Hidráulica

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/10/2009 15:08 Redação /Estado de Minas
Arquivo/Clip Empreendimentos e Construção Ltda
"Existe algum sistema hidráulico que facilite os reparos ou que não precise quebrar paredes quando apresentar algum defeito ou vazamento?"

Alexandre Quirino Gonçalves - por e-mail

Há um kit industrializado em tubulação PEX em que todo o sistema hidráulico é flexível, reduz o tempo e quantidade de mão de obra necessária para essas instalações e ramais. É formado por um chicote hidráulico, tubulações pré-montadas e testadas na fábrica, com garantia do fabricante contra problema de vazamento e tubulação. Há também um chassi de esgoto cujo posicionamento o deixa aparente, oferecendo facilidades para futuras manutenções, sem quebrar paredes.

O chassi de chuveiro mantém os pontos de chuveiros e registros já predefinidos de fábrica, todo montado e testado pela empresa. O instalador chega e o encaixa na parede. Pode também mudar toda a estrutura, sem quebrar a parede.

A principal vantagem é a redução de tempo e de mão de obra, cuja escassez levou ao desenvolvimento dessa tecnologia, com o crescimento da demanda na construção civil. O produto chega dentro de uma caixa de meio metro quadrado, já identificada e especificada de acordo com o projeto definido entre as construtoras e o fabricante e direcionada aos apartamentos. Cada kit tem o número do apartamento, seguindo o projeto hidráulico de cada um.

O PEX é um polietileno reticulado, que suporta desde 140°C negativos constantes e picos de até 110°C durante 48 horas. A tubulação é flexível com conexões mecânicas, sem solda, lixa ou cola para a montagem. A flexibilidade da tubulação é que permite colocá-la em caixas de meio metro quadrado.

A maior preocupação é de redução de custos e atender esse setor. Esse sistema de industrialização vinha sendo estudado havia alguns anos. Há uma década era impossível a industrialização, uma vez que a mão de obra era muito barata. Hoje, com a escassez de serviço qualificado e consequente aumento de seu custo, tornou-se viável a colocação do produto no mercado.

É um atendimento personalizado que requer engenheiros especializados visitando a obra, montando um apartamento modelo, tirando a validação, uma vez que o responsável participa com os engenheiros nessa montagem do protótipo, que é enviado à fábrica. A fábrica monta os kits industrializados a partir desse protótipo, conforme o tempo necessário por parte da construtora.

Duas pessoas podem montar de um a dois andares em um dia, com toda a parte hidráulica em número total de oito apartamentos.

Bruno Ricardo Narciso, supervisor de Vendas e engenheiro mecatrônico da Astra Sistemas Hidráulicos

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para
imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura