Efeitos de luz

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/03/2010 11:41 Redação /Estado de Minas
Osram/Divulgação
"Qual a importância de um projeto de iluminação numa construção e quais os efeitos que ele pode trazer para a melhoria da vida dos moradores?"

Anderson Camilo da Fonseca - por e-mail

O relógio biológico da pessoas está diretamente ligado aos períodos de luz e escuridão. Nesse sentido, a alternância desses fatores tem papel importante em nosso comportamento físico e psicológico. É por isso que vale a pena lembrar que a luz tem outras funções além da criação de estímulos visuais.

Sendo assim, é imprescindível que em projetos de decoração os efeitos biológicos da luz também sejam levados em conta. Em escritórios, a iluminação deve combinar muito bem a quantidade dos tipos de luz, seja natural, seja artificial. Além de lâmpadas que deem conta de iluminar todo o ambiente, é preciso trabalhar com pontos de luz direcionados às mesas de trabalho. Nos primeiros momentos do projeto é preciso tomar cuidado com essas questões, já que um erro pode gerar efeitos não desejados, como falta de atenção e sonolência.

A luz artificial, especificamente, tem grande importância em relação à motivação e bem-estar. Os resultados dessa influência são cada vez mais reconhecidos, já que, nos últimos anos, a cronobiologia acumulou muitas descobertas sobre o relógio biológico e o seu significado para os humanos. Essa ciência é responsável por estudar os ritmos e os fenômenos físicos e bioquímicos periódicos que ocorrem nos seres vivos.

Leia mais:
Iluminação e adornos
Luz, sustentabilidade e inovação
Casa bem iluminada
Uma luz sobre os negócios
Iluminação
Saiba mais

Normalmente, as pessoas mantêm um ritmo semelhante à duração de um dia. Por essa razão, a marcação ganhou o nome de circadiano, originado no latim circa (cerca) e dies (dia). Se a luz está ausente de nossa rotina, o relógio biológico fica fora de sincronia, o que pode resultar em distúrbios do sono, fadiga crônica e, nos piores casos, até em depressão. Os hormônios também têm papel fundamental nesse equilíbrio. A melatonina, liberada durante a noite, e o cortisol, anticorpo biológico e indicador de atividade humana, são apenas dois exemplos deles.

Veja fotos de iluminação comercial
Veja mais fotos de iluminação

Uma boa forma de entender como a luz nas residências pode ser usada a favor do organismo humano é conhecer o funcionamento das salas de recuperação de hospitais. A utilização de anestesias faz com que nosso relógio biológico sofra alterações, cujos efeitos são conhecidos como jet lags. Segundo os médicos, os resultados desse fenômeno são responsáveis por distúrbios do sono que atrasam o processo de cicatrização. Por isso, em ambientes de recuperação, é fundamental que a iluminação receba atenção especial, já que ela é um dos fatores importantes no processo de cura.

Projetos especiais de iluminação também podem ser implantados com sucesso em escolas. Nesse caso, o objetivo maior é contribuir para a criação de um ambiente capaz de melhorar o desempenho dos alunos durante o processo de aprendizado. Entre os resultados dessa proposta estão uma nítida melhora na velocidade de leitura dos estudantes de diversas faixas etárias e a redução do número de agressões entre eles.

As descobertas científicas contribuem positivamente em diferentes formas com os profissionais ligados à iluminação. Mais saúde e bem-estar, motivação e qualidade do sono, além da estabilidade do ritmo biológico, são apenas alguns atributos que você pode agregar ao ambiente em um projeto bem planejado. Vale lembrar que para gerar todos esses benefícios é possível usar lâmpadas amigas do meio ambiente, que gastam menos energia e, assim, contribuir efetivamente com práticas ecologicamente responsáveis de decoração.

Ronald Leptich, engenheiro eletricista gerente de Produto da Osram


- Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura