Cozinha

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/10/2009 17:25 Redação /Estado de Minas
Gladyston Rodrigues/AO Cubo Filmes - 16/02/2009
"Quero construir um fogão a lenha em meu sítio. Existe recomendação especial? Há algum tipo de fogão que gaste menos lenha? Como evitar excesso de fumaça?"

Leoni Julião Gomes - por e-mail

Aliar preservação ambiental e benefícios para a saúde, sem deixar de lado a cultura de cozinhar em fogão a lenha, foi o princípio para que técnicos do Sebrae do Ceará desenvolvessem o fogão ecoeficiente, criado para queimar menos lenha e livrar o ambiente doméstico da fumaça. Já foram instalados mais de 18 mil desses fogões em 20 municípios daquele estado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis (Ider).

O fogão é composto de uma estrutura metálica, massa e tijolos refratáveis. Na confecção do fogão há a colocação de uma chaminé para escoar a fumaça para fora da casa. Além disso, o compartimento que recebe a lenha fica todo fechado durante a queima da madeira. Esses fogões reduzem em 60% o consumo de lenha graças ao melhor aproveitamento do calor. O fogo sai direcionado para os locais onde ficam as panelas, trazendo economia.

Ákilas Girão, assessor técnico do Ider

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura