Iluminação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/10/2009 18:29 Redação /Estado de Minas
Gladyston Rodrigues/Produtora SE7
"Quero algumas dicas sobre iluminação de ambiente. Como economizar energia, quais os materiais e posicionamentos de luminárias mais eficientes e adequados para promover melhor conforto?"

Murilo José da Costa - por e-mail

Atualmente, iluminação não é só sinônimo de conforto, mas segurança e qualidade de vida, porque, além de oferecer bem-estar, estimula o ser humano a produzir da melhor maneira possível, proporcionando boa visibilidade e comodidade para ambientes.

Para quem está pensando em iluminar os espaços de sua casa, trabalho ou lazer, de maneira adequada, é necessário prestar muita atenção na hora de escolher os produtos de iluminação, que devem ser diretamente proporcionais ao espaço disponível no ambiente, bem como sua composição e funcionalidade. Pois, como para cada ambiente há uma iluminação específica, que é responsável pela característica daquele espaço, existem os acessórios indicados para cada cômodo.

O principal objetivo da iluminação é atender as necessidades e expectativas do consumidor, sempre com responsabilidade e segurança para a saúde.

Há algumas dicas e cuidados essenciais na hora de escolher os produtos que vão iluminar os quartos, corredores e banheiros, ou seja, os cômodos principais de uma residência. O plafon, que é colocado diretamente no teto, foi eleito o produto destaque da iluminação geral desses ambientes, mas existem inúmeras variedades e modelos do produto.

Para os quartos, um ambiente pessoal e privativo da casa, a escolha do plafon deve obedecer a características que remetam ao aconchego, sensação peculiar desse espaço. Portanto, é comum a utilização de um plafon no ponto central do teto, com duas ou três lâmpadas incandescentes, que podem ser dimerizadas, isto é, que permite alterar o interruptor comum por um dimmer, capaz de regular a intensidade de luminosidade do cômodo. Caso contrário, você pode substituir pelas lâmpadas fluorescentes compactas, que são mais econômicas, e com o diferencial de não produzir calor, se comparadas com as incandescentes. Bem como as de tonalidade amarelada, que proporcionam um clima de tranquilidade e conforto, muito comum para os quartos.

Já nos corredores, que costumam ser espaços menores e necessitam de maior iluminação para proporcionar boa visibilidade, são utilizados plafons mais próximos do teto, com lâmpadas de alta intensidade, como as eletrônicas e fluorescentes, que iluminam mais e são mais econômicas, de maneira que, direcionadas para a superfície lisa e clara, na qual a luz reflete e é capaz de espalhar uniformemente em uma área extensa.

Os banheiros necessitam de uma atenção especial na hora de escolher os acessórios de iluminação; por isso, é recomendado o uso de plafons com bases acopladas às cúpulas, que impedem a entrada de vapor e umidade, o que diminui a vida útil das lâmpadas. No entanto, é indicado utilizar lâmpadas incandescentes, pois as eletrônicas se deterioram com mais facilidades.

Veja algumas dicas indispensáveis na hora de comprar um plafon:

Verificar a qualidade de soquetes e fios utilizados;
Analisar a questão da durabilidade, por meio do acabamento da cúpula de vidro do acessório;
Conferir os procedimentos utilizados na montagem do plafon;
Prestar muita atenção na compatibilidade da lâmpada a ser utilizada, de acordo com a indicação do fabricante;
Procurar sempre por produtos de empresas conceituadas no segmento de iluminação.

Wlater Fioretto Campagnare, gerente de marketing e consultor em projetos da Startec

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para
imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura