Sanitários

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/11/2009 16:41
Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes
"Estou construindo uma casa de campo e não há rede de esgoto na região. Como posso construir sanitários sem comprometer o meio ambiente?"

Maria José Santos Pacheco - por e-mail

Os sanitários compostáveis secos do Ecocentro Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (Ipec), em Goiás, são a melhor e mais barata opção para lidar com dejetos humanos em locais onde não há disponibilidade de água ou tratamento sanitário do esgoto. Em zonas rurais ou em periferias urbanas, essa tecnologia dispensa o uso de descarga e de tubulações de água.

O sistema foi desenvolvido há mais de cinco anos e o sanitário compostável foi batizado de Húmus Sapiens. A tecnologia transforma, de forma inteligente e eficiente, dejetos humanos em adubo orgânico. Esses dejetos, quando jogados na natureza de forma incorreta, geram poluição, proliferação de doenças e gasto desnecessário de água potável.

São inúmeras as vantagens do sistema alternativo: não polui o solo, não usa água e não tem cheiro. O custo da construção do sanitário compostável é 40% menor do que o da construção convencional. O sistema também permite manter o ciclo natural do alimento.

O mecanismo é muito simples e conta com duas câmaras de compostagem. Os dejetos caem em uma câmara com capacidade de uso de seis meses. Ao enchê-la, a câmara é lacrada e substituída por outra. O sistema usa basicamente recursos naturais. O sol aquece uma placa metálica, chegando a 762°C, enquanto o ar escapa por uma chaminé, não deixando odor nos sanitários.

O segredo do Húmus Sapiens está na adição de serragem, que ajuda a eliminar os micro-organismos presentes nas fezes humanas, causadores de doenças. O composto é retirado da câmara e levado até canteiros de cultivo de minhocas, onde vira húmus, rico composto orgânico usado como adubo orgânico.

André Jaefe Soares e Lúcia Lega, do Instituto de - Permacultura e Ecovilas do Cerrado (Ipec), em Pirinópolis (GO)

- Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura