Verão

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/02/2010 20:20 Redação /Estado de Minas
Reprodução/Internet/cm-funchal.pt
"É tempo de verão e estamos sujeitos a ondas fortes de calor e muita chuva e ao surgimento de algumas pragas e insetos dentro de casa. O que faço para manter minha residência livre desses problemas no verão?"

Juscélia Moura - por e-mail

As casas precisam de uma ação constante de prevenção e controle de pragas urbanas como garantia de proteção da saúde de seus moradores. Para que as habitações sejam saudáveis, é necessário que saibamos que existem pragas urbanas que se instalam e proliferam no interior dos domicílios, enquanto outras se reproduzem no ambiente externo e invadem as casas em busca de alimentos.

No Brasil, a dengue é um dos principais problemas de saúde pública, principalmente nos meses de janeiro a maio, pelas condições climáticas favoráveis ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), milhões de pessoas se infectam anualmente (50 a 100 milhões), em mais de 100 países. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.

Leia mais:
Como evitar pragas urbanas
Jardinagem

Os cuidados básicos para que a dengue e outras pragas urbanas não tenham condições de infestar nossas habitações devem ser permanentes. São atitudes simples, que mudam o dia a dia. Esses cuidados vão desde adequação na guarda de alimento e da proteção de resíduos sólidos, principalmente orgânicos, até a coleta de lixo para o destino final e a escolha e uso adequado de inseticidas seguros e eficazes contra as pragas urbanas.

Confira algumas dicas:

- Evite acúmulo de água que permita proliferação de mosquitos

- Proteja alimentos em recipientes bem velados

- Mantenha resíduos, principalmente de alimentos, em lixeiras bem tampadas até a coleta pela limpeza urbana

- Limpe eletrodomésticos após processar os alimentos

- Evite consumir alimentos ao usar o computador, para impedir que resíduos atraiam formigas e baratas

- Preencha com areia pratos necessários sob vasos de plantas

- Recolha durante a noite alimentos colocados para animais, evitando atrair ratos, baratas e moscas

- Lave e guarde os utensílios depois das refeições, principalmente noturnas, e lavar e secar bancadas da cozinha

- Evite o acúmulo de materiais sem utilidade em jardins e quintais, mantendo a grama bem aparada e combatendo o crescimento de mato.

Jair Rosa, professor de saúde pública do curso de gestão ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

- Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura