Jardinagem

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/01/2010 13:37 Redação /Estado de Minas
SXC.hu/Banco de Imagens
"Estou com problemas nos jardins de minha casa. Há muitos insetos e não sei mais como eliminá-los. Ouvi dizer que a poda feita da forma correta e no período certo pode ajudar a restringir pragas. Isso é verdade?"

Maria do Amparo Silveira - por e-mail

A presença de insetos não significa que eles devam ser eliminados. A maioria deles é até mesmo benéfica às plantas. A presença de grande variedade de espécies de insetos é indício de que o jardim está bem equilibrado.

Assim, os insetos devem ser controlados apenas quando está prejudicando a planta, ou quando representam risco - como aranhas e escorpiões. Quanto mais fortes e saudáveis estiverem as plantas, menos susceptíveis a pragas e doenças elas estarão. Dessa forma é importante que se adube corretamente, regue corretamente, e a mantenha no local mais adequado.

Leia mais sobre plantas:
Jardins para o verão
Proliferação dos jardins
Cuidados extras no verão
Biodiversidade
Cultivando o bem-estar
Plantas

Uma dica fácil para afastar insetos que possam danificar a planta é deixar um pouco de fumo de molho em água por algumas horas, coar a solução e aplicá-la sobre as plantas infestadas com um borrifador ou pulverizador.

Caso haja doenças nas plantas, verifique se ela tem sido cuidada da melhor forma para seu bom desenvolvimento. A maioria das doenças de plantas é causada por fungos, que são favorecidos por altas umidades e calor. Por esse motivo, evite regras excessivas ou falta de sol. Se as doenças persistam, há fortes indícios de que a planta não seja capaz de se adaptar ao seu jardim. Isso pode ocorrer por diversos motivos. Por isso, pense seriamente em substituir a espécie por alguma outra que se adapte melhor ao local.

As podas variam de acordo com a planta e são muito importantes, pois permitem a renovação de galhos e flores necessária ao bom desenvolvimento da planta. Para essa atividade, conta-se com um conjunto de tesouras de poda, desenvolvido com os mais diversos materiais e características para se adaptar à necessidade de cada usuário.

Há tesouras que têm corpo de alumínio forjado que combina leveza e resistência. Ela tem dois níveis de abertura para cortes rápidos e intensos ou corte de galhos de diâmetos maiores e adaptabilidade para mãos grandes e pequenas. Outras têm cabo ajustável para mãos grandes e pequenas, além da lâmina teflonada que proporciona melhor escoamento da seiva., evitando que a tesoura emperre com o passar do tempo.

Por fim, há a tesoura para poda de longo alcance, que tem um metro de comprimento, haste em alumínio para maior leveza e equilíbrio, cabo ajustável com espuma para maior conforto, além de lâmina com revestimento antiaderente e sistema de corte e retenção do galho para maior segurança.

Já para árvores e plantas com galhos e diâmetros maiores, há uma linha de arcos de serra e serrotes poda, feito em diversos materiais e diversos tamanhos. Os serrotes apresentam cabos com diferentes tipos de material e tamanhos de lâmina.

Plantas indesejáveis podem crescer espontaneamente no jardim, roubando os nutrientes e tampando a luz solar das plantas cultivadas, além de tornar o jardim um verdadeiro matagal quando não controladas.

A forma mais eficiente de controle nesses casos é o arranque manual das ervas daninhas. O uso de herbicidas deve ser evitado devido à proximidade com a residência, além do risco de contaminação de pessoas, animais e solo.

Giulliano Chincio, gerente de Marketing da Bellota, indústria de ferramentas manuais forjadas para construção civil, jardinagem e agricultura

- Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023