Natal

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 21/12/2009 10:35
"Estou preparando enfeites de Natal com conexões elétricas. Qual a maneira mais segura para evitar fatos desagradáveis como curtos ou queima de equipamentos?"

Maristela Fontana Santos - por e-mail

A chegada do Natal traz para casa luzes multicoloridas, presépios e árvores iluminados. No entanto, todas essas conexões e símbolos decorativos podem sobrecarregar os cabos de distribuição elétrica. Infelizmente, em muitos casos, os excessos podem causar incêndios em razão da chamada falha de arco, que ocorre quando uma corrente elétrica “salta” para uma rota não atribuída e, devido à alta temperatura do fluxo, pode inflamar materiais combustíveis em torno do arco.

Dicas para proteger sua casa ou escritório:

Evite a sobrecarga de circuitos elétricos em casa: não ligue diversas extensões em um único plug. Distribuir a carga adicional gerada pela utilização de luzes coloridas, enfeites luminosos, presépios e outros acessórios elétricos em diferentes pontos da casa diminui a possibilidade de uma faísca por sobrecarga ou superaquecimento dos cabos.

Antes de começar a instalar as luzes de Natal, procure um eletricista qualificado para abrir o quadro de força de sua casa e verificar todas as conexões e cabos. Uma fiação defeituosa ou solta, somada a uma sobrecarga adicional devido aos acessórios instalados nesta época, é causa comum de disparos por sobrecarga ou danos piores ainda, como o superaquecimento e até a queima da fiação elétrica da casa.

Garanta que todos os disjuntores em seu quadro de força estejam livres de bloqueio, ou seja, podem abrir e fechar manualmente de forma livre e sem dificuldade. Esse é um indício de que ao produzir uma sobrecarga, os disjuntores não vão ficar presos e podem realmente disparar em caso de falha. É muito importante trocar qualquer disjuntor preso ou bloqueado, danificado, ou excessivamente quente, por um novo que atenda aos padrões internacionais de segurança – no caso de painéis residenciais o padrão Nema (americano) ou IEC (internacional). Para esse tipo de troca é recomendável consultar um eletricista qualificado e sempre desligar a chave geral da eletricidade.

Assegurar que todas as extensões elétricas, luzes de Natal, enfeites, entre outros, atendam a todas as normas de segurança elétrica reconhecida internacionalmente como UL ou CE. O ideal é que todos esses acessórios tenham fusíveis de proteção para isolar uma falha local de instalação sem afetar o circuito completo da casa.

Tenha cuidado ao fazer a instalação de luzes de natal. Existem produtos destinados a ambientes externos – com a inscrição "outdoors use only” - e outros que são apenas para uso interno - "indoors use only". Ao utilizar luzes internas em ambientes externos, há riscos de curtos-circuitos, caso molhe com chuva ou neblina. Geralmente, essa informação está claramente detalhada nas caixas ou embalagens de produtos.

Uma falha elétrica pode ocorrer por diversas causa, que vão desde uma fiação danificada até um curto-circuito. Para isso, oferecemos aos consumidores o interruptor com circuito de falha. Graças à tecnologia, o MCB pode detectar e neutralizar uma falha elétrica em menos de um segundo. Isso resulta em segurança para a casa.

Rodrigo Elias, da GE Consumer & Industrial

- Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura