Gourmet

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/02/2010 15:36 Redação /Estado de Minas
Sidney Lopes/EM/D.A.Press
"Comprei recentemente um apartamento de padrão médio que tem um terraço gourmet. Qual a melhor maneira de decorá-lo, sem ficar muito cheio nem muito brega?"

Angélica Agnelli Monteiro - por e-mail

Os terraços gourmets começaram a conquistar o consumidor brasileiro no início dos anos 1990, quando várias construtoras passaram a incluir churrasqueiras em suas varandas, como forma de trazer para o apartamento um pouco do conforto e da versatilidade da vida numa casa. A ideia foi tão bem aceita que, em pouco tempo, o público passou a considerar esse espaço tão importante quanto a quantidade de suítes ou de vagas na garagem na hora de escolher seu novo apartamento.

Embora o conceito tenha ganhado impulso inicialmente em imóveis de alto padrão, hoje em dia o recurso já está disponível em apartamentos de médio padrão, atendendo à demanda da classe média e à crescente disposição das pessoas de terem dentro do condomínio todas as regalias de um clube, privilegiando a convivência entre amigos e familiares sem sair de casa. Há cerca de dois anos, as construtoras aumentaram ainda mais a funcionalidade dos terraços gourmets com a instalação de duas portas para acesso a estes espaços; uma na sala, como já acontecia, e outra na cozinha, que é onde os alimentos são preparados.

Do ponto de vista da decoração, o grande desafio é escolher móveis que integrem adequadamente os três ambientes - sala, terraço e cozinha. A decoração deve, portanto, dar continuidade aos espaços, sem necessariamente utilizar móveis iguais ou com o mesmo tipo de acabamento.

Os terraços ampliam a área social dos apartamentos para além da sala de visitas, criando um espaço para convivência com a família e amigos. A decoração desta área, portanto, deve privilegiar o conforto e a praticidade dos usuários, podendo incluir, principalmente, cadeiras e mesas. Para espaços mais apertados, mesas e cadeiras dobráveis podem ser uma solução perfeita para receber um grupo maior de amigos.

Nos imóveis de alto padrão, os terraços gourmets estão cada vez maiores. Com isso, estão com novos e sofisticados acessórios, como bancadas, pias, forno de pizza e até chopeira. Nesses locais mais amplos, o consumidor pode utilizar, além de mesas e cadeiras, itens como sofás, poltronas e até espreguiçadeiras. O importante é não exagerar na mobília, deixando um bom espaço para circulação das pessoas. Além disso, junto à churrasqueira deve ser reservada uma bancada para uso do churrasqueiro.

Marina Otte, designer de móveis da Butzke

- Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023