços variam de R$ 55 a R$ 100 o metro quadrado (m²) instalado.

"Quantos dias demora a instalação, já que são três quartos, um corredor e a sala?"

Um instalador faz de 20 a 30m² por dia, mas, normalmente, o piso é instalado por equipes. A instalação não é somente o piso. Todo um conjunto deve ser levado em conta, ou seja, acabamentos em rodapés de perfis de dilatação. Essa instalação pode levar de dois a quatro dias.

"Esse tipo de piso é de fácil manutenção?"

O piso laminado tem em sua superfície uma lâmina de proteção chamada overlay, que faz com que o produto dispense grandes cuidados. Para a manutenção, basta um balde com um litro de água e cinco gotas de detergente neutro. Molhe um pano nessa mistura, torça-o até que não saia mais água e passe no piso. Essa solução manterá o piso limpo e bonito.

"É fácil manchar, caso caia algo como café? A limpeza parece ser bem mais fácil do que a dos tacos, não?"

O piso laminado de alta resistência não mancha, porque o overlay não deixa o piso ter porosidade. A limpeza é mais fácil porque é muito simples.

"É preciso encerar também de vez em quando? Como o piso laminado deve ser limpo ou lavado?"

Não, o piso laminado não aceita cera ou outro tipo de produto. O overlay repele substâncias líquidas ou pastosas em sua superfície. O piso laminado não pode ser lavado, ele é de madeira. A limpeza já foi citada anteriormente.

"Na sala e em um dos quartos alguns tacos estão podres por causa de umidade. Mesmo assim, é possível instalar o outro piso por cima? Além do mais, alguns tacos estão mais altos que outros. Não seria necessário lixar antes com a máquina?"

O piso laminado não pode ser instalado em locais com superfícies irregulares e úmidas. Se a opção for ficar com os tacos, eles devem ser lixados.

"Outro problema é que meu vizinho de baixo reclama muito do barulho, uma vez que gosto de escutar música mais alto, principalmente os sons mais graves. Será que, colocando um piso laminado, o problema se resolveria?"

O piso não reduziria os ruídos, como transmissibilidade, mas o piso em conjunto com a manta Durasilent reduzirá ruídos de ambiente para ambiente e reverberação (ruído dentro do ambiente).

"Seria interessante também colocar uma manta de borracha específica para som ou não é necessário? O contrapiso de taco realmente se estragaria, por falta de respiração do mesmo, visto que a borracha não permite sua ventilação?"

A manta para reduzir ruídos deve ter características que não são comuns às encontradas no mercado. Especificamos a manta Durasilent, pois suas características são apropriadas para a redução de ruídos. Se a opção de reduzir o ruído for tomada, e tiver taco no ambiente, o mesmo deve ser retirado.

"Será que compensaria o investimento, já que a manta é um produto muito caro?"

A opção na redução do ruído está ligada ao conforto. Normalmente, a manta é usada para locais que precisam reduzir a reverberação e a transmissibilidade. Se levarmos em conta o custo/benefício, vale a pena.

"Como os tacos são bem antigos e fazem belos desenhos, daqui a alguns anos, se eu quiser, posso retirar o piso laminado e recuperá-los?"

Caso estejam dentro dos critérios citados acima, sim. A orientação é que seja solicitado um profissional credenciado pela empresa produtora do piso para avaliar o ambiente. Você poderá obter mais informações no site www.flasan.com.br.

Marcelo Mendes, gerente comercial da Flasan Comércio Indústria Perfis de Aço Ltda.

• Quer saber sobre dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe!
Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br
ou continue visitando o Lugar Certo!

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura