Envelhecido

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/08/2009 17:39
SXC.hu/Banco de Imagens
"Quais os cuidados e procedimentos para aplicar textura e gel envelhecedor, garantindo melhor efeito?"

Eron Fróis - por e-mail

O sucesso do trabalho depende do cuidado na preparação da superfície e da correta aplicação do produto. Preparada corretamente, a superfície é garantia de uma textura bonita e durável. Antes de realizar uma das técnicas mais utilizadas em decoração na atualidade, todas as manchas de graxa ou gordura devem ser removidas da superfície, usando solução de água e detergente. Nas partes com mofo, a lavagem deve ser feita com água sanitária. Já em caso de reboco novo ou reboco fraco (aquele que solta partículas quando se passa a mão sobre ele), é imprescindível aguardar pela secagem e cura, por um mínimo de 30 dias.

Veja fotos de texturas e efeitos decorativos com tintas

Limpa e seca, a superfície está pronta para receber uma farta demão do fundo preparador de paredes. Para a escolha da textura, o conselho é ousar. Pode-se escolher um tom mais intenso para uma das paredes e deixar para as demais o contraste em cores mais suaves. A preferência deve ser dada ao branco, que combina com todas as cores, ou aos tons que tenham a mesma temperatura de cor da textura escolhida. Ou seja, se essa é de uma cor quente, como o vermelho ou amarelo, deve ser utilizado um tom aparentado, porém mais claro. Se for de cor fria, como azul ou verde, também é indicado o uso de um tom aparentado e mais claro.
Feita a escolha das cores e preparada a superfície, é hora de aplicar a textura acrílica riscada. Mas, para criar um efeito ainda mais interessante, é indicado o uso, em seguida, do gel envelhecedor. E para facilitar o trabalho é só acompanhar o passo a passo a seguir:

- Remova as partes soltas ou mal aderidas raspando, lixando ou escovando a superfície;

- Depois de lixar, elimine o pó com pano levemente umedecido. Em seguida aplique uma demão de fundo preparador de paredes;

- Aplique a textura acrílica riscada em áreas de aproximadamente dois metros quadrados, com desempenadeira de aço. Procure deixar uma camada uniforme de textura. Dica: nas áreas com excesso de textura, use a desempenadeira para remoção. A altura ideal é de aproximadamente 3mm.

Leia mais:
Texturas envolventes

- Para criar o efeito riscado na textura, utilize uma desempenadeira de plástico, fazendo movimentos verticais, horizontais ou ambos.

- Após a secagem total da textura (aproximadamente 24 horas), a superfície estará pronta para receber uma demão do gel envelhecedor diluído em água, conforme recomendação da embalagem. Aplique o gel em faixas de 40cm de largura utilizando um rolo de lã. Atenção: não aplique em faixas maiores para evitar que a secagem dificulte a criação do efeito.

- Com um tecido limpo, levemente umedecido em água, retire ligeiramente o excesso de gel, deixando as depressões com maior quantidade do produto. Dica: prefira os tecidos de algodão, pois soltam menos pelos.

- O excesso de texturas internas deixa o ambiente sem equilíbrio. Escolha uma ou duas paredes (de preferência opostas) para aplicar a textura e nas demais utilize uma linha de acabamento sofisticado e elegante.

Valter Bispo, gerente de produtos da Eucatex Tintas e Vernizes

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura